Fala pessoas! Tudo bão?
Saindo o HDO da semana, mais um HDO fantástico criado pelo nosso querido Artur!
Esse capítulo foi bom demais! Teve Luffy mitando, teve apresentação da Nami da saga, teve plot twist no final e até retorno de um Supernova. Como pode o Oda nunca deixar de nos surpreender desse jeito?!
Enfim, curtam o post porque tá muito bom! Ah, e depois passem nos comentários pra falar o que acharam, beleza?
Então bora lá, vamos começar o HDO sobre o capítulo #911!
Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur
Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Mr. Caio
Diagramação: Baruch e Ferluriana
Créditos: The Library of Ohara
O Oda nos presenteia novamente com uma bela capa colorida, algo que não víamos desde o capítulo #902. Esta tem um design mais simplista, mas ainda assim é uma arte incrível. Há bastantes detalhes escondidos nela, então vamos falar sobre eles!
A cena pode parecer confusa à primeira vista, mas ela mostra os Chapéus de Palha correndo em direção à esquerda da pintura, carregados com um monte de comida e itens que compraram.
Então, um gato rouba um sanduíche do Luffy, então ele dispara em corrida tentando recuperá-lo, causando um vento tão forte que faz com que todos os outros Chapéus de Palha percam o equilíbrio, fazendo com que os itens que eles carregam acabem voando pelos ares.
Veja a forma como o Luffy vem do lado esquerdo, passando por cima da vinheta desenhada pelo Oda, como se o Luffy viesse de fora do painel pra caçar o gato.
O plano de fundo é completamente branco, mas, entre as letras de “ONE PIECE“, é possível ver uma cidade pitoresca ao fundo, sugerindo que esta é a cidade onde eles se encontram, o que provavelmente significa que eles estão aqui de férias ou apenas a passeio.
Vamos analisar os Chapéus de Palha um a um: Primeiramente a Nami, que estava diretamente atrás do Luffy. A forma como o vestido dela se levanta com o vento criado pelo Luffy pode ser uma referência à clássica foto de Marilyn Monroe, do filme O Pecado Mora ao Lado, que se tornou um ícone no cinema.
Ela ainda veste um Foulard amarelo que, apesar de não ser usado pela Monroe, também é da mesma época.
A lufada de ar faz voar muitos dos itens da bolsa da Nami. Dá pra ver um par de shorts e uma bolsa menor nas cores vermelha e laranja. Um grande vestido verde também sai voando e acaba acertando o rosto do Usopp, assim como vários perfumes e produtos de beleza. Mais pra frente dá pra ver uma camisa verde e um biquíni, que cai na cabeça do Zoro. Já a parte de cima do biquíni é pega pelo Sanji, que larga a própria bolsa pra pegar esse indiscutível tesouro.
O vestido verde que acerta o Usopp acaba acertando também sua bebida, assim como empurra várias de suas batatinhas pra fora da embalagem. O hambúrguer do Zoro também acaba acertando a cara dele.
Agora olho no Brook! Ele carrega um engradado com várias bebidas, que também vira, junto com um balde de pipocas, que saem voando por todo lugar. E não para por aí, a própria cabeça dele se destacou e saiu voando.
Yohohoho!!!
Aliás, você percebeu? Todos os fast foods que o Usopp, Sanji e Brook estão carregando pertencem à mesma rede. O símbolo é uma caveira com ossos cruzados, sendo que o nome parece ser “Rum Burger“, a julgar pelos vários ângulos que tivemos.
Luffy é visto correndo por todos, carregando em sua bolsa o que parecem ser vários pães ou doces, que vão se espalhando por toda a página colorida. Ele também tem a palavra “Holly” (azevinho) escrita na lateral de sua jaqueta.
Enquanto isso, o Franky está carregando vários pacotes de compras, mas a rajada de ar acaba fazendo com que eles saiam voando. Ele parece estar usando seu penteado mais clássico, igual como foi na Ilha dos Tritões. O Chopper, que estava sentado na caixa mais alta, também sai voando e aparece de cabeça pra baixo nessa imagem, embora continue bebendo seu refrigerante da Rum Burger.
O Franky parece vestir uma camisa meio havaiana, adornada com peixes e algas. Ele também carrega uma bolsa cheia de refrigerante de cola, com “Musha Cora” escrito nela (sendo que “Cora” é uma tradução errada de “Cola”). Musha aqui pode ser referente a (武者), ou guerreiro, sendo assim a Cola do Guerreiro.
Um dos pacotes que ele carrega tem uma escritas, incluindo “Nimotsu” (bolsa/mala). O resto parece meio difícil de ler, mas parece incluir as palavras “okute” e “tahen-“, que nesse contexto é difícil de ver significado. Me pergunto se há algum trocadilho maior nessa imagem, como “tenha cuidado com sua bagagem” ou algo assim.
É possível ver a Robin ao fundo, com seu chapéu sendo atirado no ar pela ventania, mas ela estende um braço de sua bolsa para pegá-lo no meio do ar e ela segue andando como se nada houvesse acontecido. Se olhar de perto, dá pra notar que ela também está bebendo um refrigerante da Rum Burger.
Mesmo a questão de salvar o biquíni sendo uma missão de vida ou morte para o Sanji, ele ainda assim aproveita a oportunidade pra dar uma checada na Nami.
Luffy estende seu braço de borracha numa tentativa de pegar o sanduíche da boca do gato, enquanto tenta segurar os pães/doces nas costas com a outra mão, em uma tentativa fútil de impedir que eles caiam.
O Brook tá calçando sapatos enormes, o que combina com a sua altura, mas mesmo assim fica engraçado, como se ele fosse o Pateta. Dá até pra ver os ossos dele aparecendo entre o sapato e a calça!
Já o Zoro parece ter curtido os pisantes do Doflamingo…
Você VS. A capa colorida que ela diz para você não se preocupar.
“Beben” é usado novamente e parece que será como uma característica do Arco de Wano, mesmo que ainda vejamos alguns “Don” ao longo do capítulo.
O Komainu, embora seja uma criatura mitológica sem onomatopeia real, late com “woof woof” (wan wan em japonês), já que é basicamente um cachorro grande como disse o Luffy.
O babuíno balança sua espada para baixo para cortar o Komainu, mas ele desvia e morde o babuíno no ombro, que o agarra com a mão pra tentar empurrá-lo pra longe.
Quando a Carrot se segura no Sanji, ela ainda está com o sorriso de empolgação de quando subiu a cachoeira.
Quando o Luffy gira pra se impulsionar pra fora do Sunny, a carranca de leão fica chocada com a súbita traição dos Chapeús de Palha ao pularem pra fora do navio.
Primeiramente eu assumi que o Luffy simplesmente parou no lago acima da cachoeira, mas julgando pelo “ou eu caí?”, é possível que essa seja só a costa de Wano, já que o outro lado da margem não pode ser visto, apenas o horizonte. Porém, nenhuma nuvem negra é vista também, então é possível que esse seja apenas um lago muito, muito grande.
O babuíno e o komainu desistem de sua luta tradicional e só partem pra uma porrada franca com socos e chutes igual numa comédia pastelão. O babuíno até largou a espada de lado.
Esse Vivre Card deve ser do Kin’emon, como dito pelo Nekomamushi no capítulo #820. Isso significa que o Luffy não tem como se reunir com o pessoal, o que explicaria o porquê dele perder permanentemente.
As montanhas vistas no plano de fundo dessa cena são do mesmo tipo daquelas vistas no último capítulo, aonde o Luffy caiu, o que mostra que estamos apenas um pouco mais no interior da ilha.
Os piratas estão andando nessa estranha criatura semelhante a um lagarto, com duas pernas, nenhum braço e um corpo de serpente, com a aparência lembrando a de um Velociraptor. Não parece se assemelhar a nenhuma criatura da mitologia japonesa, diferente do babuíno e do komainu, o que indica que talvez essa criatura tenha sido importada para Wano pelos Piratas das Feras.
Os dois piratas estão falando com um homem que chamam de “astro principal“, que mais pra frente descobrimos quem é. Um deles veste uma máscara de rato/morcego, enquanto o outro veste um capacete mais complicado.
Quando o pirata tenta acerta o Luffy, ele já o acerta com a mão de uma distância enorme. Esse é um caso impressionante mostrando o uso do Haki da Observação (opa!), que claramente melhorou depois da luta com o Katakuri. Será que foi uma previsão, permitindo ao Luffy atingir o pirata antes mesmo dele atirar?
O astro principal pergunta o que houve, mas ele mente dizendo que não houve nada.
Quando ele se prepara para atirar, o Luffy já chuta com a perna na direção dele, empurrando a cabeça do lagarto em direção a ele, causando um impacto no rifle, o que gera uma grande explosão na cara do pirata.
Eu realmente gostei do Luffy nesse capítulo, ele parece bem animado e empolgado para explorar Wano.
Luffy doma o babuíno com seu Haki do Rei, similar a como domou varias bestas antes. Lembrem do touro do Duval, o Motobaro, ou quando parou o monstro do mar do Hammond.
O babuíno não só senta, como senta de joelhos, da forma tradicionalmente japonesa de sentar sobre os joelhos e não diretamente no chão.
O Oda deixou um easter egg escondido nos ombros desse cara, sendo o logo da Shonen Jump!
É, provavelmente, uma homenagem à revista que completou 50 anos nesta edição, então o Oda fez um tributo a ela colocando o logo da Jump escondido no meio do capítulo. Eu não me surpreenderia se outros mangakás tiverem feito o mesmo em seus capítulos, então fiquem de olho!
Dito isso, o Oda deixou sua marca no símbolo, pondo um chapéu de palha acima da tradicional caveira com ossos cruzados.
Na realidade, se você não viu, a capa dessa Jump incluiu a infame imagem do Luffy e do Goku juntos. Os grandes mangakás desenharam os personagens que os inspiraram e, no caso do Oda, foi o Toriyama e o Goku.
A similaridade entre os dois já começa a aparecer, já que usar um porrete pra acertar a cabeça de alguém é a mesma coisa que o Momonosuke fez quando a Jora pulou no Sunny.
E assim entra a princesa/garota principal/aquela garota que provavelmente será importante mais pra frente no arco, nesse caso sendo a pequena O-Tama. Seu nome é similar ao da Robin dois capítulos atrás, com o prefixo “O” sendo adicionado no começo do nome como um honorífico.
Tama é a palavra japonesa para algo pequeno e redondo, sendo geralmente usado para falar de uma bola, mas também pode ser uma joia. Ainda há muitos outros significados além desses.
Só pelo design já da pra perceber a situação dela, já que o kimono está cheio de remendos, indicando uma vida na pobreza. Isso contrasta com a maioria dos kimonos, que são sempre mantidos em perfeitas condições.
Na versão japonesa ela fala em um dialeto Tohoku, um grupo de dialetos falados na região de Tohoku, pertencente à região norte da ilha central do Japão, Honshu. Isso pode indicar que Wano é separada em quatro ilhas, já que seria como Honshu, sendo que Kuri seria uma das quatro regiões.
Outro ponto é que ela chama o Luffy de Aniki, que pode ser traduzido como “irmão mais velho” (em um sentido diferente do típico onii-san), que é mais usado pela Yakuza ou como um termo casual usado pelos jovens.
AKUMA NO MI
O-Tama parece ter um fruto do tipo Paramecia, podendo tirar uma bola de dango da sua bochecha. Dango é um doce japonês feito de bolas de Mochi. Então, sim, essa não é exatamente a Mochi Mochi no Mi, mas eu acredito que seja algum tipo de fruta de comida (talvez a Meshi Meshi no Mi?).
Talvez ela funcione como o exato oposto da fruta do Streusen, onde em vez dela transformar qualquer coisa em comida, ela pode transformar qualquer parte do próprio corpo em comida, como mostrado nessa cena. Talvez a piada seja que ela é a única que não pode comer essa comida, o que explicaria sua condição atual já que ela não poderia comer partes do próprio corpo.
Tem ainda o mistério de como ela pôde domar o babuíno só por alimentar ele, mas, conhecendo o Oda, é provável que isso aconteça simplesmente pelo Dango ser gostoso, sendo que a bochecha dela saborosa nesse nível.
Enquanto a O-Tama fala com ele, o Luffy casualmente bota as mãos dentro dos bolsos, algo que a gente não vê há bastante tempo.
Quando o babuíno se senta, é possível ver o Komainu sorrindo alegremente para sua mestre.
O-Tama menciona que essa é a região de Kuri. Caso não se lembre, essa é a mesma região que era controlada pelo Kouzuki Oden e é a terra-natal do Momonosuke. Foi mencionada pela primeira vez no capítulo #672, lá em Punk Hazard, há cinco anos!
O nome do komainu é relevado como sendo “Komacchiyo” (que ela menciona mais atrás no capítulo quando estava sendo sequestrada!), uma combinação de Koma (de Komainu) e “chiyo”, que deve ser do nome feminino Chiyo.
Caramba, como eles levaram o navio até ali? Quer dizer, acho que o Luffy conseguiria puxar ou empurrar o Sunny com sua força, mas levá-lo até ali? Acho que subestimamos sua capacidade de navegação…
Curiosamente, Luffy menciona que toda a comida do navio desapareceu. Isso mostra que alguém levou toda a comida embora. Ou a água varreu a comida pra longe ou foi o polvo que levou.
O babuíno também recebe um nome, sendo “Hihimaru” (ou babuíno-maru como ficou em português). Como muitos dos outros nomes, ele tem um sufixo adicionado ao final, sendo “-maru“, que era usado para se referir a garotos jovens no Japão antigo.
Também dá pra ver que ele viaja pela floresta agarrando galhos com as mãos.
O-Tama diz que sonha em se tornar uma Kunoichi um dia. Kunoichi é essencialmente uma ninja mulher. É dito que o termo deve ter nascido dos traços que formam o Kanji de “mulher” (女). No caso, く (Ku) ノ (No) 一 (Ichi).
Entre as árvores há bastante bambu, que na vida real pode chegar a até 30 metros de altura, criando florestas inteiras lotadas deles. Apesar de parecerem árvores, bambus são, na verdade, um tipo de grama! São as maiores do mundo.
Enquanto a O-Tama e o Luffy vão em direção à casa, os dois novos amigos estão se dando bem.
A casa dela, sendo dentro de uma árvore, parece um pouco com um templo xintoísta. Em cima dela há sinos gigantes e uma serpentina de papel em forma de zigzag conhecida como Shide, ambos sendo símbolos comuns em templos xintoístas.
Parece haver um pequeno guaxinim ou, nesse caso, um tanuki, num dos cantos da casa, com algum tipo de pote em cima dele. Não dá pra saber se ele tá realmente vivo ou é apenas um objeto modelado para se parecer com um tanuki.
O-Tama cozinha o arroz em uma panela tradicional, assoprando o fogo com um canudo de bambu.
Dá pra ver vários sinais de que a casa não está em boas condições, o que mostra que essa construção é antiga e mal cuidada.
A tijelinha de arroz também tá rachada, embora a O-Tama se esforce ao máximo pra fazer algo bonitinho pro Luffy, já que é costume no Japão se esforçar bastante para deixar o prato com um bom visual.
O Luffy tenta muito parecer grato e satisfeito, enquanto lambe o fundo do prato numa tentativa de pegar até o último grão de arroz.
Ah, e perceba a onomatopeia de “peropero” (lambe-lambe)!
Só de ver o nariz do personagem misterioso o Luffy já chama ele de Usopp, mas depois percebe que não é ele.
TENGU
Esse personagem ainda não nomeado é claramente baseado em um tengu, uma criatura mítica da mitologia japonesa. São deuses semelhantes a pássaros ou yokais com características humanas, com uma máscara vermelha e um nariz pontudo. Geralmente são usados em peças ou decorações.
Ele parece ter uma espada bastante peculiar, já que o guarda-mão é diferente de qualquer coisa que já vimos, sendo formado por penas muito largas. Ah, e falando de asas, me pergunto se essas são de fato dele ou simplesmente estão presas à sua roupa. Sua máscara também pode ser apenas uma pintura em sua pele, o que faria o nariz ser dele mesmo, sendo maior até mesmo que o do Usopp!
O Oda fez uma recriação perfeita aqui, desde a máscara detalhada até as asas, e até a roupa é bem precisa. Até os sapatos que se parecem com pernas de pau que o personagem está usando são conhecidos como Geta (下駄), e normalmente fazem parte das representações dos tengus, embora o Oda tenha exagerado um pouco no tamanho dele.
Eu sei que ele tá nervoso, mas ele precisava quebrar a porta da sua já fragilizada casa?
Cara, isso é pesado. Isso realmente fala muito da situação de Wano, se arroz é um privilégio anual. Me lembra da Fábrica de Chocolate, quando o Charlie recebeu chocolate como presente de aniversário. O Ano Novo pode parecer uma data estranha para os ocidentais, mas é uma data muito celebrada e tradicional no Japão.
Essa parte de informação é muito importante. Não apenas revela a idade da Tama, sendo oito anos de idade, mas também fala que hoje é o aniversário dela. Se de alguma forma soubermos no futuro qual é a data de aniversário dela, mesmo que por acidente, nós poderíamos ter um ponto de referência para em qual momento do ano estamos após o time-skip!
Aliás, falando da idade dela, ela é tão nova quanto o Momonosuke, tendo 8 anos de idade, o que confere mais um paralelo entre os dois. Pode ser que eles sejam irmãos (afinal, o Momonosuke foi dito como sendo filho do Kin’emon para que sua identidade não fosse revelada, então o mesmo poderia estar acontecendo aqui), mas é preciso notar que ela é um pouco mais nova que o Momonosuke, pois ele já tinha 8 anos em Punk Hazard.
Isso é muito louco! Não apenas por conta da nova informação de que o Kaidou tem fábricas modernas em um país tradicional como Wano, mas porque é algo que já sabemos há algum tempo!
Vamos lembrar da história de capas do Caribou: depois de escapar da base da G-5, onde o Jinbe deixou dele, Caribou acabou naufragando (por conta de uma tempestade como essas da costa de Wano) em uma ilha de inverno, toda feita de metal. Essa ilha de inverno é a mesma que vimos o Drake aparecendo no Novo Mundo, antes do Timeskip. Ela é comandada por um homem chamado Scotch, que disse que esta ilha é particularmente bem vista pelo Kaidou.
Mais pra frente vemos na história de capas do Caribou que essa ilha realmente tem uma fábrica que polui o ambiente, produzindo uma grande quantidade de armas.
Depois da rebelião do Caribou a fábrica foi destruída, mas o Drake apareceu e o capturou, levando-o para um barco, supostamente em direção a Wano (já que essa era, provavelmente, apenas uma ilha afiliada ao Kaidou).
É uma explosão de cabeça atrás da outra. Agora o envolvimento do Ace é revelado! Sim, nós sabemos lá do capítulo 555 que o Ace visitou o País de Wano, já que ele disse para o Oars Jr. que foi lá que ele aprendeu a fazer os chapéus de bambu. E adivinha só quem faz chapéus de bambu? Ela mesma, a O-Tama! Foi ela quem ensinou ao Ace como fazer esses chapéus, naquela pequena cena que tivemos 356 capítulos atrás! É esse o nível de referência que temos do Oda!
Falando em linha de tempo, nós sabemos que faz mais ou menos 3 anos que o Ace saiu em busca do Barba Negra, então essa passada por Wano aconteceu provavelmente um pouco antes disso, quando a O-Tama tinha 4 ou 5 anos.
E tendo mais uma explosão de cabeça, o Hawkins finalmente apareceu! Nós sabíamos que o Kid tentou lutar com o Kaidou e foi derrotado, enquanto o Apoo desistiu e se tornou subordinado do Yonkou. Parece que o Hawkins seguiu os passos do Apoo e também se tornou um subordinado do Kaidou. Porém, no final do capítulo, ele diz que não é para reportar isso ao Kaidou, o que indica que talvez ele tenha planos próprios e esteja criando alguma coisa. Talvez isso signifique que ele está trabalhando para o Kaidou unicamente por questão de sobrevivência, mas tem um plano para sair dessa situação.
Parece que mais uma vez o Oda usou esse tipo de caixa de apresentação, o que a esse ponto já deve ser seguro assumir que será o padrão do Arco de Wano.
Wano fica cada vez mais denso! Quanto mais nos aprofundamos nessa história, mais sabemos não apenas das inspirações na mitologia japonesa, mas também de como Wano é gerenciada e como o Kaidou reina como um Yonkou. Logo conheceremos em detalhes o funcionamento dos Piratas das Feras. Wano já está ficando muito empolgante!
É isso, pessoal! Chega de HDO por hoje!
O Oda é muito malandro por ter feito essa ligação do Ace e da O-Tama com tantos capítulos de distância né? Tô impressionado até agora.
Vamos falar da já tradicional enquete! Essa semana o tema, claro, é as semelhanças entre a O-Tama e o Momonosuke. Será que eles são irmãos?! Primos? Nada?! Votem aí, hein. Mas oh, na minha opinião, eles vão ter crescido juntos, mas não são parentes. Apenas cresceram juntos, ela talvez como filha de alguma serva do clã Kouzuki, e acabaram se separando quando Wano foi dominada. Mas né, isso aí só o Oda sabe… De toda forma, tô empolgado!
E vocês, gostaram do HDO? E do capítulo?
Deixem suas opiniões e comentários aí embaixo! Ver a conversa de vocês é o melhor de todos os HDO!
Té mais, pessoal!
Recomendamos
Mangá 911 - A Grande Aventura na Terra dos Samurais
Rumo aos 100 capítulos de Wano para chegar ao capítulo 1000. Realmente sairá o mangá amanhã devido a um feriado do "Dia do Mar" que sempre acontece na 3º segunda do mês de Julho. Por isso está antecipado nesta semana. Spoilers...
Haki da Observação - Capítulo #910
Fala pessoas, tudo bom? Temos mais um Haki da Observação fresquinho pra vocês, esse com bastante referências a cultura e a mitologia japonesa! Tá show de bola! Como semp...
Haki da Observação - Capítulo #912
Fala pessoas! Tudo bom?! Naquele esquenta pro capítulo #913, fiquemos com o HDO do #912! Todos os detalhes do último capítulo naquela leitura COM HAKI do grande Artur! E a...
Comentários
REGRAS DOS COMENTÁRIOS
ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!
Não é permitido e será punido com BAN:
- Flood/ Chat;
- Insultos a qualquer um;
- Discussões políticas locais;
- Comentários racistas;
- Comentários homofóbicos;
- Discurso de ódio ou bullying;
- Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
- Comentários ou respostas duplicados;
- Spoilers intencionais;
- Nicks impróprios;
- Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
- Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
- Linguajar impróprio
- Não postar links
- Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)