Haki da Observação

Capítulo #912

Por COMENTÁRIOS

Fala pessoas! Tudo bom?!

Naquele esquenta pro capítulo #913, fiquemos com o HDO do #912! Todos os detalhes do último capítulo naquela leitura COM HAKI do grande Artur!

E ah, antes de irmos pro HDO, só queria lembrar vocês da parceria fantástica entre nós e a AniSon Lab! Passem pelo post e escolham qual a próxima música de One Piece que será adaptada por eles!

Clique para votar na enquete!

Ah, e obrigado a quem sempre manda aqueles feedbacks! É o que nos motiva a continuar trazendo o HDO a cada capítulo!

Agora chega de enrolação porque o HDO dessa semana tá muito bom!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Mr. Caio
Diagramação: Baruch e Ferluriana

Créditos: The Library of Ohara


E após a capa colorida da semana passada temos mais uma nesse capítulo! Pode parecer estranho ter duas capas coloridas seguidas, mas tem explicação pra isso. Semana passada a Shonen Jump completou 50 anos, e eles queriam comemorar essa data com uma capa colorida para sua maior série (One Piece), que também foi o primeiro mangá no índice dessa edição. A edição dessa semana, porém, comemora os 21 anos de One Piece (19 de Julho, algumas vezes dito erroneamente como sendo em outros dias, até pela própria Shueisha), então eles novamente estão abrindo a revista com um capítulo de One Piece e uma capa colorida.

Essa capa claramente é baseada em esportes, mostrando cada um dos Chapéus de Palha praticando um de nove esportes diferentes, cada um se encaixando um pouco com suas personalidades.

  • Luffy: Karatê
  • Zoro: Baseball
  • Nami: Tênis
  • Usopp: Tiro
  • Sanji: Natação
  • Chopper: Boxe
  • Robin: Hipismo
  • Franky: Basquete
  • Brook: Futebol
  • Jinbe: Esconde-Esconde

 

Luffy está praticando katarê. Julgando pela posição dele, parece mesmo ser karatê e não algum outro tipo de arte marcial. Isso também combina com o personagem, dada a sua paixão por lutar e também sua dedicação e esforço para ficar mais e mais forte.

A faixa preta indica que ele já chegou ao nível mais alto de maestria nesse esporte. Também da pra ver a Jolly Roger do Luffy na perna esquerda.

Nami está praticando tênis, que só deve estar aqui porque o Oda gosta de desenhar ela com roupas curtas, vamos ser sinceros. Porém, também dá pra dizer que sua maestria em usar um bastão também deve servir de algo na hora de usar uma raquete.

No caso dela, da pra ver a Jolly Roger na munhequeira, um acessório comumente vestido por tenistas como uma forma de evitar que o suor escorra para as mãos.

Zoro está praticando baseball, embora esteja usando três tacos em vez de um. Os três tacos tem “PIRATES” escrito neles, assim como outra pequena escrita, “Persistence Pays Off” (A Persistência Compensa), em um inglês incrivelmente correto. A Jolly Roger está sobre seu ombro esquerdo.


Usopp está praticando tiro, o que é bastante óbvio levando em conta que ele é o atirador do bando. Ele está vestindo óculos e um fone de ouvido, acessórios padrões na pratica de tiro esportivo, só que nesse caso os fones são aqueles que ele sempre carrega consigo. Um detalhe legal dessa cena é que ele está usando só uma mão para atirar, enquanto faz uma pose com a outra, o que mostra que ele confia em sua própria habilidade como atirador.

A Jolly Roger está em sua camisa, na direção do coração.

O Sanji está praticando natação. O estilo que ele está usando é conhecido como Nado Borboleta, que envolve levar seus ambos os braços para frente enquanto usa as pernas para se empurrar para frente. Como quase todos os estilos de nado, é algo que exige bastante força nas pernas, sendo este o motivo do Oda ter escolhido natação para o Sanji, visto que ele tem muita força nas pernas.

Ah, ele é o único do bando a não ter a Jolly Roger em algum lugar do corpo.

Chopper está praticando boxe e, mesmo que isso não se encaixe como algo relacionado a ele, eu acredito que o Oda escolheu boxe porque queria desenhar o chapéu dele como um desses capacetes protetores do boxe. O chapéu do Chopper é colocado acima daquele que o Hiluluk deu a ele, então nesse caso ele só foi trocado por um protetor.

A Jolly Roger está na parte inferior esquerda da camisa dele.

Robin está praticando hipismo. Também pode ser polo, mas julgando pela roupa parece ser mais hipismo mesmo, já que normalmente é praticado com roupas mais chiques do que Polo, o que combina com a Robin devido ao seu jeito elegante.

A Jolly Roger está presente no lado direito de seu busto.

Franky está praticando basquete, no meio de uma enterrada. Se olhar pras pernas dele vai perceber que ele tá na forma do “Franky Tank“, o que dá uma senhora vantagem a ele dentro da quadra, sem contar os braços gigantes. A parte de trás de sua camisa parece ter o número 17 e a Jolly Roger aparece como uma tattoo no pescoço dele, uma prática comum entre os jogadores de basquete.

Finalmente, o Brook está jogando futebol. Porém, em vez de chutar a bola, ele sem querer chutou a própria cabeça.

E, conseguiu notar? Os outros jogadores no fundo são todos robôs! Não tem uma razão especial pra isso, acho que o Oda só gosta de desenhar eles.

A Jolly Roger está localizada no lado direito da sua camisa.

E quanto ao Jinbe… Ele está praticando esconde-esconde! Conseguiu ver ele?! Porque eu não…

Caramba, que pesado… O Luffy é bem direto nessa hora. E pode ser só minha interpretação, mas isso mostra um grande senso de maturidade. Quando o Luffy perdeu o Ace, ele entrou em um completo estado de negação, se recusando a aceitar o fato. Aqui ele é bem claro quanto a isso, como se tivesse aceitado o fato completamente.

O Ace morreu, essa é a dura verdade, e ele não quer aliviar essa conversa, porque ele já aceitou as coisas como elas são.

Tem uma katana acima deles nesse painel, o que faz sentido já que mais pra frente descobrimos que o Hitetsu é um ferreiro.

Hitetsu leva o Luffy para fora da sala, até um dos galhos da árvore. Isso é para que ele possa gritar com o Luffy, sem perturbar a O-Tama no processo.

E parece que o nome do Cara-de-Tengu é “Tenguyama Hitetsu“. O nome de família dele, Tenguyama, e uma combinação de Tengu (que como eu expliquei no capítulo passado, é uma criatura do folclore japonês que serve de inspiração para ele) e Yama, a palavra japonesa para montanha, que é comumente usada em combinação com outros nomes japoneses (como o caso de “nosuke”). Seu primeiro nome, “Hitetsu”, pode ser uma combinação de “Hi” (), que indica negação, e “Tetsu“, um nome comum e também a palavra japonesa para “ferro”. Pode ser lido como “não-ferroso“, o que seria uma piada com o fato dele ser um ferreiro, já que as espadas são feitas com ferro.

De quem será que o Hitetsu tá falando? Eu não acho que ele esteja falando do Ace aqui… Que pessoa poderia ser? Talvez o Kin’emon?

Vila Amigasa

Temos uma visão ampla e bela da Vila Amigasa: A árvore grande está no centro, com casas pequenas se espalhando acima de morros baixos. As casas não parecem particularmente japonesas à primeira vista, mas isso é porque o Oda as desenhou como sendo chapéus amigasa! Há vários tipos de chapéus amigasa, mas alguns deles são criados no formato de sinos, assim como o telhado dessas casas.

E não só isso, mas o Oda até colocou umas estruturas parecidas com um “coque” acima das casas, feitas de palha! Que genial!

Chapéus amigasa são tipos específicos de chapéus japoneses tradicionais (sendo um pouco diferentes dos tradicionais chapéus cônicos da china), feitos de palha ou bambu. Eles são usados por ninjas ou viajantes errantes.

Aliás, eu posso estar vendo coisas, mas seria essa uma espécie de estátua xintoísta entre os escombros, ou seria apenas um pedaço genérico de destroço?

As marcas da destruição do Drake ainda podem ser vistas aqui, olhando pra esses cortes nas casas e também o que parece ser marcas de garras ou presas. Também temos uma indicação de quando ele teria se juntado ao bando, a mais de um ano, sendo mais ou menos em 1523.

Também é dito que o Drake seria um dos “astros principais” do bando do Kaidou, assim com o Hawkins e o Sheepshead (e possivelmente o Apoo também). Isso parece botar o Drake como um antagonista, levando em consideração a completa falta de piedade ao destruir essa vila e ao ser leal ao Kaidou. Porém, é preciso manter em mente que ele procurou o Kaidou por vontade própria, o que significa que talvez se infiltrar na tripulação dele tenha sido parte de seu plano desde o começo. As motivações dele são completamente desconhecidas, então temos que esperar pra afirmar qualquer coisa!

Aliás, será que os “cinco samurais” são alguém em específico, que já conhecemos? Talvez o Kin’emon, Kanjurou, etc?

O nariz do Hitetsu é tão grande que cobre parte do rosto do Luffy. Ah, e a “Capital das Flores” que ele menciona é, quase com certeza, aquela aonde vimos o Zoro e os outros há três capítulos.

Oda comete um erro de continuidade aqui: Ele diz que o Ace chegou na ilha há quatro anos, mas o Ace diz que a O-Tama tem cinco anos. Isso vai contra o que é dito no último capítulo, que a O-Tama estaria completando seu oitavo aniversário. Ela teria que ter quatro anos naquela época. Para ela ter cinco, tudo teria que ter acontecido há menos de três anos.

Enfim, ao que sabemos o navio do Ace veio parar aqui em 1520, um pouco antes dele lutar com o Barba Branca e entrar no seu bando. Aqui ele ainda era capitão dos piratas Spades, como indicado pelo navio Piece of Spadille, aquele que a tripulação dele usava antes da derrota.

O cara à direita do Ace é seu companheiro de tripulação, o Ducky Blee. Já o que está atrás dele é o Aggie-68. Ambos foram nomeados e vistos em artes conceituais na One Piece Magazine, aonde a Novel do Ace foi publicada.


E mais uma vez, o Hitetsu cobre completamente a cara do Luffy com o nariz gigantesco.

Luffy imediatamente pula até o galho mais alto para olhar o mais longe que pode, chocando o Hitetsu devido a sua velocidade.

O Luffy finalmente nos mostra sua primeira roupa de Wano, um kimono. Ele também é remendado como as roupas da O-Tama, usando o que parece ser uma bandeira ou uma marca como retalho para cobrir as partes rasgadas.

Ele diz que preferia usar uma armadura kabuto de samurai, algo que já vimos o Oda usando no Luffy algumas vezes. Até eu tenho que assumir que uma armadura kabuto é bem mais legal que um kimono comum!

Luffy tira seu chapéu de palha, e mais pra frente é visto com um coque também.

Aliás, o quanto vocês querem apostar que o único motivo do Luffy bater no Kaidou durante esse arco vai ser porque a O-Tama deu arroz pra ele?

Luffy coloca o chapéu de palha na O-Tama, e isso tem um valor simbólico muito grande: O Luffy colocar seu chapéu de palha em alguém é como que uma tentativa de consolar essa pessoa. Ele só fez isso anteriormente com a Nami, sempre como uma forma de confortá-la. Nesse caso, pode ser visto como o Luffy tentando instintivamente confortar a O-Tama ao passar o chapéu para ela, assim como fez com a Nami.

Mesmo que a Nami tenha sido a única que já recebeu o chapéu do Luffy até aqui, há alguns personagens que já vestiram ele ao longo da série (excluindo, obviamente, o Roger, o Shanks, possivelmente o Joy Boy e etc):

Robin, que o roubou na primeira vez que se encontrou com o bando. O Usopp, que tomou conta dele enquanto o Luffy usava o afro durante a Davy Back Fight. E também, por incrível que pareça, a Sweet Pea, que tomou do Luffy em Amazon Lily enquanto ele estava inconsciente.

Luffy agarra a espada e a coloca entre o Obi de seu kimono, para que fique presa.

A… A… A… A NIDAI KITETSU?!?! COMO É?!?! SIM, cacete! Pela primeira vez durante toda a série nós vemos a Nidai Kitetsu diretamente! Essa espada foi mencionada primeiramente no capítulo 97, o que significa que o tempo que levou entre a citação de seu nome e sua revelação foi de… 815 capítulos!!! Sério, o quanto o Oda teve de esperar pra trazê-la para a história de fato?!

Como vocês já devem saber, “Ni” significa “dois” em japonês, tornando assim a Nidai Kitetsu a “segunda” Kitetsu, enquanto a Sandai Kitetsu é a terceira kitetsu. A melhor de todas é a Shodai Kitetsu, a primeira a ser nomeada.

Ok, vamos ter uma aulinha sobre a graduação das lâminas, já que este conceito foi introduzido no universo de One Piece há bastante tempo:

No universo de One Piece há uma classificação de espadas conhecida como o sistema Meito. Uma lâmina é considerada uma Meito quando é da mais alta qualidade, de fama mundial.

Indo mais a fundo, as espadas Meito são subclassificadas em quatro tipos, dependendo de quão bem foram forjadas:

Graduação Wazamono: O grau mais baixo. Esse inclui um grande número de lâminas e não é específico, já que é algo dado a espadas de qualquer qualidade. Wazamono significa Espadas Afiadas/Graduadas. Isso inclui espadas como a Sandai Kitetsu, do Zoro, ou a Shigure, espada da Tashigi.

Graduação Ryo Wazamono (50): Um grau dado a espadas mais bem forjadas, sendo que existem apenas 50 no mundo. Neste caso, “ryo” significa “habilidosa”. Aqui inclui-se a Yubashiri do Zoro (que foi destruída em Enies Lobby pelo capitão da marinha, o Shu), a Kashu do Mr. 11 da Baroque Works, e a Yamaoroshi da Tashigi (que foi tomada do pirata Billy lá em Logue Town, embora não tenha sido mostrado diretamente).

Graduação O Wazamono (21): Uma graduação dada a lâminas de qualidade incrivelmente alta, sendo que só existem 21 delas. “O” significa “Grande” ou “Ótimo/a“, ou seja, “Espadas de Grande Graduação” ou “Espadas de Ótima Graduação“. Aqui se inclui a Wadou Ichimonji, do Zoro, e a Shusui, que foi do Ryuuma mas passou para o Zoro. A Nidai Kitetsu também é uma O Wazamono.

Graduação Saijo O Wazamono (12): As melhores das melhores lâminas em todo o mundo, essas são espadas de poder incomparável. “Saijo O“, neste caso, significa “supremo“. Aqui está a Shodai Kitetsu e a Yoru, espada do Mihawk.

Há ainda quatro outras Meito que já conhecemos, mas ainda não foram ranqueadas: A espada da Amande, a Shirauo, a Durandal do Cavendish e as Oto e Kogarashi, do Shiki (aquelas que ele usava como suas pernas). Há muito o que falar sobre as espadas do universo de One Piece, então eu deixarei isso para outro momento.

Mas não se preocupem, eu tenho planos de lançar um guia mais detalhado sobre todas as espadas, então quem sabe vocês não veem isso no futuro!

E quanto a Shodai Kitetsu? Bem, o pessoal tem comentado já há muito tempo que ela estaria sob posse do nosso garoto Ghandi, lá dos Gorousei, já que a espada que ele usa é semelhante em aparência com a Nidai e a Sandai Kitetsu, olhando para as lâminas e também para o guarda-mão. Dada a sua posição e o hábito do Oda de colocar foreshadows em tudo, isso faria bastante sentido. Alguns até acreditam que ele é o próprio Kitetsu!

Curiosamente, Hitetsu menciona que sua espada (não a Nidai Kitetsu, mas aquela que ele está carregando, com as penas como guarda-mão) também é uma espada conhecida pelo mundo, o que significa que provavelmente é uma Meito de algum nível.

O Luffy tenta pegar a lâmina do Hitetsu, mas é impedido pelo seu nariz gigante.

O problema das Kitetsus é que todos seus portadores morreram de maneiras estranhas, sendo esse o motivo do Ippon-Matsu se recusar a vendê-la para o Zoro em Logue Town. Porém, o Zoro aposta que sua sorte iria superar a maldição da espada, e esse deve ser o mesmo caso aqui com o Luffy, já que o destino parece que sempre favorece ele de uma maneira ou de outra.

Ace é visto aprendendo a fazer um amigasa, que é o chapéu que ele fez para o Oars Jr. mais tarde, quando se tornou membro dos piratas do Barba Branca, como é mencionado lá em Marineford.

Os caras ao lado do Ace são, novamente, o Aggie-68 assim como o Miharl, um dos mais proeminentes membros de seu bando.

O-Tama obviamente não sabe da ligação entre o Luffy e o Ace, algo que o Oda aparentemente está deixando para mais tarde, pra causar um impacto maior.

Luffy diz que não dói, já que ele é feito de borracha e a O-Tama não tem Haki.

Que visão chocante. Isso realmente virou um local completamente destruído. O portal Torii levando para um bando de fábricas, construídas até sobre montanhas, com chaminés altas jogando fumaça pra todo canto, cria um contraste muito interessante. A tradicional beleza de Wano é arruinada pela industrialização excessiva.

O-Tama chama essa criatura de “tubarão-crocodilo” (provavelmente “Wanisame” ou “Samewani“, na versão japonesa), uma fusão de crocodile com um tubarão.

Mais uma vez, a montanha absurdamente alta pode ser vista ao longe.

Ouvindo um “espere, mulher” e vendo alguém perseguindo uma mulher, o Luffy logo assume que é o Sanji.

Se olhar com atenção os dois painéis, que são desenhados de forma similar, é possível ver o Zoro correndo rapidamente e cortando as duas criaturas, tudo acontecendo do ponto de vista do Luffy.

Pelo resto do capítulo a face da mulher não é vista em detalhes. Talvez seja apenas uma habitante comum, mas parece que o Oda está se esforçando demais pra esconder o rosto dela…

Mais uma vez, o Zoro comicamente usa o “-gozaru” de forma completamente aleatória.

Ele finalmente voltou! Parece que depois de retomar a Shusui o Zoro foi taxado como um criminoso, por ter assassinado o Magistrado. Sendo assim, ele escapou da cidade e agora sobrevive nessa desolação como um samurai errante. E agora ele carrega três espadas: A Wadou Ichimonji, a Sandai Kitetsu e a Shusui (que algumas pessoas diziam que o Usopp estava carregando, mas eu não concordo).

Luffy dá aquele “abraço do Sabo” no Zoro, pulando praticamente na cara dele.

Mesmo com a carne estando envenenada, o Luffy não é afetado por conta de tudo o que ocorreu em Impel Down. Já o Zoro parece estar meio afetado por ela, dizendo sentir um pouco de intoxicação alimentar, embora uma carne dessas devesse matar alguém normal.

O Hawkins parece estar montando uma criatura gigante que parece um alce ou uma rena, com uma juba mística como aquela do Komainu. Embora veados e renas tenham certa importância na mitologia japonesa, eu não estou certo sobre qual criatura serviu de inspiração para o Oda ou até mesmo se ele se baseou em algo.

Aliás, você reconhece o cara à direita? Foi ele quem apareceu na primeira vez que o Hawkins foi mostrado, aquele que o garçom acabou derrubando espaguete em cima. Lembram da cena?

Os outros dois, porém, não parecem fazer parte de sua antiga tripulação. Me pergunto onde está o seu companheiro Faust, que já vimos junto com ele.

Perceba como o Luffy e o Zoro sacam suas Kitetsus ao mesmo tempo. Luffy portando uma espada amaldiçoada, isso não vai acabar bem…


O que vai acontecer com a Nidai Kitetsu?

Ver Resultado

E é isso, pessoal! Chegamos ao fim do HDO dessa semana, curtiram? O Artur tava inspirado, mas isso não é novidade…

Agora sobre a enquete da semana, a pergunta que fica é… Qual será o destino da Nidai Kitetsu? Eu tenho certeza que o Oda não colocou ela atoa, só para o Luffy ter uma espada pra brincar. Mas então, o que vai acontecer? Por um lado eu acredito que o Zoro vai sair de Wano digno de portar a Shusui (vendo essa situação pelo lado da população de Wano), mas também acho que seria muito bacana se ele simplesmente deixasse a Shusui em sua terra natal. Sendo assim, fico na dúvida se a Nidai vai substituir a Shusui ou a Sandai… Bem, por enquanto, aposto minhas fichas que ela substitua a Sandai!

E vocês, o que acham? Votem na enquete e deixem suas opiniões abaixo! Os comentários de vocês é que tornam o HDO esse post tão legal. <3

E é isso pessoal, até semana que vem e deixem seus comentários abaixo!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)