Haki da Observação

Capítulo #929

Por COMENTÁRIOS

O PRIMEEEEEIRO HDO DE 2019 CHEGOU!

O ano de Wano tem tudo pra ser do caramba, e a OPEX vai trazer HDO toda semana que tiver capítulo, sim senhor!

Fica aqui o agradecimento ao Artur que, como sempre, disponibilizou esse conteúdo maravilhoso e a promessa de que todo HDO que o cara lançar lá fora será traduzido com o maior carinho possível pra vocês!

Então sem mais delongas, corram pra ler o primeiro de muitos HDOs do ano! 2019 tá só começando!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Mr. Caio, Pripa e Brazilian Cara
Diagramação: Baruch e Dylan

Créditos: The Library of Ohara


Para começar o ano novo em bom tom, Luffy e os outros heróis da Jump estão escrevendo algo importante para desejar boa sorte no ano que está por vir. No caso do Luffy, ele está vestindo um kimono de ano novo temático dos chapéus de palha, e escrito no seu papel está… Bem, o que mais poderia ser? É ““, que significa “carne“.

A Jump inicia esse novo ano com uma fantástica página colorida para sua série principal, com os Chapéus de Palha vestindo roupas ninjas. Há vários detalhes em cada um deles, então vamos com cuidado, um por um!

Luffy aparece no fundo, estilizado em cor vermelha e tentando fazer uma pose ninja com seus dedos. Essas poses, chamadas de Kuji-kiri (九字切), são renomadas por terem sido usadas por ninjas para manterem a calma e se tornarem mais atentos, embora sua utilidade e se os ninjas realmente faziam uso delas, na realidade, não passa de especulação. Diferente dos outros, o Luffy está usando óculos (preso em suas orelhas por um par de fios), algo que não encaixa realmente com a temática ninja.

Zoro exibe um coque exatamente como o usado em Wano, e carrega uma Kusarigama (鎖鎌, literalmente “foice com corrente”). Como o nome sugere, trata-se de uma foice presa em uma corrente, o que permite que seja lançada até o inimigo, com o objetivo de cortá-lo. Nas suas costas ele carrega uma espada semelhante à Sandai Kitetsu, embora esta seja um pouco diferente nos detalhes e no formato.

A Nami está vestindo as mesmas roupas que está usando no arco, já que o esquema de cores combina com o que foi visto na capa do volume 91. Ela carrega uma metralhadora enorme e, junto da Robin, exibe pernas maiores que as da Zunisha.

Usopp está praticando Bunshin no Jutsu (分身の術), ou jutsu de clonagem, um movimento ninja que permite a multiplicação de alguém, deixando uma espécie de “imagem de rastro” por onde passa. Obviamente tal técnica não era usada por ninjas reais, mas é algo comum na cultura ninja há muito tempo, tendo origem na mitologia japonesa.

A parte legal daqui é que, apesar dos três parecem idênticos, uma olhada com maior atenção revela que os três são ligeiramente diferente, o que indica que o Oda desenhou os três a mão. Quanta dedicação do Oda, pra desenhar o Usopp três vezes na mesma imagem!

O Sanji está se vestindo de forma bem parecida com o que se espera de um ninja real, tendo a boca coberta (embora o cabelo não esteja escondido), enquanto atira uma shuriken em direção ao leitor. Um conjunto de shurikens pode ser visto em sua mão direita.

O Chopper tá lá, de boassa, atravessando a pintura em uma espécie de paraquedas (ou planador), exatamente como a Shinobu fez no capítulo #926. Seu chapéu inteiro, incluindo os chifres, está coberto, embora a cruz branca ainda esteja visível.

A Robin está vestindo uma roupa semelhante à da Nami, embora no caso dela seja roxo, com um laço rosa segurando seu rabo de cavalo. Ela está segurando duas armas em suas mãos, igual a como vimos ela fazendo na capa do capítulo #612.

Ah, e outro detalhe, a meia dela é bem parecida com aquela usada pela Marguerite no arco de Amazon Lily.

O Franky também está com um coque, com uma roupa preta cobrindo seu corpo cheio de armaduras. Seu headphone tem um “37” na lateral, uma referência ao Battle Franky 37, o atual modelo de seu corpo. Além disso, ele tem uma tatuagem indo do seu pescoço até seu rosto, mostrando uma cobra.

Quanto ao Brook, ele está cobrindo seu cabelo com a alma, deixando seu Afro com a aparência de estar em chamas. Como os outros, ele também está vestindo uma roupa ninja escura.

E, finalmente, o ninja mais habilidoso de todos, porque ele é tão hábil que não dá pra ver! O Jinbe! Quanta habilidade!

Nós fomos reapresentados ao Minatomo de forma correta agora, que, como falei no capítulo #909, é um personagem de brincadeira que o Oda criou lá no SBS do volume 7! Agora o Oda decidiu colocá-lo realmente na história, sendo o líder dos Carpinteiros Lendários e o homem que construiu a mansão de um Yonkou! Fica a pergunta aqui do que ele estava fazendo no East Blue 12 anos atrás, especialmente considerando que ele diz que já estava em Wano há 10 anos.

Na sua roupa ele carrega o Kanji “大”, que significa “grande“, enquanto na roupa do Franky nós vemos o Kanji “港友”, que significa “Minatomo“, exatamente como o nome de seu mestre.

Em um de seus subordinados, podemos ver o kanji “港” nas suas costas, que é o primeiro kanji de Minatomo.

Os dois subordinados acertam o Franky com tanta força que seus olhos e seus dentes saem do rosto. Não é fácil ser um ciborgue!

Mais uma vez o Franky se mantém no personagem, dizendo “Franosuke Launcher” em vez de “Franky Launcher“.

O Kanjurou está, finalmente, de volta! Depois de mais de cem capítulos, ele tem seu retorno, significando que nós enfim vimos todo o grupo de Zou de novo. Ele está fingindo ser um vendedor de peixes, ainda que, usando suas criações ao invés de peixes reais, não esteja sendo exatamente discreto. Ele carrega os animais em um balde amarrado em seu pincel, enquanto as pobres criaturas se esforçam para conseguir se mover.

O efeito sonoro para os peixes, (でろ一ん), representa algo estranho e perturbador, uma descrição que se encaixa muito bem com estes peixes. Para compararmos, temos acima como um sargo real deveria ser.

O Franky vai para uma loja de penhores, na qual as placas na frente e na lateral dizem “” e “質屋“, ambas significando “loja de penhores”.

Isso manda o Franky em uma jornada sem fim, falando com várias pessoas para finalmente descobrir onde foram parar as plantas. Tal fato nos apresenta a vários personagens menores, então vamos tratar de cada um deles:

Tamagoro, um homem que queria estudar as plantas. Seu nome é uma combinação de tama (bola) e o sufixo comum “-goro”.

Koubi, o proprietário de Tamagoro, o qual as aceitou como compensação pela falta de pagamento do aluguel. Koubi é um nome japonês comum.

Kisegawa, a gueixa. Seu nome é longo e refinado, típico de uma gueixa (parecido com os das cortesãs, como eu expliquei há alguns capítulos).

Tokijirou, um conhecido da Kisegawa. Seu nome é uma combinação de toki (tempo) e o sufixo “-jirou“. Dizem por aí que ele tem um irmão chamado Mirio.

Nota da Pripa: AHUSHUASHUASHUUHASHUASHUASHUAHUSUHASHUASHUAAAAA

Camel, mais um vendedor, aparentemente de outra loja de penhores. Seu nome não é tradicionalmente japonês.

Nota: Camel é Camelo em inglês.

O ladrão misterioso, o qual roubou as plantas. Um homem de Kuri com seu rosto escondido. Kin’emon parece saber quem ele é.

Parece que os minks se estabeleceram em Wano, com o mosqueteiro panda e o ancião Yomo vestindo roupas tradicionais.

Wanda também aparece com um vestido tradicional, junto com a Carrot. Ao fundo, você pode encontrar Sicilian, embora ele tenha mantido seu traje de mosqueteiro.

Parece que, para evitar chamar atenção, os minks estão jogando a culpa no Shutenmaru, embora isso certamente não vá ajudar a recrutá-lo para seu lado.

Nós voltamos para o Zoro, o qual está nas ruínas de uma área em Wano conhecida como “Kibi”. Isso é, provavelmente, uma referência ao kibi dango, já que segue o tema de outros lugares em Wano e foi vista em diferentes formas durante este arco. Dito isso, o Zoro esteve em uma grande jornada! No começo, nós o vimos se perder enquanto montava Komacchiyo, indo parar perto das fábricas de Udon e embarcando em um navio numa doca próxima. Tal percurso o levou todo o caminho de volta para a capital, onde um homem no barco o serviu sushi wasabi. Parece que, depois disso, Tonoyasu concordou em pagar pela refeição dele e decidiu segui-lo. Eventualmente, o Zoro apostou na capital e se meteu em problemas com os membros da yazuka de Kyoshiro, fazendo com que fossem embora novamente. Por fim, após vagar por Kibi, eles acabaram chegando na capital das flores mais uma vez. Nesse ritmo, o Oda deveria escrever logo um spin-off das viagens por Wano do Zoro!

Dito isso, vamos focar por ora no novo personagem, Tonoyasu. Ele é um carregador de tambores de Taiko, uma versão dos tambores desenvolvida pelo Japão (ou, melhor dizendo, herdada de outras culturas), os quais são, com frequência, grandes e fazem barulhos graves. Ele faz até mesmo o som que tocadores de tambor produzem ao bater nos tambores, “iyo”.

Ele também imita o formato do bico de um polvo com sua boca, visando imitar as representações japonesas de polvos vistas em festivais no Japão, possivelmente sendo associados aqui porque se tocam tambores de Taiko nos festivais citados acima.

Enquanto Tonoyasu reconta a história dos esforços de Zoro, este para de prestar atenção e toma um gole de sakê.

Zoro chama o Yasu de “Kasu” por acidente, o que significa lixo em japonês. Dito isso, Yasu comenta que ele, tecnicamente, não está errado. Que baixa autoestima!

O Zoro e o Yasu se aproximam da capital, dando-nos uma perspectiva de sua aparência externa. No fim das contas, tudo a sua volta também é deserto, não sendo muito diferente do resto de Wano. Dito isso… Aquela é a grande montanha à esquerda?! Quão grande ela é??

O Yasu menciona que o local em frente à capital se chama Cidade das Sobras. Essa não é, claramente, a mesma cidade que Okobore, então eu me pergunto se existem várias “Cidades das Sobras” em Wano, sem serem diferenciadas entre si, já que ninguém se lembra delas.

Oh… OH!!!! Que revelação do nada, o Shogun ser mostrado além da… CP0! Sim, a grande surpresa aqui é que o cliente no próximo acordo comercial que o King insinuou é (supostamente) a CP0! Parece que o Kaidou estava criando e vendendo armas para o Doflamingo (em troca de frutas Smile), o qual as revendia para o Governo. Com o Doflamingo fora da jogada, o Governo espera conseguir as armas diretamente do Kaidou, sendo forçado a pedir para o Orochi. Como ele mesmo diz, “a tela de vocês”, ou Doflamingo, já era, ou seja, eles fizeram um acordo com o Doflamingo para evitar o risco de manchar a reputação do Governo. A grande questão é, no entanto, por que eles precisam de tantas armas? É só um fornecimento constante ou estão, de fato, se preparando para guerra? Por chegar ao ponto de pedir fornecimento externo?

Os membros da CP0 aqui presentes são os mesmos que vimos em Dressrosa, os quais lidaram com o incidente com o Doflamingo (o que faz sentido, considerando que este capítulo mostra como eles já estavam lidando com o Doflamingo, também explicando como o Doflamingo foi capaz de espalhar as notícias falsas sobre sua abdicação). Dito isso, está faltando o terceiro membro visto em Dressrosa, ainda que, como você deve se lembrar, ele tenha sido visto na Reverie junto com Lucci e os outros, significando que não poderia estar aqui, viajando para Wano. Em seu lugar, temos um membro misterioso, esta figura ampla que segura uma máscara com suas mãos.

O Orochi, então, exige, como recompensa pela troca, o Dr. Vegapunk, já que ele quer ter suas criações ao seu dispor, algo que, sem dúvidas, lhe daria uma vantagem militar insana. Será que os marinheiros irão realmente sucumbir a sua exigência ou este ponto do plot não está indo a lugar nenhum? De qualquer jeito, ele atira em um deles como um aviso, mesmo que, dada a falta de sangue e o modo como se move no outro quadrinho, ele não pareça ter morrido, com a bala tendo apenas ricocheteado em sua máscara.

O Orochi entra em sua forma orochi, com as cabeças saindo de seu pescoço, sua cabeça humana se metamorfoseando em uma delas (como se pode ver com seu coque de samurai ainda visível). No quadrinho seguinte, seus olhos apresentam características de dragão, já que sua cabeça está, no momento, na forma de Orochi.

E finalmente começa o banquete do shogun!

Durante o início da celebração, as criadas abrem as muitas portas que levam ao salão, mostrando o esplendor e tamanho majestoso do castelo. No fim do corredor vemos o Orochi, cercado por muitos servos que se curvam à incrível autoridade do shogun.

Outras criadas oferecem diversas iguarias, mas como o shogun está sem vontade, ele joga tudo no chão – comida farta é algo que não lhe falta. Ele escolhe o que quer comer dentre tudo o que foi feito, sem se preocupar com qualquer escassez.

Além disso, as gueixas mais belas de todo o País de Wano – entre elas, alguém que conhecemos bem – estão comparecendo ao evento para entretê-lo com canções e danças deslumbrantes.

O banquete conta inclusive com a presença da mulher mais bela e magnífica de Wano, a nobre cortesã, a dayu Komurasaki, que veio entreter o shogun! Comes, bebes, gueixas e cortesãs, tudo para divertir o poderoso, o incrível, o insubstituível shogun do País de Wano

SHOGUN DE WANO – KUROZUMI OROCHI

…o Oroch — espera, é ele mesmo?! Pois é, sem aquela cena anterior, o shogun não teria feito uma impressão inicial muito grandiosa. Já tínhamos pistas de que ele não teria uma disposição muito imponente (com referências à sua covardia e o fato de ser supersticioso), mas… nossa. O rosto deformado, dentes grandes, coroa torta e rabo de cavalo saindo pelo lado dão a ele uma aparência e tanto.

 

Em todo o caso, ele parece ser moderadamente alto (pelo menos entre 2 e 3 metros de altura), mas é bem mais largo do que alto. Embora ele esteja protegido pelo poder do Kaidou, ele é tremendamente orgulhoso em relação à própria posição, referindo-se ao País de Wano como “dele” e declarando-o um paraíso, apesar do inferno que se tornou para muitos. Com essa atitude, não sabemos dizer o porque de o Kaidou dar toda essa autoridade e apoio a ele. Há algo no passado dos dois ou algum outro propósito por trás disso?

Nota do Brazilian Cara: Pode ser intencional ou pura coincidência, mas a coroa do Orochi tem um simbolismo quase sutil: esse governante de uma terra de inspiração oriental está usando uma coroa de aspecto europeu – indicando como ele chegou ao poder por meio da interferência de uma potência estrangeira (os Piratas das Feras).

Podemos reconhecer dois dos convidados no banquete – o Kyoshiro e o barbudo do capítulo 926 que estava encarregado de preparar uma encomenda de armas (quando ele disse que “eles estão planejando começar uma guerra”, provavelmente estava se referindo à CP0, confirmando suspeitas sobre as atividades deles). Além deles, os outros convidados incluem outras figuras interessantes e potencialmente importantes.

Também podemos ver pratos deliciosos de todo tipo servidos no banquete, exibindo ainda mais da fortuna inestimável do Orochi.

O céu escurece, indicando a chegada da noite. Isso marca o fim do sexto dia de Wano, com o festival do fogo sendo daqui a aproximadamente 9 dias (isso é mais confirmado ainda pelo próprio Orochi, que diz que tudo acontecerá semana que vem).

É confirmado que o Law está de volta com os Chapéus de Palha. Seu destino estava meio que incerto depois da luta com o Hawkins, mas a essa altura parece que ele só se reagrupou com o resto do bando.

As pessoas em fuga mencionam “os 6 mais fortes Astros Principais“, o que indica que, além dos mais fracos como o Holdem, a Speed e etc, há ainda um grupo de Astros Principais muito mais fortes que eles. Isso incluiria o Drake, o Page One e muito provavelmente o Hawkins e o Apoo também.

Sim, isso mostra aquilo que o editor chama de “exército dinossauro”, sendo o Drake e o Page One. Levando em consideração o que o Kyoshiro disse dois capítulos atrás, sobre pedir pro Queen enviá-los para lidar com o Sanji, é provável que os dois estão trabalhando sob ordens do Queen. Isso também pode significar que cada calamidade está comandando dois dos Astros Principais mais fortes (além dos outros de menos poder).

X DRAKE

Finalmente o Drake faz sua grande estreia, aparecendo em toda sua glória! Não apenas isso, mas ele parece estar em sua forma híbrida pela primeira vez, com partes do seu corpo tendo características de dinossauro. O que importa mesmo é que o nome de sua Akuma no Mi finalmente foi revelado! É a Ryu Ryu no Mi, Modelo: Alossauro. Embora a maioria dos fãs não deva saber disso, mas houve muito debate quanto a qual seria a Akuma no Mi do Drake, já que apesar dele parecer um Tiranossauro Rex, há muitos outros dinossauros parecidos com este, então era difícil afirmar algo com certeza.

E assim, finalmente, o Oda confirmou se tratar de um alossauro, um dinossauro muito parecido com o T-Rex mas muito menor e com um chifre mais definido em cima de seus olhos. Conhecido como um caçador voraz, o Alossauro não seria alvo de piada de ninguém.

O mais chocante, porém, é que ele está classificado como uma Ryu Ryu no Mi, a fruta do Dragão, o que torna os dinossauros sub-modelos dos dragões. Isso talvez se dê por ambos serem, em sua origem, répteis, embora isso levante a possibilidade de que, no mundo de OP, tanto os dragões quantos os dinossauros possuem origens parecidas, sendo esse o motivo de serem classificados desta maneira (semelhante a como a fruta do Kaku era classificada como uma fruta do tipo touro, modelo girafa)

PAGE ONE

Dito isso, somos apresentados a mais um dos mais fortes Astros Principais, o Page One! Mais uma Zoan de dinossauro, sendo esta a Ryu Ryu no Mi, Modelo: Espinossauro. Aqui ele está visível com a transformação completa de seu corpo. Os Espinossauros são conhecidos por serem os maiores e mais vorazes entre os dinossauros carnívoros, tendo até 18 metros e superando até mesmo o T-Rex em termos de tamanho e violência. Imagine eles como uma mistura entre um T-Rex e um crocodilo, isso seria basicamente o que eles eram.

Enfim, como podem imaginar, Page One também é um jogo de cartas, o que segue o tema dos Astros Principais. É um jogo de cartas japonês com o objetivo de se livrar do máximo de cartas possíveis, até sobrar apenas uma, quando o jogador tem que gritar “Page One“.

Similarmente, como mencionamos antes, é possível que o Drake represente a carta de número 10 (com o X sendo lido, em numerais romanos, como “dez“), embora eu me questione se essa é realmente sua posição no bando ou apenas uma referência à temática de cartas.

Ter tais bestas como um Alossauro e um Espinossauro… Não dava pra esperar menos daquele que é chamado de Rei das Feras, o Kaidou!


O que o Governo está tramando com essa compra de armas?

Ver Resultado

Chegamos ao fim de mais um HDO!

A todo mundo que acompanhou a “season de 2018” do HDO, muitíssimo obrigado por todo o apoio e todos os comentários! Lembrando que, enquanto a OPEX tem o trabalho de tradução e diagramação, o esforço real é do nosso querido Artur, lá do The Library of Ohara, que cria esse conteúdo fantástico TODA SEMANA que tem mangá! O cara é phoda, admitam!

Ah, e como sempre, temos enquete essa semana, talvez sobre o ponto mais polêmico desse capítulo: A presença da CP0 em Wano. O que o Governo Mundial tá planejando? Seria só uma compra normal de armas, ou eles estão realmente se preparando para uma guerra? Se for uma guerra, contra quem será? São muitos mistérios e temos espaço para muitas teorias, então caso tenham pensado em algo mais, deixem seus comentários aí embaixo! Vamos conversnado!

EITA, pera aí, quase esqueci de falar antes de ir embora. Tem novidade saindo aqui no site, muito em breve, exclusiva para os leitores queridos do HDO, hein! Quero comentários tentando adivinhar o que é!

E, bem, obrigado novamente por todo o apoio e nos vemos no próximo mangá!

Abração, povo!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)