Fala pessoas, tudo bom?!
HDO da semana na área, um oferecimento Artur Produções LTDA!
Em um capítulo com um plot twist não tão plot twist assim (da Komurasaki viva) e uma super luta do Zoro, não dava pra esperar menos do que um super HDO!
E como sempre, não vou enrolar num texto inicial porque né, tem muito texto pela frente ainda… Então go go ler o HDO!
Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur
Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Mr. Caio, Dylan, Baruch e Brazillian Cara
Diagramação: Baruch, Dylan e Mr. Caio
Créditos: The Library of Ohara
Essa semana One Piece está de volta à capa da Jump! A capa mostra o Luffytarou com um kimono chamativo e a Nidai Kitetsu nas costas. É a nossa primeira vez vendo a bainha legítima da Nidai, já que a que vimos antes parecia ser apenas uma bainha temporária. Essa aqui é bem mais parecida com a da Sandai Kitetsu, sendo que é toda roxa, combinando com a empunhadura, igual a Sandai que é toda vermelha.
Essa capa também nos mostra as cores do Orochi, com um bigode roxo (o que indica que provavelmente seu cabelo também é roxo). Parece normal para os padrões do Oda. Komurasaki é vista, novamente, com seu controverso cabelo na cor azul, sendo que pela diferença de coloração nos diferentes dispositivos (celular, monitor, tv, etc) que usaram para ver a capa, alguns confundiram como sendo verde. Desde que peguei o volume em mãos eu posso confirmar que se trata de um tom de ciano (azul-piscina).
Tendo uma capa, é claro que temos uma color spread também, então vamos aos detalhes da mesma!
A capa colorida é toda tematizada em piratas, provavelmente como parte de divulgação do Stampede que tivemos nesta edição da Jump. Os Chapéus de Palha estão reunidos em uma mesa, planejando a busca por um tesouro, olhando para um mapa com um X marcado. Até mesmo o fundo dessa capa é um mapa. O Luffy está relaxando em seu trono enquanto come uma banana, enquanto um macaco senta no topo do trono fazendo o mesmo que ele. O chapéu do macaco tem uma Jolly Roger com a caveira de um macaco, enquanto a camisa tem “FLA-” escrito nela. Similarmente, o Luffy tem um chapéu com a Jolly Roger do chapéu de palha. Enquanto isso, o Usopp está mostrando o mapa para ele, enquanto veste um elmo viking, uma alusão clara à sua paixão por Elbaf e aos Piratas Guerreiros Gigantes, que lembram muito vikings em cultura.
Enquanto isso, na mesa, a Robin e o Chopper estão olhando para o globo, que inclusive foi desenhado com muito cuidado para retratar perfeitamente o mundo de One Piece! Dá pra ver a Red Line e a Grand Line, que é desenhada de forma um pouco diferente do resto do globo. Aliás, outro detalhe é que a camisa do Chopper mostra um leão fofinho e a palavra “GAO”, que é o som que leões fazem na cultura japonesa.
Sanji está pulando na mesa enquanto oferece salada de frutas para a Robin. A outra salada que ele está equilibrando na cabeça provavelmente é para o Chopper ou para a Nami. Atrás dele o Franky está fazendo amizade com um papagaio de penas nas cores do arco-íris, sendo que papagaios normalmente são associados a piratas.
Abaixo deles, junta à mesa, temos a Nami tentando fazer um papagaio falar sobre o local do tesouro, já que há um mito pirata de que alguns papagaios de piratas conhecem locais de tesouro mesmo depois de seus donos morrerem. Atrás da Nami é possível notar que há uma placa na mesa, mas é difícil dizer exatamente o que seria o número 972 (capítulo 972, talvez?) ou as letras perdidas na placa. Se olhar para o mapa do tesouro que a Nami está segurando, dá pra ver um castelo e um monstro que parece o Monstro do Lago Ness protegendo o caminho até o tesouro.
Finalmente, podemos ver o Zoro olhando para outro mapa, um com uma espada desenhada nele, sendo esse o motivo do Zoro estar tão interessado. Na costa de sua camisa vemos um enorme sol desenhado nele, assim como o que parece ser a palavra “PIRATE” (embora pelo posicionamento e tamanho da fonte é possível assumir que há algo escrito antes). Atrás dele, Brook está olhando com uma luneta para o céu. Na sua roupa vemos escrito “se” e “fr” (talvez “Sea Freak” – Louco pelo Mar?). Ao menos a parte do mar parece certa, já que vemos ondas na estampa da camisa.
Aliás, logo abaixo deles temos um tucano próximo de um bando de baús de tesouros, já carregados de ouro e jóias. Acho tesouros nunca são demais para um grupo de piratas.
O-Tama passa algum tempo com a O-Lin, sentada em sua mão, enquanto as duas fantasiam sobre o-shiruko e também sobre como O-Tama conseguiu comer no seu aniversário quando O-Tsuru serviu pra ela. Enquanto isso, Napoleon continua dormindo/ sem vida.
Momonosuke segue treinando com sua espada, embora ele não esteja mais usando “Snatch” depois que a O-Kiku o alertou sobre.
Chopperemon está em pânico com a situação e tem motivo pra isso. Se negarem o o-shiruko para a O-Lin e isso gerar a “fome de o-shiruko”, isso pode trazer suas memórias de volta, o que colocaria Luffytaro em um perigo gigantesco, tendo uma Yonkou na sua cola no pior momento. Mesmo que ele consiga sobreviver na prisão, se as memórias dela voltarem permanentemente, então não há um lugar em Wano onde Luffytaro estaria a salvo da fúria da Big Mom.
Os guardas da prisão ficam chocados ao saber que os Pleasures foram derrotados. Isso pode significar que eles são um nível mais alto que os Waiters, o que significa que os Waiters são os soldados básicos, os Pleasures são os soldados mais capacitados e os Gifters são os lutadores mais habilidosos que recebem o poder de um Smile.
Hyogoro pergunta a Luffytaro sobre sua identidade, dado que ele conhece Rayleigh. Isso parece indicar que ele conhecia Rayleigh, pelo menos por nome, o que faz sentido quando juntamos tudo. Foi mencionado que Gol D. Roger desembarcou nas margens de Wano (porque Oden já havia sido membro de sua tripulação), quando Kin’emon, Kanjuurou e os outros o encontraram. Isso significa que é bem possível que Hyogoro tenha conhecido a tripulação daquela época (ou pelo menos ouvido falar sobre), e por isso ele sabe do Rayleigh.
Mas, mais importante, finalmente voltamos a esse assunto! O método de Haki usado pelo Rayleigh, bem como os Almirantes, que parece ser diferente do endurecimento normal ( 硬化 – Kouka, literalmente “endurecimento”) que estamos acostumados. Apelidado por alguns como Haki da Macarena (pela pose), em vez de revestir o braço com haki normal, este método concentra-se em um movimento muito mais leve e que envia uma espécie de onda de choque.
Este método foi usado pela primeira vez por Sentomaru no capítulo 511, mais tarde também usado pelos três almirantes, juntos em formação, bem como por Rayleigh, assim como mencionado nesse capítulo. É um método que não vemos há muito tempo, mas parece ser ainda mais devastador do que o Haki do Armamento normal. Será interessante ver o Luffytaro desenvolvê-lo aqui, já que o aprendizado pode dar a ele um grande aumento de poder.
Além disso, esta não é a única forma de haki avançado que conhecemos. Há outro apelidado de Haki Tribal (um padrão de fogo tribal) entre outros nomes, que vimos os usuários mostrarem em alguns dos seus ataques mais fortes. Os únicos exemplos que vimos até agora foram o Gear Fourth, o ataque Zangiri Mochi de Katakuri e o ataque da Big Mom que defendeu o Gear Fourth. O anime mostrou que o padrão estava com a aparência do padrão da akuma no mi, então talvez isso esteja ligado a akuma no mi? Isso também dá ao haki uma cor única, com o Gear Fourth sendo vermelho (pelo menos no anime. No mangá é apenas preto, apesar do Snakeman ser vermelho também no mangá) e Katakuri ser azul.
Mesmo quando se trata do Haki da Observação, há um nível de Observação básico (que varia entre muitos níveis), a forma da observação avançada a ponto de ser capaz de ouvir as vozes dos outros (aquele usado pela Aisa e pelo Coby), bem como, claro, a visão do futuro. Há muitas subdivisões para cada tipo de haki, então, esperamos que Oda os categorize corretamente e dê nomes a eles no futuro!
De qualquer forma, enquanto Queen desfruta da luta até a morte, ele se enche com um monte de o-shiruko (que com certeza não está ajudando ele a perder peso), tendo levado sua própria pilha para comer, sem nenhuma intenção de compartilhar com ninguém. Essa é a criação óbvia de um cenário envolvendo o desejo da Big Mom de comer o-shiruko, então eu me pergunto como isso vai acontecer. Ela será capaz de colocar as mãos neles? Queen vai lutar com a Big Mom para proteger seus o-shirukos? (ou ele vai ser esperto e dar tudo a ela? Isso não me surpreenderia)
A propósito, como ele continua comendo, um chef (tem até um chapéu de chef tradicional) continua preparando mais o-shiruko em uma panela por perto.
O nome da ponte é revelado como Oihagi, que é um trocadilho óbvio com a ponte Gojo-Ohashi, onde aconteceu a batalha entre Benkei e Ushiwakamaru que mencionei semana passada, com os dois bem semelhantes. Nesse caso, Oihagi (追い剥ぎ) refere-se ao “roubo na rodovia”, provavelmente uma referencia a este ladrão de espadas roubando a espada do Zorojuurou.
Falando nisso, o próprio ladrão de espadas também recebe um nome, sendo Gyukimaru, longe do nome Benkei. Seu nome é uma combinação de Gyuki, uma criatura demoníaca do folclore japonês e -maru, um sufixo comum como todos os outros, parecido com Hirimaru. Os Gyuki ou Ushi-oni, eram criaturas que diziam ter a cabeça de uma vaca e o corpo de uma aranha (entre outras formas), conhecida por serem feras selvagens e violentas.
Em seguida, o Gyukimaru faz referência aos eventos de Monsters. Um breve resumo para quem não conhece: Monsters foi um mangá one-shot (apenas um capítulo) feito pelo Oda antes de ele começar o One Piece, um entre vários que fizeram com que ele fosse reconhecido o suficiente para ter sua própria série na Jump (estão todos na coletânea Wanted!, já lançada no Brasil pela Panini). Ela conta a história do incidente em que o espadachim Ryuuma matou um dragão, algo que foi eventualmente canonizado como parte da história de One Piece. Essa também é a primeira vez em que temos um ponto de referência em relação ao período de tempo – já sabíamos que essa história fazia parte do passado, mas agora temos a confirmação de que ela ocorreu séculos atrás (mas quantos exatamente, ainda não). O Gyukimaru faz inclusive referência ao fato de que o Ryuuma era capaz de vencer qualquer oponente em instantes, algo que também vimos em Monsters quando ele abateu facilmente o segundo melhor espadachim do mundo com um único ataque (imagem ao lado). Claro, isso foi antes de o Oda ter alguma ideia dos níveis de poder que veríamos em One Piece, mas ainda é uma demonstração impressionante de sua habilidade.
O Gyukimaru continua falando de história e informando os leitores, agora falando sobre Wano nos tempos do Ryuuma. Essa terra era conhecida como o País do Ouro (a forma como ele diz isso sugere que esse era o nome oficial do país antes de mudar para Wano), provavelmente devido à sua imensa riqueza. Isso fez com que o país se encontrasse em uma situação difícil, já que muitos nobres e piratas o cobiçavam. Esse detalhe é especialmente interessante, pois embora não hajam muitos piratas conhecidos há séculos no mundo de One Piece, isso indica que a pirataria desenfreada já era um problema há muito tempo.
A propósito, notem como o pouso do Zorojuurou na ponte fez a neve ao seu redor desmoronar.
A aula continua, e o Gyukimaru menciona como a técnica excepcional do Ryuuma espantava qualquer invasor para fora do país (indicando também que o conceito de “samurai” já existia desde aquela época). Ele chegou a conquistar o título de “Deus da Espada” após a façanha com o dragão, e sua katana se tornou um tesouro nacional do País de Wano.
É meio engraçado o Gyukimaru estar falando sobre o Ryuuma com tamanha reverência, já que… bom, quem leu Monsters sabe que a personalidade dele era muito mais descontraída, quase igual ao Luffy, então ele não era bem a figura nobre sendo descrita aqui (mas a força dele não deve ser duvidada). Agora, vamos nos lembrar do arco de Thriller Bark, antes do timeskip: naquela ocasião, o Zoro conseguiu vencer o zumbi do Ryuuma – sendo que, além de supostamente ter a força que tinha em vida, ele ainda estava fortalecido com a sombra do Brook. Isso cria dúvidas em relação ao quão forte ele realmente era para ser considerado o maior espadachim do mundo de sua época. Dito isso, é possível que o zumbi possuía apenas sua capacidade física, e não a força verdadeira de seu espírito.
Além disso, com a referência ao fato de que o Ryuuma matou um dragão, vale mencionar um artigo sobre dragões da 5ª edição da One Piece Maganize, em que é indicado que com a chegada do Zoro em Wano com a Shusui em mãos, é possível que o país testemunhe o nascimento de uma nova lenda envolvendo o abate de um dragão. O dragão mais óbvio neste arco é o Kaidou. Será que isso significa algo?
A exposição informativa continua com um detalhe bem interessante: as espadas Kokuto não são simplesmente lâminas forjadas com metais negros, mas que “se tornaram” negras. As espadas mais famosas do mundo são divididas nas categorias Meito, mas sabemos de duas outras formas de classificar certas espadas, sendo as Yoto (lâminas amaldiçoadas como as da linhagem Kitetsu) e as Kokuto (lâminas negras). Neste caso, as espadas negras atingem essa coloração após passarem por um determinado processo. Ainda não sabemos qual é esse processo exato, mas o provável é que envolva haki.
Já sabemos que objetos podem ser revestidos com o Haki do Armamento (ficando escuros assim como a pele), então será possível que usar haki por períodos significantemente prolongados pode revestir essas lâminas permanentemente? Não é difícil imaginar que espadas com haki próprio e constante seriam incrivelmente poderosas! As únicas Kokuto que conhecemos até agora são a Shusui e a Yoru do Mihawk, sendo que as duas estão listadas entre as 30 melhores espadas do mundo e foram empunhadas pelos maiores espadachins de suas respectivas eras, o que significa que criar e ter essas espadas é realmente apenas para os melhores entre os melhores (e confirma que o Ryuuma usava haki).
Nota do Brazillian Cara: se isso for verdade, então o Buggy sabe usar o poder dele muito bem para ter saído ileso de tantos ataques da Yoru na Guerra dos Melhores.
Porém, esse capítulo de exposição é interrompido por duas donzelas em perigo, a O-Toko e a Komurasaki! Sim, embora isso não seja abordado no momento (será que vai enganar alguém?), podemos ver pelo rosto que é evidentemente a Komurasaki, além do fato de que ela está usando os mesmos grampos de cabelo tipo kanzashi de antes. Como suspeitamos, isso deixa bem claro que ela sobreviveu ao ataque do Kyoushirou (sugerindo ainda mais que a “morte” dela foi uma encenação), disfarçando-se e fugindo com a O-Toko enquanto todos acreditam que ela foi morta. Essa também é a primeira vez que a vemos com seu penteado natural, com uma franja sobre a testa (assim como a O-Kiku).
O perseguidor as alcança, sendo revelado que é…
CRIMINOSO PROCURADO – KAMAZOU
…Denjirou! Ou por ora, Kamazou. Ele foi mencionado capítulos atrás, mas para quem se lembra, o formato do cabelo indica claramente que é Denjirou, o terceiro dos grandes samurais (junto ao Ashura Douji e Kawamatsu) que o Kin’emon quer recrutar. Parece que após todos esses anos, ele acabou se tornando um matador a serviço do Orochi, traindo sua aliança original – assim como o Fukurokuju – e passando a ter um comportamento psicótico. O nome “Kamazou” provavelmente é baseado na palavra para foice em japonês, “kama” (鎌), sendo que esse kanji está incluso no nome. Falando nisso, suas foices possuem punhos como os de katanas próximos às lâminas, possivelmente para que possam ser empunhadas em posições diferentes.
Kamazou questiona sobre a identidade de Komurasaki, já que ele não está ciente de que ela está viva. É estranho que ele não a reconheça pelo rosto, mas é possível que isso seja devido a ele não a ter encontrado antes ou alguma outra razão. Seu alvo é apenas a O-Toko, já que foi ela quem humilhou o shogun.
Nós também tivemos outra amostra do quão manipulada é a informação ao redor da Capital das Flores, com o Kamazou sendo retratado como um assassino selvagem e cruel nos jornais, mas na realidade Orochi o estava usando para se livrar daqueles que não seguem sua mentalidade, permitindo-o derrubar qualquer um que se opõe a ele sem levantar nenhuma suspeita pública.
Afinal, muitos poucos são capazes de se opor a alguém tão forte quanto ele. Tenha em mente que Kin’emon comparou a força de Denjirou à de Kawamatsu e Ashura Douji, o primeiro do qual poderia ter sido um parceiro do nível de Inuarashi e Nekomamushi, que foram capazes de lutar de igual para igual com Jack (embora com um devido descanso, o que Jack não teve) e o último sendo capaz de lutar de igual para igual com ambos, então não é surpresa que Denjirou é facilmente capaz de lutar com Zorojuurou, que até mesmo reconhece sua força.
Gyukimaru olha atentamente para Zorojuurou, como se ele tivesse começando a desenvolver uma apreciação pelas suas habilidades. Contudo, ele está simplesmente aguardando por uma oportunidade de atacá-lo de novo, continuando a piada da fuga.
Zorojuurou é perfurado no ombro, mas essa não é realmente uma ferida tão horrível, já que o ombro é o ponto mais comum do Oda e de muitos outros mangakás usarem para mostrar ferimentos graves, já que não há nenhum ponto vital nessa região (mesmo que seja incrivelmente mortal na vida real, é sempre mostrado nos mangás como algo que só serve para efeito)
Contudo, Zorojuurou ataca de volta, agarrando a foice e liberando o seu Santoryuu, trazendo de volta o golpe Rengoku Oni Giri, o mesmo golpe que ele usou para derrotar Hyouzou lá atrás na Ilha dos Tritões, cortando o oponente numa forma de cruz, estraçalhando a outra foice de Kamazou. O Oni Giri é uma de suas marcas registradas, sendo um trocadilho do famoso lanche japonês onigiri (bolinho de arroz), mas escrito com o kanji para “cortador de demônios”. O Rengoku nesse caso é a palavra japonesa para purgatório.
Ainda assim, que incrível feito para o Zorojuurou ter vencido alguém tão forte quanto o Kamazou em só um ataque. Ainda assim, perceba que ele levou haki para suas lâminas para conseguir fazer isso. O cabo não está imbuído, mas as lâminas estão, como indicado pela aura negra que podemos ver do Haki do Armamento. Ainda assim, o uso do Haki não diminui em nada esse feito. Não dava pra esperar menos do Zorojuurou!
Chegamos ao fim de mais um HDO maravilhoso do Artur!
E o tópico que trago pra vocês essa semana não poderia ser diferente… Entrando na brincadeira daquele meme que metade da fanbase acha engraçado e a outra metade se revolta, vamos à questão chave: Quantos % o Zoro irá usar em Wano?
Pois é… O pessoal fala demais que desde o timeskip o Zoro nunca mais lutou realmente sério, e que o treinamento dele com o Mihawk foi tão efetivo que o Zoro estaria se controlando o tempo todo para não simplesmente sair vencendo todo mundo sem nem suar. Dito isso, qual a opinião de vocês? Será que o Zoro vem se controlando mesmo ou, igual o Luffy, ele segue treinando duro para continuar evoluindo e é por isso que tem terminado suas lutas com facilidade? Será que o Kamazou foi só uma brincadeirinha pro Zoro, sem que tenha usado uma parcela significativa de força pra derrotar um dos melhores samurais do país dos samurais?
Vou deixar vocês com essa treta aí pra discutirem nos comentários… Zorotards x Zoro haters, iniciem a terceira guerra mundial!
Recomendamos
Haki da Observação - Capítulo #936
Fala pessoal! Tudo bom? Temos um super HDO essa semana, presentaço do Artur, falando do capítulo #936! Vou deixar destacado aqui a parte final do HDO, que conta uma lenda muito interessante do Japão, então já sabem... Corram pra ler!...
Mangá 937 - Gyakimaru da Ponte Oihagi
Hoje é o encontro master dos Fãs do Zoro e do Sanji! Boa briga a todos!!! Spoilers Capítulo 937: Gyakimaru da Ponte Oihagi Na capa colorida vemos os Chapéus...
Pauta Secreta #054 - Capítulo 937
Achou que não ia ter pauta essa semana, não é? Achou errado, otário! A sequência segue firme e forte com o Pauta #54! Em um capítulo CHEIO de informações sobre Haki...
Haki da Observação - Capítulo #938
Heya o/ Mais um HDO. Numa semana sem novo capítulo, preparamos coisas boas pra vocês! Como sempre, agradecimento ao Artur por mais esta analise! Temos um capítulo cheio...
Comentários
REGRAS DOS COMENTÁRIOS
ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!
Não é permitido e será punido com BAN:
- Flood/ Chat;
- Insultos a qualquer um;
- Discussões políticas locais;
- Comentários racistas;
- Comentários homofóbicos;
- Discurso de ódio ou bullying;
- Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
- Comentários ou respostas duplicados;
- Spoilers intencionais;
- Nicks impróprios;
- Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
- Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
- Linguajar impróprio
- Não postar links
- Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)