CHEGOU O ÚLTIMO HDO DO ANO! EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEHHHHHHHH!!!
2018 foi o primeiro ano de HDO e esperamos que seja o primeiro de muitos, porque até aqui o feedback está fantástico!
Gostaria de agradecer ao Artur por todo o conteúdo que nos deu até aqui e, claro, a você leitor que se manteve sempre fiel a esse projetinho querido!
Fiquem sabendo que 2019 vai ter HDO pra cada capítulo, pois vamos manter esse quadro firme e forte toda semana!
Obrigado também ao Baruch, Dylan, Ferluriana, Pripa e ao Brazillian Cara que semana após semana ajudaram de alguma forma esse quadro a sair (leiam sempre os créditos no início do HDO! O pessoal se esforça demais!)
E sem mais enrolação, corram pra ler que o Haki da Observação tá show!
Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur
Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Mr. Caio, Pripa e Brazilian Cara
Diagramação: Baruch, Dylan
Créditos: The Library of Ohara
É Natal! A Jump celebra com uma capa mostrando vários de seus personagens principais colocando bonequinhos de outros personagens como decoração em uma árvore. No caso de One Piece, o Luffy coloca um boneco do Chopper na árvore, todo decorado com uma roupa de festa. Afinal, renas são fortemente associadas ao Natal, e o aniversário do Chopper é no dia 24!
Essa edição vêm com um poster promocional do Vivre Card, com a frase “je vais vrive“, que é “eu viverei” em francês, um trocadilho óbvio com os Vivre Cards. O poster mostra todos os personagens que já foram revelados nos Vivre Cards até aqui, que são, da esquerda para a direita, em linhas…
Sakazuki, Chess, Gin, Ninjin, Mihawk, Cabaji, Patty, Pearl, Vista, Piiman, Drake, Boodle, Bepo, Sentoumaru, Roger, Ricchie, Mohji, Keimi, Marigold, Tamanegi, Koushirou, Shushu, Kuina, Kuro, Sanjuan, Bege, Morgan, Hannyabal, Shakky, Helmeppo, Kaya, Alvida, Squard, Beckman, Koby, Ippon-Matsu, Carne, Dadan, Makino, Apoo, Higuma, Kuma, Laboon, Yasopp, Lucky Roo, Krieg, Urouge, Arlong, Hawkins, Catarina, Ivan X, Sadi, Little Oars Jr, Buchi, Raileygh, Vasco, Chaka, Killer, Tashigi, Duval, Saleath, Kureha, Vivi, Kuromarimo, Law, Bonney, Hancock, Kid, Chew, Sham, Johnny, Shilliew, Nojiko, Jango, Nezumi, Smoker, Bellemere, Ivankov, Zeff, Dalton, Igaram, Wapol, Inazuma, Barba Branca, Hiriluk, Marguerite, Sandersonia, Marco, Jozu, Hikoichi, Ace, Carue, Buggy-sama, Shanks, Cowboy, Crocus, Kuroobi, Gaimon, Sterry, Pizarro, Gen, Stomp, Dragon, Bourbon Jr., Kizaru, Pell (o Imortal), Kentauros, Cobra e os Chapéus de Palha, Pappag e mais Chapéus de Palha.
Que trabalheira…
Porém, observem um detalhe bem interessante aqui: O Jinbe está na fileira, junto com os outros Chapéus de Palha! Isto é tecnicamente só um cartaz e não uma capa, mas ainda é algo tremendo! Será que ele finalmente irá aparecer em breve em uma capa como um membro do bando?
Mas aquilo ainda é um cartaz, e este capítulo vem com sua própria capa – desta vez com o Franky participando de um show de palco para crianças (um tipo de apresentação com personagens de tokusatsus, bem comum no Japão). Ele aparece fazendo sua pose-assinatura depois de ter derrotado os capangas – um leão e um urso – de um coelho vilão, enquanto a audiência tenta imitá-lo; mas por serem animais com braços diferentes, eles não conseguem ficar na mesma posição exata. O título bloqueado no topo é “Iron __r” (inclui a palavra “ferro” em inglês, que também aparece em plena vista na camisa do Franky). Também podemos ver que o coelho tentou atacar com sua espada – para a surpresa dele, ela acabou entortando no corpo de ferro do herói.
Um dos prisioneiros em Udon menciona que o confronto com o Dobon aconteceu no dia anterior, nos dando uma referência do tempo: isso significa que estamos no sexto dia do Conselho Mundial e também do arco de Wano. Ou seja, resta um dia para a Reverie terminar e oito até a noite da operação.
O Vovô Hyou é formalmente reintroduzido, o que sugere que ele ainda vai ter um papel mais relevante na história – talvez ele acabe tendo problemas relacionados à quantidade de cupons que acabou de receber, ou algo mais que obrigue o Luffy a se envolver outra vez.
“Udon” está escrito em cada vale-refeição nesse quadro; isso deve ser uma referência ao lugar, mas também há a possibilidade de que eles também sirvam tigelas de udon (e não só kibidangos).
Como vai, Raizou? Parece que os ninjas são mesmo muito bons no que fazem, ao ponto de conseguirem entrar em prisões altamente fortificadas como essa com muita facilidade. O que torna a descontração nessa cena tão brilhante é o fato de que o Raizou ficou mais de 100 capítulos sem estar presente de verdade, tornando essa reaparição sutil ainda mais bizarra.
O Raizou explica que as chaves estão guardadas em uma caixa de kairoseki, e que obtê-las não será fácil. Se é ele próprio que vai cuidar disso, ele estaria se referindo à dificuldade básica de conseguir e abrir a caixa, ou será que ele comeu uma akuma no mi?
Assim que o Caribou chega perto, o Raizou some em uma nuvem de fumaça, sem nem ser percebido. É mesmo um ninja!
Pois é, o Caribou também foi aprisionado depois de ser capturado pelo Drake naquela história de capa, e certamente vai ter algum envolvimento maior na narrativa. Pela forma como ele e o Luffy estão interagindo, parece que eles já se reconheceram há algum tempo – isso explica como o Luffy já se lembra do Caribou, mandando ele parar de incomodá-lo.
O Caribou então comenta que o Kid perdeu o braço esquerdo para um dos Generais da Doçura da Big Mom, mas é logo corrigido pelo capitão, que diz que isso aconteceu enfrentando um integrante do bando do Shanks. Já sabíamos pelo vivre card do Kid que ele se envolveu em vários conflitos durante os dois anos do timeskip, dos quais ele saiu com muitas cicatrizes e um braço a menos, mas é a primeira vez que ouvimos que o responsável foi um dos Piratas do Ruivo. Nesse caso, poderia ter sido o próprio Shanks? Ele é o único no bando que sabemos que usa uma espada, e faria sentido o Kid arrumar briga diretamente com um Yonkou e pagar por isso. Isso mostraria que o Shanks, apesar de aparentemente preferir preservar a paz, definitivamente não se contém quando vai lutar. Ao mesmo tempo, um possível desejo de vingança explicaria o porquê de o Shanks ser o alvo que o Kid tinha em mente ao formar a aliança com o Hawkins e o Apoo.
Em todo o caso, parece que a prótese dele foi removida – seja por causa das regras brutais do local (um braço ou perna por qualquer infração), ou por ser considerada perigosa. Ou seja, o Kid está usando apenas um bracelete de kairoseki ao invés de algemas, o que dá a ele mais liberdade para mover o braço amputado.
Mas o fato é que ele realmente enfrentou um dos Generais da Doçura, mas apenas para conseguir algo da Big Mom e escapar (de certa forma, a mesma coisa que o Luffy fez). Isso explica o porquê de a Brûlée ter dito que ele simplesmente fugiu de medo, achando que ele era mais um que pretendia matar a Big Mom. Dito isso, o que ele foi pegar em Whole Cake? E qual dos Generais ele enfrentou?
Quando alguns homens se aproximam para tentar matar a Komurasaki, um de seus subordinados aparece e os corta com uma naginata de dois gumes. Dado seu design distinto e proficiência, eu me pergunto se ele ao menos terá seu nome revelado.
Se você se lembrar da minha análise da semana passada, eu mencionei como a Komurasaki é, provavelmente, baseada em uma mulher real de mesmo nome, a qual é bastante conhecida na cultura japonesa. Ela era uma cortesã apaixonada por um homem chamado Hirai – que queria comprar sua liberdade para que pudessem ficar juntos. Ele conseguiu juntar o dinheiro por meio de vários sacrifícios e até mesmo roubos, mas tais roubos lhe custaram sua vida. Afogando-se em tristeza, ao ser comprada por um ricaço e forçada a se casar com ele, Komurasaki decidiu se matar na frente do túmulo de Hirai, honrando seu amor. Oda cria uma história parecida aqui, com a Komurasaki desejando que Bingou compre sua liberdade para que eles possam ficar juntos.
Embora, claro… logo fica evidente que este não é o caso, já que a Komurasaki está enganando-o para ficar com seu dinheiro, por motivos próprios. Em um brilhantismo clássico do Oda, ele pega um conceito bem estabelecido da cultura japonesa e inverte ele completamente, pegando o leitor de surpresa por ter associado os acontecimentos à história original. Esse plot twist pode até passar meio despercebido pelo público ocidental, mas aposto que com certeza teve impacto naqueles que conhecem o conto original.
Quero comentar rapidamente sobre nós vermos a moeda de Wano mais de perto. Nós já tínhamos visto as moedinhas antes, mas parece que para somas maiores, um tipo diferente de moeda é usado (provavelmente o “ouro” ao qual se referem). Na verdade, é possível que seja baseada na Koban (小判), um tipo de moeda usada no Japão feudal. Elas eram ovais e listradas, assim como as que Bingou dá para Komurasaki aqui.
Mesmo que o personagem seja uma vítima aqui, o Oda não se segura ao distorcer essa história. Hirai talvez tenha cometido alguns roubos, mas Bingou vendeu sua família toda!! Tudo bem que ele foi enganado, mas não tenho certeza de quão honesto ele era para começo de conversa.
Nós vemos que o trabalho árduo de Bingou durou por vários meses, já que a passagem do tempo é indicada pelas folhas caindo e pela neve, representando o outono e o inverno, respectivamente.
Kyoushirou ajustando suas roupas parece implicar que ele acabou de ter relações sexuais com a Komurasaki, mostrando, essencialmente, o quanto ela é uma mulher superficial, disposta a ficar com qualquer um que tenha dinheiro o suficiente, o que com certeza é o caso do Kyoushirou. Tal fato é enfatizado por ele parecer sonolento (como indicado visualmente pelas linhas), mostrando que acabou de acordar após passar a noite com ela, além de implicar que a cortesã não estava doente, mas sim passando tempo com o Kyoushirou. Também é interessante que o Kyoushirou esteja envolvido na história de diversas maneiras, uma vez que ele está começando a se tornar bastante relevante.
A Komurasaki tem sua grande estreia, por fim revelando seu rosto para nós. Sua aparência, especialmente em relação ao cabelo e roupas, lembra muito a Komurasaki original, apesar de seu rosto não ser tão estilizado como o da O-Tsuru. Ela passou muito batom e delineador para ficar mais atraente. O que chama mais atenção, no entanto, é o calçado gigante que está usando.
Ele é, como você deve imaginar, tirado da cultura japonesa, já que durante as procissões das oiran (as cortesãs japonesas), essas calçavam grandes sapatos para se destacarem, repousando sua mão em um servo para que não perdessem o equilíbrio. Neste caso, no entanto, Oda faz mais um de seus clássicos designs exagerados, onde os calçados já comumente altos das cortesãs são ainda maiores que o normal, mais ou menos do tamanho da O-Toko.
Dito isso, ela continua a andar colocando um dos pés, de lado, na frente do outro, assim como ocorre nas procissões das oirans de verdade, enquanto usa o projeto de Enel aqui como ajuda para não cair.
Procissão moderna das oirans, realizada por atores. Seus calçados podem chegar a 20 cm de altura!
Sanji fica louco ao ver Komurasaki, apesar do efeito não ser tão fora do normal (ao contrário de quando, por exemplo, ele viu a Hancock ou a Shirahoshi). Isso reforça o que eu disse antes, que enquanto a Komurasaki pode ser a mulher mais linda de Wano, ela ainda não se compara às beldades de outros países, ainda que, sendo o povo de Wano isolado, a cortesã seja o ápice do padrão de beleza que eles conhecem.
Por outro lado, Usopp coloca seus óculos para ver sua beleza mais de perto.
Komurasaki considera todos homens que não têm dinheiro desprezíveis e, ainda assim, ninguém estranha tal comportamento. Isso acontece porque somente aqueles com riquezas são permitidos na Capital das Flores, logo, essa mentalidade de menosprezar os pobres se espalhou entre os cidadãos que restaram.
Uma procissão de oirans, caso alguém tenha curiosidade de assistir.
Um dos oficiais carrega um Jitte, a mesma arma iconicamente usada pelo Smoker.
Momonosuke reclama da O-Tama chamá-lo de Momo, em vez de algo mais formal como “Momonosuke-sama“, mas ele desiste depois que ela chama ele assim uma segunda vez.
Momonosuke fala da Hiyori, dizendo que ela teria 26 anos se estiver viva, o que significa que ela nasceu 26 anos atrás, no ano de 1498, dois anos depois do Momonosuke ter nascido. Isso também significa que ela tinha seis anos de idade quando seu pai morreu.
E da forma como as coisas estão acontecendo… Bem, sim, parece indicar que a Hiyori é a Komurasaki. A forma como o capítulo caminha, focando na Komurasaki até essa cena final, realmente dá a entender que as duas personagens são a mesma pessoa. A real questão aqui é se a Komurasaki está fazendo isso pelo bem (tentando subir até o ponto em que pode vingar sua família contra o Orochi) ou se ela realmente se deixou corromper pela atual situação de Wano. Eu adoraria ver essa segunda opção acontecendo, embora ache que o Oda irá pelo caminho da redenção.
O que será que o passado da Komurasaki esconde? Quais as reais intenções escondidas atrás desse sorriso?
ÚLTIMO HDO DO ANO ACABOOOOU!!!
Fica aqui meu desejo que a passagem de ano de vocês seja muito boa e que o natal tenha sido cheio de peru! (Yohohoho!)
A enquete dessa semana é direta e sem dificuldades: O que vocês preferem que aconteça com a Komurasaki? Independente dela ser a Hiyori ou não, o melhor seria o Oda finalmente trabalhar uma personagem feminina como vilã/antagonista, sendo detestável e baixa, ou será que veremos uma Purin 2.0 novamente, tendo motivos pra suas atitudes negativas e no fim tendo seu momento de redenção, onde tudo se justifica e ela ganha o perdão da fanbase?
Eu acho que já tivemos Purins demais, e uma Komurasaki maligna e vil seria bem interessante para a obra. Tô com o Artur nessa, que disse também preferir esse caminho. E vocês, o que acharam?
Aproveitem e comentem se querem ela como Hiyori ou não, já que esse mangá deu MUITO a entender que ela, de fato, é a irmã mais nova (ou mais velha…?) do Momonosuke.
Ah, e obrigado novamente a todo mundo que acompanhou os HDOs fielmente, toda semana! Vocês são o motivo de continuarmos traduzindo esse trabalho incrível do Artur!
Um abraço apertado em todo mundo e uma boa virada de ano!
Recomendamos
Mangá 929 - O Shogun Kurozumi Orochi
E os amigos da vizinhança da Opex trouxeram o último mangá de 2018!!! Feliz ano novo!!! Veja o cronograma dos próximos mangás de One Piece aqui! Spoilers Capítulo 929: O Shogun Kurozumi Orochi Capa Colorida: Versão Ninja da Tr...
Pauta Secreta #045 - Capítulo 928
Fala pessoal! Chegou o (provável) ÚLTIMO Pauta de 2018! Esperamos de coração que 2019 seja mais tranquilo para nós, pois desejamos de coração lançar o Pauta seman...
Haki da Observação - Capítulo #927
Fala pessoas! Tudo bom? Semana de mangá é semana do que? DO QUE?!?! De esquenta com HDO! O HDO dessa semana tá show de bola, pra variar, e tem até as palavras mágicas "m...
Haki da Observação - Capítulo #929
O PRIMEEEEEIRO HDO DE 2019 CHEGOU! O ano de Wano tem tudo pra ser do caramba, e a OPEX vai trazer HDO toda semana que tiver capítulo, sim senhor! Fica aqui o agradecimento a...
Comentários
REGRAS DOS COMENTÁRIOS
ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!
Não é permitido e será punido com BAN:
- Flood/ Chat;
- Insultos a qualquer um;
- Discussões políticas locais;
- Comentários racistas;
- Comentários homofóbicos;
- Discurso de ódio ou bullying;
- Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
- Comentários ou respostas duplicados;
- Spoilers intencionais;
- Nicks impróprios;
- Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
- Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
- Linguajar impróprio
- Não postar links
- Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)