Haki da Observação

Capítulo #957 - Ultimate

Por COMENTÁRIOS

Hey!
Chegamos ao super ultra capítulo de One Piece, explodimos de emoção e teorizamos sobre tudo… literalmente TUDO!

Esse capítulo chegou para abalar o mundo dos fãs de One Piece e como esperado, o Artur fez um Chapter Secrets de acordo. Foram 25 páginas o.o

Acredito que esse seja o maior HdO já lançado (Caio me corrija se ele já traduziu algo assim antes por aqui) e caramba, usei todos os reforços da OpEx!

Deixo aqui de antemão um agradecimento ao Artur pelo texto escrito e trabalho de pesquisa. Vão lá no Twitter agradecer esse cara, viss? Ta tudo lindo aqui =3

AHHHHHHHHHHH… Da uma moralzinha pra gente lá no Pauta Secreta! Gravamos um podcast com mais de 1h sobre esse capítulo, tudo editadinho e bonitinho!

Sem mais delongas, pegue sua pipoca e vamos começar!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: BaruchDylan, Mr. Caio, Brazillian Cara e Mr. 27
Diagramação: Baruch, Mr. Caio e Dylan

Créditos: The Library of Ohara


Essa capa destaca o trio com Luffy, Nami e Chopper participando de um talk show de perguntas e respostas. Essa referência está aí para promover o primeiro concurso do Rei dos Conhecimentos de One Piece, um evento aonde se tem que responder uma série de perguntas difíceis de One Piece para então encontrarem o fã com o maior conhecimento da obra. Eu gostaria de participar, mas as questões são inteiramente em japonês, o que torna difícil responder de forma rápida, então quem sabe num evento futuro eu tente! Enfim, Luffy está vestindo uma enorme cartola vermelha com um ponto de interrogação que usa uma caveira como o pontinho inferior, similar a como o Oda faz em histórias de capa. De forma idêntica, o Chopper também está com um ponto de interrogação no seu chapéu, em vez da tradicional cruz. A Robin, por outro lado, está atuando como a apresentadora, o que faz muito sentido levando em consideração seu extenso conhecimento dentro da série.

O Oda também nos presenteia com essa incrível color spread. Embora não haja lá muitos detalhes nessa capa, ainda temos alguns para pontuar, então vamos lá:

A color spread foca nesse barco, puxado por um ganso (parece que o Oda está fazendo uma referência ao atual jogo favorito de todo mundo, né), embora pareça que o ganso não está fazendo muita coisa, sendo que na realidade há um motor atrás que está empurrando o barco. O ganso usa um gorro com a palavra “Neko” escrito nela, que significa “gato”, como mostrado no pequeno ícone do lado da palavra.

A Nami está oferecendo um pedaço de doce para as tartarugas na lateral. O Chopper parece estar comendo algo, provavelmente outro pedaço de doce.

Franky está segurando tanto o Brook quanto a Robin em seus braços. Ele está fazendo isso para que possam aproveitar o vento sem correrem o risco de caírem na água, o que seria bem problemático já que ambos são usuários de Akuma no Mi.

A cena corta para o McDonal-… Digo, para a Nova Marineford, aonde a Marinha está se reunindo. Me pergunto qual o dia e a hora em que tudo isso está acontecendo, levando em consideração o capítulo anterior. A mensagem do editor diz “Enquanto o dia da invasão se aproxima…”, então será que isso está acontecendo entre o período do último capítulo (durante o Reverie até o final do Reverie), passando por toda a semana seguinte, já que estamos chegando perto do dia da invasão?

Porém, olha aí! Seria isso… uma cidade? Sim, podemos ver parte de uma cidade em ambos os lados, que provavelmente opera como a cidade de Marineford operava, servindo de moradia para a família dos marinheiros e trabalhadores que servem aqui.

O Den Den Mushi do Sakazuki mostra um padrão em sua costa idêntico ao que vimos no boné do Sakazuki, tendo até a palavra “marine” nele.

O Issho fala do “S.S.G.”, mas vamos focar nisso mais tarde. Por enquanto só quero dizer que ele está de fato machucado. Será que ele de fato lutou com os revolucionários ao ponto de se machucar? Então porque não parece haver qualquer sinal de batalha em Mary Geoise? Será que ele entrou em algum acordo com o Sabo, em relação à SWORD, ou algo mais aconteceu?

Vemos os homens do Fujitora lidando com um Rei dos Mares, tentando se livrar dele embora estejam meio em pânico. O curioso aqui é, para onde estaria indo o navio do Isshou? O que vem na cabeça primeiro é que o navio estaria no Calm Belt, indo atrás da Hancock, mas a falta de remos parece indicar o contrário. Se ele foi enviado para lidar com um dos ex-Shichibukai, então quem seria? Ou será que ele está indo resolver outra coisa?

A vela do navio do Fujitora mostra o kanji “一生”. Isso representa a vida inteira de alguém, como seu tempo de vida, e é lido como “Isshou”. Será que há um significado por trás de seu nome? No mangá, o nome dele só é escrito em Katakana, então seria isso apenas um trocadilho ou teremos mesmo um significado por trás de seu nome?

Nós cortamos para dentro do prédio, em uma sala de reuniões aonde o Brannew está explicando os detalhes da aliança. No centro temos uma tela exibindo um quadro negro contendo os vários relatórios, com um Den Den Mushi visual (com “Marine” escrito nele, e com as gaivotas) apontando para ela, e uma tela dobrável acima que poderia ser usada. Ao seu lado temos o Sengoku e sua confiável cabra, o acompanhando mais uma vez.

Aliás, caso não se lembre dele, o Brannew é um Comodoro da Marinha, embora seu papel mais importante seja o de organizar as reuniões da Marinha, além de ser o homem responsável por indicar as recompensas para todos os piratas que tiverem dados coletados, sem dúvidas um papel de valor dentro da Marinha. Já vimos ele várias vezes, desde a saga do East Blue.

E falando de Big Mom e Kaido, o Sengoku finalmente fala de…

OS ROCKS

OS PIRATAS QUE REINAVAM SOBRE OS MARES

Finalmente somos informados sobre os Rocks em detalhes! Estávamos nos questionando se seria um bando pirata ou um indivíduo, mas parece que é o dois! Rocks era o capitão dos Piratas Rocks, um bando lendário que se formou na Ilha Colmeia (ou Hachinosu, em japonês), o mesmo lugar aonde o Barba Negra tem o seu atual quartel-general (será que ele fez isso de propósito? Ele conhece os Rocks?). De acordo com o Sengoku, esse bando era tão violento que viviam brigando entre si e matando uns aos outros, com apenas o mais forte sobrevivendo da briga. Sabendo disso, faz todo sentido vermos o Kaido e a Big Mom lutando daquele jeito, alguns capítulos atrás, e logo posando de amigos novamente, já que era assim que eles faziam no passado (dá pra imaginar isso?!). O nome “Rocks” era conhecido e temido em todo o mundo, até que o Governo Mundial derrotou eles e fez de tudo para esconder sua existência, em uma tentativa de apaga-los da história (de acordo com o Sengoku, os membros falavam tão mal uns dos outros que isso acabou escondendo a real força de alguns dos membros).

Antes de falarmos dos membros, eu gostaria de rapidamente falar do navio: Não aparece muito dele, mas pelo que dá pra ver parece se tratar de um tradicional galeão pirata, com uma proa bem ornamentada. A carranca é um esqueleto, uma temática também repetida no símbolo em suas velas, já que o “O” de “ROCKS” está substituído por uma caveira em chamas, sendo uma clara alusão ao terror e a matança que os Piratas Rocks causavam por onde passavam. O povo que aparece na parte de baixo da imagem está em completo terror, com civis, mulheres, crianças e até soldados em pânico, todos fugindo ao verem os Rocks.

Dito isso, vamos falar um pouco de cada um dos indivíduos que formavam os lendários Piratas Rocks!

A lenda. O homem que uniu os piratas em Colmeia e formou o bando dos Piratas Rocks. Embora muitos dos membros não estivessem no nível que estão hoje, ele ter conseguido unir tantos nomes grande sobre si mostra que se tratava de alguém de imenso poder, talvez até maior que o dos Yonkou atuais. Sengoku diz até que ele provavelmente seria o mais forte inimigo do Roger, o que dá uma ótima perspectiva do quão monstruoso ele era. No Stampede (pequenos spoiler a frente), temos um rápido flashback mostrando que o Roger facilmente derrotou o Bullet como se não fosse nada, embora o Bullet tenha a força próxima a de um Yonkou atual. Para um homem como o Rocks ter o nível parecido com o do Roger, eu só posso imaginar que seja alguém muito, muito forte.

Algo que bota seu poder em perspectiva é a própria ambição do Rocks. Enquanto o Roger se tornou “apenas” o Rei dos Piratas, o Rocks queria se tornar o “Rei do Mundo” (“世界の王”, sekai no ou). Embora faça sentido, o título de “Rei dos Piratas” provavelmente não existia na época, sendo provavelmente algo que o Roger conseguiu ao dar a volta ao mundo, ainda assim podemos ver quão grande era a ambição do Rocks. Com os Tenryuubito reinando sobre o mundo (e, de certa forma, o Im-sama sendo literalmente quem possui essa posição de Rei do Mundo), a ambição do Rocks era uma enorme ameaça a tudo isso, sendo provavelmente esse o motivo de terem se esforçado tanto para acabar com o monstruoso bando que ele formou. O Sengoku até comenta que a ambição do Rocks mexia com vários assuntos que são um tabu no mundo. Isso provavelmente envolve “A Determinação dos D.”, mas quais desses tabus ele de fato conheceria? Talvez os Poneglyphs? O Século Perdido? O quanto a sua influência o fez conhecer dos segredos do mundo?

Infelizmente não sabemos muito dele, já que nem sua recompensa ou mesmo sua aparência foi revelada, com pouca sendo mostrada, como seu cabelo espetado (sou apenas eu, ou ele lembra um pouco nosso querido gangster Gastino?) e suas roupas tradicionais de pirata. Também podemos ver que ele não era tão alto quanto o Barba Branca, o Kaido ou a Big Mom (com a altura deles sendo provavelmente diferente naquela época, já que aqui eles parecem ter a mesma altura embora a Big Mom hoje seja alguns metros mais alta que o Barba Branca). Ainda assim, acho que ele teria entre 3 e 4 metros, sendo assim maior que o Roger e o Garp.

Seu nome é bem interessante, porque ele não só é um D., o que significa que ele de alguma maneira influenciou fortemente a história com suas ações (provavelmente tendo ligações com a Determinação dos D. ou com o Grande Reino), mas também tendo seu nome real (“Rocks” é apenas o nome de família), como “Xebec” (pronunciado como “Jibecc”, de acordo com o furigana original). Isso é, na verdade, uma referência a uma pequena informação que nós já possuíamos: foi revelado nos Vivre Cards que o navio do Barba Negra tem o nome de “Sabre de Xebec”. Ninguém falou muito disso lá atrás, mas do nada isso faz muito mais sentido! Com o Barba Negra tendo sua base em Colmeia, faz sentido que seu navio tenha ligação com o nome do Rocks. Mas seria essa apenas uma homenagem? Ou será que é o mesmo navio do Rocks (que nós vimos no capítulo, como mencionei anteriormente)? Afinal, Xebec é o nome de um tipo de navio que era usado para comércio, então já há uma relação com o mar. “Sabre de Xebec” é uma referência direta à arma do Xebec, então pode ser que esteja falando sobre como o navio do Rocks perfurava os mares (ou algo do gênero), ou talvez esteja falando do próprio do sabre real do Rocks, que aparece usando um sabre nesse capítulo (conhecendo o calibre do Rocks, seria seu sabre uma das lendárias Saijo O-Wazamono?).

De acordo com o Sengoku, o Xebec não está mais entre nós. Mas o que isso significa? Será que ele foi morto? Ou será que ele desapareceu e perdeu relevância, igual ao Shiki? O que houve com o Rocks depois do incidente? Ele conheceu o seu fim pelas mãos do Roger ou tivemos algo mais nessa história?

EDWARD NEWGATE

Aquele que mais pra frente seria conhecido como “O Homem Mais Forte do Mundo”, sua força era dita como equiparável apenas com a do Roger, e agora sabemos que também era um membro dos Rocks! Isso não é lá muito chocante, já que no Capítulo 909 tivemos uma enorme dica, dada pelo Marco, dizendo que ele fazia parte de um certo bando há mais de 40 anos. Como isso aconteceu mais ou menos no mesmo período em que os Rocks foram citados, logo muitos de nós assumimos que era desse bando que o Marco se referia. É estranho imaginar o Barba Branca em um bando tão violento, dado seu sonho de ter uma família e de ter muitos territórios protegidos sob ele. Dito isso, porém, ele ainda era um pirata em seu coração, sendo inclusive considerado uma grande ameaça pelo Governo Mundial. Além disso, nós vimos ele saqueando algumas vezes enquanto jovem, para poder sustentar sua terra-natal, sendo esse até o provável motivo pelo qual ele se uniu aos Rocks: A busca por riquezas. De fato, de acordo com a linha do tempo em seu Vivre Card, foi no seu tempo dentro dos Rocks que ele obteve seu apelido de “Barba Branca” (o que faz sentido, já que vemos ele aqui com seu icônico bigode, que não estava presente durante pelo menos alguns dos seus anos como jovem pirata). Algum tempo depois, ele conseguiu formar seu próprio bando.

Embora ele apareça aqui com algum tipo de bisentō, não parece ser o Murakumogiri que vimos ele usando enquanto Yonkou (que é uma das 12 grandes lâminas do mundo, as Saijo O-Wazamono). Uma dúvida ainda maior aqui seria se ele já tinha a Gura Gura no Mi naquela época ou se apenas lutava usando sua força bruta. Eu também tenho duvidas se ele permaneceu fiel ao Rocks até o fim ou se de alguma forma ajudou o Roger e o Garp, o que ajudaria a explicar o desfecho.

Charlotte Linlin

Aquela que viria a se tornar a mulher mais forte do mundo, a Yonkou Big Mom, também fazia parte do bando dos Rocks ao lado de Kaido, como Garp apontou no capítulo 907 (há 50 capítulos, maldito Oda!). Na sua juventude ela viajou pelo mundo pilhando como uma pirata, o seu império em Totto Land só foi estabelecido muitos anos depois. Com o seu amor por pilhagem aumentando a riqueza do seu território e provando sua força, não é estranho ela ter se juntado a um grupo tão violento. Foi mostrado no vivre card de seus filhos, com muitos deles sendo listados como nascidos fora do seu reino. Por exemplo, Katakuri e seus irmãos gêmeos nasceram há 48 anos, Cracker há 45 anos e Mont’Dor há 38, exatamente na época do incidente de God Valley. Similarmente, Perospero (50 anos) e Brulée (43 anos) nasceram em alguns “portos aleatórios”, o que mostra como a Big Mom viajou pelo mundo naquela época (Provavelmente mais de seus filhos nasceram em outros lugares).

Contudo, Smoothie nasceu há 35 anos em Totto Land, 3 anos após o incidente de God Valley, significando que Big Mom já tinha se estabelecido em seu reino com seu próprio bando. Também é possível que alguns de seus filhos (como Katakuri, que tinha 10 anos naquela época, que curiosamente é creditado no mesmo ano da linha do tempo de seu vivre card ao que Brulée ganhou sua cicatriz, embora provavelmente seja apenas uma coincidência) também estavam presentes durante aquele incidente, ao menos como espectadores. Não estou dizendo que Big Mom e Kaido necessariamente fizeram aquilo ( ͡° ͜ʖ ͡°), mas também não estou dizendo que não o fizeram. E talvez Rocks também. Talvez possa ter sido assim que o Caesar nasceu.

Kaido

Outro dos atuais Yonkou e de uma força inacreditável, parecendo ser de igual para igual com Big Mom, ou de mesmo nível força. Ele é um homem que ama a violência desde a juventude, então ele era naturalmente apto para o bando dos Rocks. Apesar disso, seu passado ainda é misterioso, ainda precisamos saber sua verdadeira origem. Mesmo assim, ele lutou no bando já com o seu Kanabo mortal, embora não esteja claro se é o mesmo que ele usa até hoje.

Foi nesse tempo que ele conheceu a Big Mom. Provavelmente foi nessa época que ele criou sua dívida com ela, embora não esteja claro que tipo de dívida é essa. Os dois certamente voltaram atrás, quando se encontraram em Onigashima, ambos lutaram e depois se reuniram como velhos amigos, provavelmente lembraram do tempo juntos tentando matar um ao outro como antigamente.

Acho interessante que Kaido era considerado apenas um aprendiz nos piratas Rocks. Talvez seja por isso que ele conquistou Wano e possivelmente aumentou seu poder apenas 20 anos atrás, já que ele deve ser um pouco mais novo que os outros. Se um aprendiz como Shanks já era um pensamento assustador, imagine alguém como Kaido.

Shiki

Até mesmo o Shiki foi confirmado como um membro dos Rocks! Após anos sendo um personagem conhecido apenas como “apenas aquele carinha do filme lá”, ele finalmente voltou! Depois de tudo, Shiki é um personagem canônico! A última vez que ele foi mencionado no cânone do mangá (além do capítulo 0) foi no capítulo 530, incríveis 10 anos e meio atrás! Mas também fazem 10 anos que o Oda indicou Shiki como parte do bando dos Rocks. SIM! Você pode acreditar? No capítulo 0, há uma cena em que Shiki conversa com Barba Branca. Ele diz que Barba Branca não mudou, sendo o mesmo cara de antes, o que indicava uma história entre ambos. Agora finalmente nós sabemos o que era! Sendo um pirata famoso da era de Roger, não é surpresa que ele tenha começado sua carreira em um bando como os Rocks.

De toda forma, Shiki aparece no quadro dos piratas Rocks, sendo brevemente visto na esquerda.

Shakuyaku

Se lembram dela? Shakuyaku, ou Shakky, era fortemente indicada para os piratas Rocks, um fato que o Oda aparentemente confirmou em um SBS. Shakky era uma grande pirata antes, seu vivre card mostra que embora ela não mostre, ela é incrivelmente forte. Ela mencionou que já foi caçada por Garp antes, mas foi declarado que ela se aposentou há 42 anos, significando que provavelmente ela não participou do incidente de God Valley. Mesmo se ela não estava lá, devido a como Rox era um rival de Roger (o que parece indicar que Roger já era um homem perigoso naquela época, com os seus dias de novato sendo há 50 anos de acordo com Brook), então será que foi naquela época que ela conheceu Rayleigh? De acordo com o Oda, Rayleigh e Shakky são casados, então talvez eles se apaixonaram enquanto lutaram um contra o outro naquela época. Certamente soa como uma história fascinante para ouvirmos!

Bakkin

E não vamos nos esquecer dela, a mãe de Weevil, Bakkin, também era parte do bando! Marco disse que Bakkin e Barba Branca eram do mesmo bando há 40 anos, que sem sombra de dúvidas era o bando dos Rocks. Devido a como Bakkin ficou na frente de muitos marinheiros sem mostrar medo, provavelmente ela deve ser muito forte. Não seria surpresa vindo de uma ex integrante dos Rocks.

De toda forma, Weevil tem 35 anos, se ele é realmente filho dos dois, então eles devem o ter concebido depois do incidente, 3 anos para ser preciso. Mas isso SE o Barba Branca realmente for o pai dele, já que isso foi depois de eles estarem no mesmo bando, e também não temos certeza se ela é realmente sua verdadeira mãe. Contudo, estou curioso para ver como ela se parecia naquela época. Imagino que ela era maior do que é agora (agora ela tem 68 centímetros), e também que ela era um pouco mais atraente também (Oda mostrou um antigo design em seu vivre card onde ela deveria ser jovem e bonita, então talvez ele use esse desenho como base para o design original).

Capitão John

Sim, lembra dele? Até ele fez parte dos Rocks! Para aqueles que não se lembram do Capitão John, ele foi um lendário pirata no mundo de One Piece e escondia um tesouro lendário. Esse é o tesouro que Buggy procura desde o capítulo 233. Oda falou mais disso no volume 49 do SBS, alegando que a tripulação de John (provavelmente a que ele criou depois dos Rocks) fez um motim, esfaqueando-o até a morte com várias espadas, devido a John manter o tesouro só pra ele. Tudo que restou foi uma certa braçadeira que Luffy estava usando durante o arco de Impel Down depois de tira-la do tesouro roubado pela Nami e só fez isso pela braçadeira parecer legal. Isso aconteceu porque, na verdade, Moriah colocou as mãos no cadáver do capitão John, usando-o como um dos seus generais zumbi. Ele apareceu brevemente no arco de Thriller Bark (apesar de não ter tido muito tempo de tela). Luffy deu a braçadeira para o Buggy e então, depois que Buggy passou um tempo contemplando a braçadeira no final da guerra, não sabemos qual foi seu progresso com o tesouro de John. Me pergunto se o tal tesouro está de alguma forma relacionado aos Rock e se está relacionado com a história de alguma maneira?

Silver Axe

O Apelido de um dos membros dos Piratas Rocks, conhecido pelo apelido de “Sliver Axe” (“銀斧”, Ginfu). Infelizmente tudo que conseguimos de Sengoku foi o apelido, mas ele não bate com nenhum personagem que já conhecemos, então não sabemos se ele é de alguém que já conhecemos de alguma forma ou um novo personagem. Acho que ele pode ter empunhado um machado de prata.

Ouchoku

Outra alcunha de um membro desconhecido dos Piratas Rocks. Esse nome em particular, parece vir de um pirata chinês real chamado Wang Zhi, porque no japão ele era conhecido com Ouchoku, escrito com o mesmo kanji usado nesse capítulo (“王直”, Ouchoku, sendo formado pelo kanji de “rei” e “honesto”). Assim como “Ginfu” Silver Axe, não se sabe se ele é um novo personagem ou está relacionado com algum personagem que já ouvimos falar.

Em todo o caso… ufa, vamos deixar isso de lado e focar em alguns detalhes menores. Por exemplo, no painel em que o Sengoku deixa a sala inteira espantada, um oficial levanta a mão para fazer uma pergunta – uma de certamente várias que os marinheiros e os leitores têm em mente, mas o coitado acaba sendo ignorado.

Olha quem está aí! Será que ele também estava no bando do Rocks?

Um dos oficiais está usando algo parecido com uma máscara de gás.

Em seguida, enquanto o Sengoku descreve a ambição do Rocks em dominar o mundo à base do terror, ele faz um carinho no bode. Que gracinha.

Somos apresentados a uma ilha chamada God Valley, o lugar em que os Piratas Rocks tiveram sua grande derrota. Primeiro de tudo, vamos analisar o nome, que pode ser traduzido como “Vale Divino” ou “Vale de Deus”. O “Vale” parece ser literal, sendo que a ilha é composta por vários penhascos (incluindo dois picos centrais), formando essencialmente um desfiladeiro ou vale. “God”, por outro lado, parece ter relação com os tenryuubitos, que costumam ser referidos como “deuses” no mundo de One Piece. O Sengoku explica que um grupo de tenryuubitos e seus escravos precisaram ser defendidos durante o incidente, então é possível que a ilha era outro lugar que habitavam fora de Mary Geoise, ou um local que costumavam frequentar (como Sabaody). Em todo o caso, o “God” no nome parece ter uma ligação com eles, o que torna especialmente interessante o fato de que três homens com o nome D. – um nome associado aos “inimigos naturais dos deuses” e potencialmente significando Devil (Diabo) segundo teorias – entraram em conflito em God Valley.

O Garp recebeu o mérito de ter destruído sozinho os Piratas Rocks, algo que soubemos a respeito no Capítulo 907. Este foi o feito que lhe rendeu a alcunha de “Herói da Marinha”, sendo literalmente um herói para os marinheiros e o mundo inteiro. Só não confundam com a sua outra alcunha – “Garp, o Punho” – que ele recebeu muitos anos depois, quando derrotou o Don Chinjao com um soco reforçado com haki.

Vemos aqui o Garp deixando a Ilha dos Tritões no seu navio clássico com o cachorro na proa, usando o mesmo sistema que os Chapéus de Palha utilizaram centenas de capítulos atrás (lembra disso?). Um grupo de criaturas do fundo do mar nadam em torno do navio, deixando vários marinheiros visivelmente nervosos (o Garp nem parece notar).

Essa provavelmente também é a “ligação do Garp com os tenryuubitos” mencionada pelo Stelly, mas seria curioso ele ter algum conhecimento do incidente.

O Sengoku menciona que o Garp, apesar de detestar os tenryuubitos (algo que ficou claro com os comentários dele no Capítulo 905), recebeu ordens diretas para protege-los. O que acho especialmente curioso é o fato de que todos os D. que conhecemos, de uma forma ou de outra, se opuseram aos tenryuubitos, fazendo jus ao título de “inimigos naturais dos deuses”. O Garp se recusa a servi-los por ser algo que vai contra suas morais, seu filho Dragon quer derrubá-los, e seu neto odeia as coisas que eles fazem e já bateu em um deles. O Roger tornou-se o Rei dos Piratas e impôs uma grande ameaça ao domínio deles, assim como o Rocks. A Rouge teve o filho do Roger, que seria fundamental para grandes mudanças no futuro do mundo. O Teach é outra ameaça óbvia, e outro que quer ser Rei dos Piratas. O Saul foi contra a decisão de destruir Ohara, e o Law enfrentou diretamente o Doflamingo. Todos eles, de alguma forma, desafiaram esse grupo que controla o mundo – incluindo o Garp, por mais fiel que ele seja em relação à Marinha. Não são coincidências demais?…

Também é mencionado que uma das razões para o Garp recusar ser promovido é a grande influência que o Governo Mundial tem sobre os almirantes, tendo muito mais liberdade como vice-almirante – isso é algo que ele disse quase palavra por palavra no Capítulo 0. Esse detalhe também confirma que 38 anos atrás, quando ele tinha 40 anos, o Garp já era vice-almirante há algum tempo; algo nada surpreendente, com a força que ele tem (digo, o Koby já é um contra-almirante com 18 anos). A única razão para essa atitude não ter levado o Governo a “descartar” o Garp é o seu legado na Marinha e imensa popularidade na organização.

Porém, a verdade do incidente é que o Garp e o Roger lutaram juntos para defender os tenryuubitos. O Garp tinha suas ordens, mas por que o Roger fez isso? Será que ele queria apenas enfrentar o Rocks, e os interesses se alinharam? Em todo o caso, os dois juntaram forças para lutar contra o mesmo inimigo, sendo mais um detalhe na ligação entre os dois (lembrando que o Roger confiou a vida do filho dele ao Garp). Segundo a imagem, os dois chegaram a enfrentar não só o Rocks, mas também o Barba Branca, Big Mom e Kaido. NOSSA! Se o Barba Branca fazia mesmo parte do grupo, então essa foi uma façanha realmente impressionante, mesmo se os atuais Yonkous não estavam nem perto do poder que possuem hoje (segundo o Brannew). Depois de saber desse feito incrível, não quero ouvir mais ninguém falar que o Garp não é um dos caras mais fortes da série.

Mas logo depois da batalha, God Valley desapareceu do mundo. Pela forma como o Sengoku explica, ele parece sugerir que a ilha foi destruída pelo Governo com um Buster Call ou algo similar (talvez uma das Armas da Antiguidade? Mas isso já é meio duvidoso). É provável que possam ter feito isso como uma de várias medidas para apagar os Piratas Rocks da história, mas será que também havia algo mais que precisava ser escondido? Também vale perguntar se a ilha foi literalmente apagada, ou se apenas foi abandonada e removida de todos os mapas. E também me pergunto qual pode ser a possível relação de God Valley com Raftel; afinal, o fato de uma ser uma ilha de demônios e a outra uma ilha de deuses cria paralelos interessantes. Se forem ilhas com alguma ligação, elas servem como opostos uma da outra? Será que God Valley tem um dos Road Poneglyphs, ou é a afamada Ilha Final?

Para indicar a gravidade das informações, temos uma encarada intensa do bode do Sengoku.

A cabeça de um dos oficiais presentes é quase igualzinha a um hambúrguer, algo que tenho certeza que o Oda fez de propósito. Como ele deve se chamar?

Enquanto o Sengoku fala sobre os tabus do mundo, ele faz outro carinho no bode, mais uma vez, que gracinha.

Outro oficial está usando um gorro parecido com aqueles de dormir (ou com o do Papai Noel), uma opção de estilo bem estranha na Marinha.

E perto dele tem um sujeito usando uma máscara bem parecida com aquela usada pelo vice-almirante Bastille. Será um aprendiz dele, ou um admirador?

O Sengoku vira a cabeça para falar com o Brannew, e o bode imita o gesto.

E no painel seguinte podemos ver que o bode está comendo alguma coisa, provavelmente um papel que o Sengoku deu a ele. Caramba, quando vamos saber o nome desse bicho?!

O Brannew aciona um tipo de den den mushi visual que parece funcionar como um projetor e scanner – ou mais exatamente, como um projetor que exibe o que estiver sendo filmado. Um olho está voltado para o cartaz de procurado segurado pelo oficial, e o outro projeta a imagem no fundo. É bem legal!

E é através disso que o Brannew revela… as recompensas de TODOS OS YONKOUS?!

SÉRIO, ODA?! APERTEM OS CINTOS, POIS AGORA É PRA VALER!!!

Barba Negra

2.247.600.000 de berries

Começamos com o Barba Negra, a única recompensa que nós já sabíamos. Como mencionado na época, essa recompensa parece ter sido baseada na recompensa do verdadeiro Barba Negra ajustada no valor de berries (yen), daí o número ímpar por trás dele. Novos comentários sobre Barba Negra subindo como Yonkou um ano atrás (referindo-se à Guerra do Acerto de Contas), mas parece que ele é considerado o mais fraco dos Yonkous no momento, embora sua força certamente tenha muito espaço para crescer, fazendo do Teach uma potencial ameaça legítima no futuro.

Shanks

4.048.900.000 de berries

Shanks é declarado como o Imperador mais jovem, sendo um ano mais jovem do que o Teach. Ele também é o segundo mais recente Yonkou, tornando-se 6 anos atrás, finalmente nos dando uma data. Isso parece contradizer o que estava implícito em seu Vivre Card (que tinha se tornado antes de encontrar o Luffy), então, finalmente, parece que foi apenas um erro. Sua recompensa não é a mais alta de todos (também contradizendo um certo artigo da Jump), mas faz sentido, já que ele é um pacifista, então ele não representa uma ameaça maciça ao Governo Mundial. Se alguma coisa, o fato dele ter recebido uma recompensa tão grande com a forma como é pacifista deve falar em ligas de seu possível poder. Também é interessante afirmar que seu bando é formado por subordinados muito confiáveis, o que parece solidificar a ideia de que Shanks apenas operam com um bando pequeno, mas muito forte.

A propósito, ele é tratado adequadamente como “Chefe”, que ele usa em seu bando em vez de “Capitão”.

Big Mom

4.388.000.000 de berries

O próximo é a Big Mom, com uma recompensa gritante de quase 4.4 bilhões. Dada a sua fome de destruição, não é de surpreender que sua recompensa seja tão alta, sendo quase quatro vezes maior que a recompensa do Katakuri. Curiosamente, os marinheiros sabem sobre seu passado com Elbaf e o que ela causou lá, provavelmente através do relatório de Carmel a CP-0. Não tenho certeza se há muito significado por trás do seu número de recompensa, mas eu queria saber se o “88” no final, que pode ser lido como “haha”, é uma referência a “haha” que pode ser a palavra “mãe” em japonês.

Kaido

4.611.100.000 de berries

E Claro… Kaido! Sua recompensa não está distante da de Linlin, o que implica que os dois estão em nível de igualdade (mesmo que as recompensas não indiquem necessariamente força), mas atualmente é a mais alta recompensa de um personagem vivo, com apenas um podendo ter uma recompensa maior (assumindo que a alcunha “Homem Mais Procurado do Mundo” se refere à sua recompensa e não apenas a uma forma genérica de status). Novamente, não tenho certeza se há alguma outra referência, mas os 100 no final podem ser uma referência às 100 feras da sua alcunha “Cem feras” (traduzido mais exatamente como apenas “Feras”, mas ainda usa o kanji de 100).

Barba Branca

5.046.000.000 de berries

Como se já não fosse o bastante, descobrimos também as recompensas das outras lendas daquela época. Primeiro, Edward Newgate, ou Barba Branca. Ele tinha uma gorda recompensa de 5.046.000.000, com mais de 400 milhões a mais que Kaido, 600 milhões a mais que a Big Mom, 1 bilhão todo maior que a de Shanks e mais que o dobro da recompensa de Teach. Isso acaba com qualquer dúvida quanto a ele ser o homem mais forte do mundo em seus dias, estando acima até mesmo de alguns dos outros Yonkous. A única pessoa que poderia ser considerado quase igual a ele era…

Gol D. Roger

5.564.800.000 de berries

O Rei dos Piratas, Gol D. Roger! Como esperado, ele tem a maior recompensa da série, um recorde que espero que seja destronado tão cedo, com os únicos candidatos a fazê-lo talvez sendo o próprio Dragon ou Rocks. Mas o número é bastante interessante, de duas formas: por um lado, 5.5 bilhões são dez vezes a quantidade de recompensa do seu filho que é de 550 milhões. Por outro lado, 5.5 é uma forma envergonhada de ser 5.6, que em japonês é escrito como “56 Oku”. 56 é o número da sorte do Luffy (sendo lido como “go-um”). Então é possível que a recompensa final do Luffy na série seja exatamente igual ao seu número, apenas ultrapassando a recompensa do Roger?

Em seguida, o Brannew faz referência ao S.S.G., então finalmente é hora de tratar desse assunto! Ele declara que isso teve origem na Divisão Científica Especial da Marinha, o que parece confirmar que é a criação do Vegapunk mencionada pelo Fujitora no Capítulo 905 – que segundo ele, iria substituir o sistema dos shichibukais. Mas o que é S.S.G., afinal? Segue aqui uma teoria: em japonês, a sigla é soletrada com as letras individuais (S. S. G.), o que significa que é um acrônimo – sendo bastante similar a algo com uma forte relação com o Vegapunk, escrito de forma quase idêntica em japonês: o SAD! Sabemos que o SAD é uma substância química criada pelo Caesar e encomendada para Dressrosa para ser usada como fluído de irrigação; plantas normais irrigadas com esse produto têm seus frutos transformados nas akuma no mis artificiais que decidiram chamar de SMILEs. Em outras palavras, o SAD é um produto químico que gera akuma no mis quando entra em contato com plantas. Porém, já vimos que os SMILEs não costumam render resultados muito desejáveis, e isso quando atingem a baixa chance de sucesso. Nesse caso, será que o SSG seria uma versão do SAD feita pelo Vegapunk, mas com chances reais de sucesso e sem os mesmos efeitos colaterais? No fim das contas, sabemos que o Vegapunk realizou estudos que envolviam a criação de akuma no mis artificiais (estudos nos quais o Caesar baseou a elaboração do SAD), então faria perfeito sentido. Se a Marinha tivesse acesso a um fornecimento quase ilimitado de akuma no mis sem as limitações dos SMILEs, eles quase certamente conseguiriam se tornar uma força mais formidável do que os shichibukais! Você não adora quando o Oda deixa pistas que combinam de forma tão lógica?

Enfim, voltando às recompensas, o Brannew afirma que nenhum pirata chegou a superar a recompensa de Roger (e depois dele, a recompensa de Barba Branca), então isso já inclui o Rocks. Por outro lado, ainda não está claro se o Roger tem incontestavelmente a maior recompensa na série inteira, ou se algum outro personagem pode ter uma recompensa maior (o Dragon, por exemplo, não é considerado um pirata). Em seguida, ele declara que as recompensas combinadas do Kaido e da Big Mom somam praticamente 9 bilhões! Mas e se somássemos as recompensas por TODOS eles? Bem… aí o grande prêmio seria de… 25.905.400.000 Berries! #$*@ %&#$@!!!

À medida em que o Sengoku exibe o prêmio por cada Yonkou, vemos no canto inferior direito de cada página a reação sem palavras de dois oficiais de cada vez; o último só consegue comentar como é deprimente ter ideia do peso dessas recompensas.

O Sakazuki entra na sala, e podemos notar que o biombo tem ondas nos dois lados; ou seja, dá a impressão de que aqueles que entram estão partindo o mar para passar.

E notem os desenhos de gaivota no topo, com olhos e bicos.

O bode do Sengoku encara o Sakazuki, tentando estabelecer sua autoridade.

O Sengoku diz algo bem específico ao Sakazuki: “Aqueles que não conhecem a história não conseguem enxergar o futuro.” Isso é bastante parecido com uma fala relativamente famosa da Robin: “Tolos que não respeitam o passado estão condenados a repeti-lo.”, que em contrapartida é baseada em uma citação de George Santayana, um filósofo da vida real. Me pergunto se o Sengoku e a Robin aprenderam esses aforismos da mesma fonte no mundo de One Piece, considerando como eles são pessoas cultas.

O Sakazuki revela que o Oden foi um comandante de divisão no bando do Barba Branca; nós sabíamos que eles já estiveram no mesmo navio, e embora seja novidade o fato de ele ter sido um comandante, não é nenhuma surpresa com tudo o que já ouvimos sobre a capacidade dele. O Oden pode ter sido o comandante de qualquer uma das divisões (e provavelmente uma das mais importantes), mas é possível que ele era o responsável pela segunda – a mesma do Ace, que ouviu que o cargo estava desocupado há algum tempo. Por outro lado, o Oden esteve em alto mar há mais de 25 anos, então não é muito realista imaginar que os Piratas Barba Branca ficaram tanto tempo assim sem um comandante na Segunda Divisão.

O Sengoku se retira da sala solenemente, com o bode o acompanhando com a mesma postura.

Este capítulo absurdo termina com o Sengoku comentando sobre o envolvimento do País de Wano, e como a forma como cada informação se liga às outras dificilmente é mero acaso. Além de dar um impulso de empolgação a mais para o arco em Wano, isso parece ser outra indicação da “força do destino” mencionada várias vezes ao longo da série, especialmente no que muitos acreditam a respeito da Vontade de D.; uma série de coincidências que acaba unindo muitos integrantes do mesmo clã para um dia mudar a história, como já foi dito. Como o Clã Kouzuki foi um aliado fiel do Grande Reino no passado, é evidente que existe alguma conexão. Eu poderia falar mais a respeito, mas talvez outro dia. Por hora, esse foi realmente um capítulo supremo de One Piece!


UFA! SUPER HDO pra vocês. 25 páginas de pura informação.

Vou reservar a minha opinião e a dos membros da OpEx para o Pauta Secreta, nosso podcast. Passa lá, da uma chance pra gente, vai <3

Falamos por mais de 1 hora sobre esse capítulo, se você gostou desse HDO, vai curtir o Pauta Secreta!

HDO: Quem teve a recompensa mais justa?

Ver Resultado


POR FAVOR, discutam sobre as ideias e RESPEITEM as opiniões dos outros. Isso é muito importante.
VOTEM NA ENQUETE!

Como sempre, qualquer erro, por favor, informem por e-mail em [email protected] ou pelo fale conosco (é mais fácil de filtrar)! A ideia é que fique tudo o mais correto possível!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)