Haki da Observação

Capítulo #976 - Por favor, permitam que me apresente

Por COMENTÁRIOS

E aí, estão se cuidando? Como estão nesse período de isolamento social? Sei que não é fácil, mas por favor, se puder, fiquem em casa, isso é muito importante!

Conversamos um pouco sobre isso no Pauta Secreta, escuta lá que com certeza vai curtir.

E vamos ao Haki da Observação!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Baruch, Dylan, Mr. Caio, Dojak e Eduardo
Diagramação: Baruch e Dylan

Créditos: The Library of Ohara


Vamos começar a análise de hoje com a capa da Jump: um lindo brinde entre o Roger, Luffy e o Oden. Enquanto o desenho não esconde algo em particular, é o texto do lado que é bem interessante, dizendo que “Além do tempo e espaço, a determinação herdada”. Embora seja apenas uma frase de editor, isso provavelmente é relevante no contexto da história. Como vocês devem se lembrar, a morte do Oden foi seguida do seguinte texto “A cortina se fecha para uma lenda, para ser herdada para os jogadores principais da próxima etapa”, esses “jogadores principais” sendo aqueles que participarão da Grande Guerra no final da história. A respeito disso, Luffy está herdando não só a vontade do Oden, o seu sonho de abrir os portões de Wano, mas os sonhos de Roger também. E esse é um desejo que transcende tempo e espaço, mesmo séculos inteiros…

A capa dessa semana vem de um pedido de capa, uma ocasião rara onde o Oden faz uma capa colorida disso, o que aconteceu em poucas ocasiões (como a dos Chapéus de palha pulando de pára-quedas com tatus). Mas isso não significa que a história do Bege está necessariamente terminada, já que é uma capa colorida independente das histórias de capa. Como feito no pedido, nós vemos os seis chapéus de palha fabricando sapatos com os Tontattas no reino deles.

Todos os Tontattas que nós vemos aqui são aqueles que têm nomes, tirando o branco na parte de baixo à direita, que embora tenha aparecido antes, não foi nomeado pelo Oda. Os seus nomes são Leo, Wicca, Chao, Flapper, Kabu, Bian, Bomba, Inhel, Mauji, Rampo, Mansherry e Gancho. Leo em particular pode ser visto usando os seus poderes para costurar um sapato.

Sobre os Chapéus de palha, Luffy está com uma camisa com uma mensagem: “Bons sapatos te levam para bons lugares” (Good shoes take you to good places), com uma fonte e um layout bem similares ao do poster de apresentações do Soul King. Ele está segurando um par de sapatos modelados com as formas do Thousand Sunny e do Going Merry, com o formato de suas carrancas na frente e os padrões dos navios nos lados, com as solas sendo azul representando o oceano.

Zoro por outro lado, está vestindo um avental com a inscrição “Bons sapatos” (good shoes), e não conseguiu fazer um sapato bonito, com o seu sapato parecendo uma verdadeira bagunça, enquanto ele se pergunta onde errou. Talvez ele não seja bom em cortar coisas pequenas e precise ser cuidadoso com os detalhes.

Nami, que está com um avental com a inscrição “I’m ab-” (frase imcompleta), está entregando uma sola completa para o Usopp, que a usará para fazer um par de sapatos robustos. Usopp está usando uma bandana da famosa marca Doskoi Panda (até mesmo com o icônico mascote de panda que sempre aparece com a marca) e um avental com o kanji para sapato (靴).

Não há muito a dizer sobre Sanji, mas Chopper está vestindo uma camisa com um macaco. Algo está escrito acima do macaco, mas infelizmente o seu braço está tapando tudo, então não conseguimos ver o que está escrito.

Apesar do Kin’emon disfarçar no último capítulo, os Bainhas Vermelhas imediatamente vêem através de sua mentira, o que confirma que foi apenas sorte caso alguém ainda duvide (a nota do editor até mesmo diz “um acaso total!”). Considerando isso, me pergunto se o Denjirou também percebeu que foi apenas sorte, mas disse tudo aquilo para manter os espíritos das tropas motivados.

Kin’emon diz que ele sente que toda a sua sorte foi gasta nessa ocasião e que está disposto a enfrentar a possibilidade de não sobreviver à batalha. Os outros Bainhas dizem que eles também compartilham o mesmo destino, com o Asura até mesmo indo ao ponto de dizer que quando a hora chegar, eles devem morrer juntos. Uma frase tão forte é quase uma bandeira de morte, então me pergunto o que exatamente o Oda está tentando construir com essa cena. Eles realmente morrerão no fim da guerra ou isso será outra coisa?

Entre os subalternos do Kaido nós vemos um lutador de luta livre com uma máscara.

Kanjuro pergunta se os subordinados do Kaido já entraram em contato com Onigashima, mas um deles diz que eles provavelmente estão ocupados com a festa e não perceberam por causa da desordem (isso também nos indica que o banquete já começou). Isso realmente não importa muito já que Kanjuro escapou neste capítulo, o que significa que ele vai reportar tudo ao Orochi, mas suponho que a diferença é que o tempo que ele vai levar para ser capaz avisar é o suficiente para que a todos cheguem à Onigashima.

Kawamatsu rapidamente embosca Kanjurou, mas ele é capaz de reagir rápido o suficiente para parar o ataque com seu pincel e até mesmo coloca o Momonosuke de lado, já que ele pretende levá-lo vivo. Kanjurou mostra sua verdadeira face, chamando Kawamatsu de “tritão” (gyoujin-yarou, o termo pode ter mais de um significado, mas neste caso, o intuito foi ofender).

Kanjurou faz um lindo grou-da-manchúria tomar vida. Isso confirma a teoria que se perdura há seis anos, desde Dressrosa, que Kanjuro usa sua mão não-dominante propositalmente (a mão esquerda) para desenhar mal enquanto usa a mão dominante (a mão direita) para desenhar devidamente. Kin’emon até mesmo comenta que seus antigos desenhos desmanchavam com água, assim como Kanjurou mencionou, em Zou, que todos os seus desenhos dissolvem em contato com o líquido e isso era a fraqueza da fruta. Entretanto, como vimos nos últimos capítulos e aqui, ele estava apenas blefando e dissolvendo-os quando queira, já que os desenhos não são afetados por água. Agora, eu assumo que eles não resistem debaixo d´água pela própria natureza das Akuma no Mi, mas pingos de chuva não parecem realmente afetá-los, da mesma forma que usuários da fruta não são enfraquecidos pela chuva, pois a quantidade de água é muito pequena.

Kanjurou diz que vai atrás de Hiyori também, o que enfurece Kawamatsu, pois depois de agir como seu guardião por tantos anos, ele se sente responsável por sua segurança.

Ele continua menosprezando os bainhas ao dizer que eles nunca serão capazes de derrotar as forças de Kaidou, mas o que é mais interessante é que ele diz também que eles nunca serão capazes de entrar na ilha. Isso parece não apenas uma zoação aleatória, mas um indício de algum obstáculo existente na entrada de Onigashima, talvez um portão ou algum método esquisito de entrada como a cachoeira que leva a Wano, então eu me pergunto o que realmente será isso.

Para impedí-los de atacá-lo, Kanjurou subitamente usa uma técnica muito estranha, usando a ponta de seu cabelo como um pincel, ele desenha nuvens negras. Isso me faz pensar sobre a extensão de seus poderes e se ele está apenas realmente limitado a apenas desenhar ou se ele é capaz de fazer coisas mais amplas. Talvez por isso que o nome de sua fruta tenha sido ocultada até mesmo nos Vivre Cards (que revelaram o nome de várias Akuma no Mi, como a de Fujitora), já que o real nome dessa fruta deve explicar mais sobre a real natureza dela. De qualquer forma, esse ataque se chama “Sumigumo” (墨雲), que significa simplesmente “nuvem de tinta”. Em seguida ele diz “caiam, ‘flechas de tinta’!” (sumi no ya), em um ataque que ele chamou de “Ukiyo Yuudachi Ezu” (浮世夕立ち絵図). Separando isso, temos “Ukiyo”, que se refere a ukiyo-e, um conhecido estilo de obra-de-arte japonesa, uma alusão às habilidades de desenho de Kanjurou, “Yuudachi”, que significa “chuva da tarde”, a alcunha de Kanjuro, que é um trocadilho com o fato de chuva da tarde se referir a uma tempestade ao entardecer (também se refere a como está o tempo na cena de sua traição) e “Ezu”, que simplesmente significa ilustração, usando o mesmo kanji de ukiyo-e. Colocando tudo junto, você pode traduzir isso para “Nuvem Negra: Ilustração Ukiyo do Chuva da Tarde”

Kanjurou humilha Momonosuke pelo seu medo de altura, o qual, como mencionamos antes, foi ocasionado pelo trauma de quase ser largado do topo do castelo pelo Kaido. No entanto, Momonosuke reconhece sua fraqueza e diz que, apesar de ser uma criança fraca e estar assustado, ele não quer ficar no caminho de ninguém, finalmente agindo como um verdadeiro líder.

Então, Luffy é brutalmente honesto em dizer “É isso aí, Momo!!! Pra um pirralho bobão e covarde… Você é mesmo só uma criança de coque samurai que só sabe falar!!!”. O que Luffy quer dizer é que ao invés de ser apenas uma criança covarde, lá no fundo, ele se tornou um homem crescido, só que pequeno dadas a sua estatura e a sua idade. Falar do coque é uma referência ao fato disso (chonmage, em japonês) ter passado a ser um símbolo de status por samurais e lordes, indicando a posição de Momonosuke como líder ao qual a função é especificamente falar por todos. Contudo, Luffy assegura que ele não tem que se fazer de bravo pelo bem de todos, pois eles vão salvá-lo definitivamente.

Shinobu foi para o navio graças a Kawamatsu. Ela se prostra em desculpas por ter sido surpreendida pelo verdadeiro Kanjurou, mas Kin’emon pede que ela não se preocupe com isso. Isso confirma que Shinobu realmente irá para Onigashima com todo mundo agora que todos estão finalmente reunidos.

Contudo, eles começam a ser atacados por um dos navios que tem um canhão de longa distância. Oomasa diz que eles precisam tentar ficar em segurança e logo em seguida um barco é destruído. Mas foi o barco dele ou outro barco? Ele está realmente morto ou…? Eu não pude deixar de colocar essa questão já que ele é basicamente um personagem secundário.

Mas, de repente… uma “Lança de Ondas” (Yarinami, 槍波) sai do mar, abrindo um buraco no navio. Lembre-se que esses navios são colossais, com pelo menos uns 200 metros de largura, aparentemente. Então, essa Lança de Ondas deve ser tão colossal quanto o navio!

Uma figura surge em meio aos destroços pronunciando algumas palavras: “dochira-as mo ohikee nasutte (どちらもお控えなすって)”. O primeiro trecho significa “para quem [possa estar ouvindo]” ou, de forma mais simples, “para todos vocês”, de modo que ele se dirige para frota que está à sua frente. Você poderia entender isso como se fosse um momento em que a quarta parede é quebrada, como também poderia ser a intenção de iniciar a apresentação de um personagem para a audiência ou, nesse caso, os leitores. O segundo trecho, “ohikee nasutte”, inclusive está no título do capítulo e, mesmo tendo diversas maneiras de traduzir, é basicamente uma saudação cultural da yakuza usada para a pessoa se apresentar e, na maioria dos casos, consiste em estender a palma de sua mão direita para frente. A razão por trás disso é demostrar que não está segurando nenhuma arma em sua mão e que não há intenção de começar uma luta.

Outro motivo é de que ele sempre teve referências à yakuza de um modo geral, até mesmo sendo chamado de “oyabun” (chefe), termo bastante conhecido dessa organização. Um exemplo disso é como ele abandonou formalmente o bando da Big Mom ao trocar copos de saquê com o Luffy, um ritual familiar conhecido da yakuza (que é o mesmo conceito por trás da irmandade entre Luffy, Ace e Sabo ou da formação da Grande Frota). Ele se dirige para a tripulação como “O-anii-san” e “O-anee-san”, que significa grandes irmãos e irmãs (“O” e “-san” são tratamentos honrosos de forma a enfatizar a gentileza e seriedade do assunto), assim como o próprio Luffy é chamado de “Mugiwara no oyabun-san” ou “Chefe dos Chapéu de Palha”. Todo o seu discurso durante essa seção é educado e notável, mas no fim ele quebra o seu tom e fala de maneira mais casual com Luffy. Na verdade, alguns Chapéus de Palha até o chamam de “oyabun”.

Enquanto estamos nesse tópico, apesar da cena apresentar alguns Mugiwaras (inclusive Zeus), a Carrot também aparece… poderia ser?! Pois bem, isso é mais provável porque ela pôde conhecê-lo muito bem em Whole Cake e estava lá quando ele se juntou a tripulação no capítulo 863. Não que isso não possa estar indicando algo totalmente diferente…

Ele diz que irá dividir um copo de saquê com o Luffy para provar sua aliança com o bando, essencialmente dizendo ao leitor que “sim, ele é parte do bando”. Porque sim… o Jinbe retornou! Depois de sumir do mangá por alguns anos, ele finalmente voltou ao bando. Embora tenha oficialmente se juntado ao bando na Festa do Chá, quando deixou os Piratas Big Mom, ele desapareceu momentaneamente no fim do arco, mas agora finalmente está de volta com o bando, podendo atuar 100% como membro dos Chapéus de Palha. Dito isso, como as informações sobre o Jinbe são bem esparsas no geral, com muitos rumores falsos surgindo aqui e ali, eu gostaria de esclarecer alguns mal-entendidos e trazer alguns fatos legais sobre nosso querido nakama-tubarão.

(Ele também está vestindo uma roupa similar a que usou durante Marineford)

  • Seu nome canônico em inglês é “Jinbe”, já que é assim que o Oda escreveu no mangá e também nos Databooks/Vivre cards, sem qualquer sombra de dúvidas. “Jimbei” é como a Viz resolveu traduzir, mas é um caso similar ao de “Zolo”, sendo um nome que surgiu quando não havia uma romanização oficial, então eles tiveram que manter essa forma de escrita mesmo com material oficial por conta de consistência. Jimbei não é seu nome canônico e tecnicamente está errado, mas não se sinta mal de usar caso prefira desse jeito, manda bala no que gostar mais! Como um lembrete, porém, na hora de pronunciar, o “i” final é quase mudo (sendo esse o motivo do Oda omiti-lo quando escreve o nome em inglês), então a pronúncia ainda é “Jinbe”.
  • A etimologia de seu nome não poderia ser mais óbvia: Sua espécie como um tritão é de um tubarão baleia, que em japonês seria Jinbe-zame (nomeado em homenagem a um tradicional estilo de roupas japonesas, “Jinbe”, que possui padrões semelhantes àqueles de um tubarão-baleia). É fácil assim!
  • Jinbe é o 10º membro dos Chapéu de Palha (sendo o 9º a se juntar). Isso é dito no Databook Vivre Card, sendo associado ao número 10.
  • A posição do Jinbe no bando é a de Timoneiro. Novamente, isso é informação que tivemos pelo Databook, mas já era algo meio evidente dado seu papel na Ilha dos Tritões. Mesmo durante a Guerra dos Melhores, o Jinbe se mostrou bem habilidoso na hora de manobrar um navio.
  • A recompensa do Jinbe foi dita como sendo maior que 400 milhões, mas o valor exato não foi especificado. No Vivre Card, porém, foi finalmente revelado que seria 438 milhões, sendo então o Chapéu de Palha com a segunda maior recompensa. De fato, em algum momento sua recompensa foi até maior que a do Luffy, mas então o Luffy o superou e acabou se distanciando depois do seu mais recente aumento. O Sanji ficou em terceiro lugar, com o Zoro em quarto.
  • Jinbe tem 3.01 metros de altura, sendo o Chapéu de Palha mais alto. Ele também tem 46 anos de idade, sendo o segundo mais velho, perdendo para o Brook. Seu aniversário foi só alguns dias atrás (2 de Abril).
  • “Algo vai mudar na aparência do Jinbe quando ele retornar em Wano”: esse é um rumor falso que surgiu depois de um equívoco em tradução que ocorreu no passado. Apesar de falso, esse rumor se espalhou, com muitos acreditando que teria uma mudança drástica de visual (talvez até perdendo um membro), já que poucos sabiam que a tradução tinha sido equivocada. Na realidade, a frase original dizia algo como “ainda temos que ver a reaparição do Jinbe quando ele retornar em Wano”.
  • Jinbe se juntou ao bando quando saiu do Bando da Big Mom no capítulo 863. Ou seja, é o maior tempo desde que o Luffy convidou um nakama a se juntar ao bando e a ele de fato se unir ao bando (sendo entre o capítulo 648 e o 863, um total de 215 capítulos, quase 5 anos e meio de serialização).
  • O Jinbe também manteve por muito tempo o recorde de o personagem que mais tempo permaneceu um mistério desde sua primeira menção. Ele foi mencionado lá atrás, no East blue, Capítulo 69 (por ter “libertado o Arlong”), e só apareceu no capítulo 528, incríveis 459 capítulos depois. Uma década de serialização, mais de 2 vezes o tempo que levou para ele se juntar ao bando! Porém, esse recorde foi recentemente quebrado pelo Dr. Vegapunk, que embora tenha sido mencionado no capítulo 433, há 543 capítulos, ainda não teve sua grande revelação!
  • De fato, o Jinbe originalmente seria um vilão! Sim, o Oda designou ele originalmente como um Shichibukai, um antagonista, alguém que liberou o Arlong no East Blue, mas então ele mudou de ideia e acabou tornando ele um personagem bom. Isso é algo similar ao que aconteceu com outra Chapéu de Palha, a Vivi, que começou como uma vilã genérica da Baroque Works, existindo só pra ser derrotada em Whiskey Peak, mas o Oda acabou decidindo por transformá-la na princesa do reino de Alabasta, com uma história muito mais rica e, portanto, sendo uma personagem boazinha. Falando do começo de One Piece, o Arlong Park foi planejado como sendo o primeiro arco da série, com a Nami se juntando ao bando (sendo que no fim mudou para o Zoro entrando primeiro, com Orange Town surgindo pra Nami), então me pergunto se o Jinbe não poderia ter sido mencionado ainda mais cedo, quase nos primeiros capítulos do mangá!

Mas sim, que jornada que vimos! De ser mencionado na primeira saga da série, para finalmente aparecer na Guerra dos Melhores, pra reaparecer na Ilha dos Tritões, sendo convidado para o bando, a finalmente aparecer novamente e se juntar ao bando em Whole Cake, pra então sumir e reaparecer agora! Embora tenha levado 3 anos para ele se juntar ao bando, é bom demais ver ele junto de todo mundo agora!

(Isso significa que o Jinbe finalmente vai aparecer nas capas coloridas, né? …né?)

Porque de fato, esse capítulo marca uma ocasião muito importante, com todos os Chapéus de Palha juntos no mesmo lugar! Sim, desde o capítulo 701, em Dressrosa, por 7 anos e 275 capítulos, nunca tivemos todos os Chapéus de Palha juntos na mesma cena! Mas agora, com o mais novo recruta Jinbe, eles finalmente estão juntos de novo! Ainda precisamos daquele painel mostrando todos eles perto, algo que não vemos desde o capítulo 701, mas com certeza teremos um desses logo, logo. Por enquanto, pelo menos, o bando inteiro está finalmente reunido novamente!


Capa colorida é sempre bem vinda, mas eu esperava ver o Jinbão aí de uma vez por todas! Não custava nada, né, Odacchi!

Kanjurou mostrando suas asinhas e caramba, quero muito ver a versão do Ryuuonosuke desenhado com a mão direita. Que cabra safado >.>

Essa semana lançamos um Pauta Secreta lindo demais da conta, onde discutimos tudo que é possível imaginar sobre esse capítulo e olha… vale a pena ouvir =3
Melhor do que qualquer texto que eu possa escrever por aqui!

Sobre nosso Timoteiro, aqui vai a enquete =3

HDO 976: Sobre a chegada do Jinbe...

Ver Resultado


Gostaria de ajudar na tradução do HDO? Manda e-mail pra [email protected]!

POR FAVOR, discutam sobre as ideias e RESPEITEM as opiniões dos outros. Isso é muito importante.
VOTEM NA ENQUETE!

Como sempre, qualquer erro, por favor, informem por e-mail em [email protected] ou pelo fale conosco (é mais fácil de filtrar)! A ideia é que fique tudo o mais correto possível!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)