Haki da Observação

Capítulo #906

Por COMENTÁRIOS

Fala pessoas! Tudo bem?

Com um mangá explodidor de cabeças como esse último, aposto que muita gente tá louca pra ver o Haki da Observação, né? Então, nada temam porque o HDO dessa semana tá lindo e com detalhes nível Haki do Katakuri!

Ah, quero novamente agradecer a todo mundo que comenta nos posts e dizer que essa semana o HDO contou com a ajuda do Dylan, um dos membros mais ativos da OPEX atualmente e que está envolvido em pelo menos 80% dos projetos do site. Nesse HDO ele foi responsável por parte da diagramação, junto com o Baruch que tá sempre aí ajudando no HDO!

Fiquem agora com o HDO do Capítulo #906, que tá lindo como o encontro da Vivi, Rebecca e Shirahoshi!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Mr. Caio
Diagramação: Baruch e Dylan

Créditos: The Library of Ohara

Tá bom, vamos ser sinceros, metade de vocês vai pular pras páginas finais. Eu não culpo vocês. Mas para aqueles que ficarem, tem muitos detalhes aqui, então vamos começar!

Essa história de capas tá seguindo um tema bem estranho. Ela mostra que o Orlumbus tem uma forte obsessão por ordem, simetria e perfeição. Aqui, vemos ele apontando pra poeira, que a Columbus usa de motivo pra punir o subordinado. É similar a necessidade de perfeição que o Orlumbus mostrou no último capítulo.

Ah, e sim, a Columbus!

Como explicado anteriormente, Orlumbus é uma piada com o nome do Cristóvão Colombo (ou Columbus).

Em japonês, “Co” significa pequeno. Por isso, COlumbus seria algo como “pequeno-lumbus“. Já “Ô“, em japonês, significa grande. Ou seja, Orlumbus é algo como “grande-lumbus“. O Oda gosta desses trocadilhos.

Nesse caso, Columbus é realmente só uma criancinha! O gênero é meio difícil de especificar, mas eu diria que é uma garota, por conta do cabelo e da franja.

Aliás, você notou o quatro nas costas do subordinado? É uma clara referência à Yontamaria (já que yon = quatro).

Caso tenha se interessado, o Haki da Observação #903 falou bastante das inspirações reais do Orlumbus, sua frota e seus subordinados, sempre com bastante conteúdo histórico relevante.

Ficou bem interessante, vale a leitura!

Vemos o topo do sistema das bondolas, o que é bastante curioso.

É possível ver fendas na Red Line, com estátuas cavadas diretamente na própria Red Line, indicando que apesar de sua tão famosa dureza, é sim possível entalhá-la.

Não apenas isso, mas as plataformas que suportam a estação das bondolas parecem estar sendo abraçadas por parte da Red Line, o que significa que há a possibilidade do material da Red Line poder ser manipulado de forma a ajudar no suporte da estação, para que ela não caia.

Também podemos ver o canto superior da Red Line, que também parece surpreendentemente preciso. Seria isso oriundo do trabalho de humanos?

Outro detalhe é que nessa imagem nós vemos as estações 2 e 4, o que indica que as estações 1 e 3 provavelmente estão do outro lado da Red Line.

As paredes dessa passagem são ornadas por belas e gigantescas estátuas de personalidades do passado, aparentemente entalhadas na própria Red Line. Do lado esquerdo vemos um homem segurando uma katana, enquanto o da direita segura uma lança.

Por quantos séculos isso esteve aqui?

Esse estilo arquitetônico de por estátuas dentro de muros em lugares sagrados é algo que já vimos na vida real de várias formas, sendo usado em muitas culturas diferentes ao longo da história.

Aliás, vejam esses portões decorados. O estilo arquitetônico deles lembra um pouco os portões de Enies Lobby, já que eles também foram construídos pelo Governo Mundial.

Aliás, você sabia?

Os portões de Enies Lobby são baseados nos portões de Bad Bou Jeloud, situado em Fez – Marrocos, que serve de inspiração para todo o estilo de Enies Lobby.

A Rainha Mororon não é o único elemento da série a ser baseado em Marrocos!

Com todos os erros recentes que o Oda tem cometido em romanização, é complicado dizer o que está certo e o que está errado, mas por enquanto vou seguir usando Mary Geoise.

O maior plot twist aqui é que o castelo de Mary Geoise nunca esteve de frente para o Paraíso!

Em vários momentos ao longo da obra nós vimos cenas em que a “câmera” cortava diretamente da Red Line até o Castelo, o que nos fazia acreditar que ele estava virado para o Paraíso. Porém, pelo que vemos agora, ele está de lado!

Com o Paraíso estando na sua direita e o Novo Mundo estando à esquerda, podemos assumir que o castelo está virado para o West e o South Blue.

Também podemos ver alguns parques, embora os guardas deixem claro que eles foram criados artificialmente. Isso se dá porque, muito provavelmente, deve ser difícil pra qualquer vegetação crescer no topo da Red Line.

Há ainda um pequeno rio na esquerda, separando a capital do palácio no centro.

Falando em altitude, os tritões tiveram suas bolhas trocadas, já que agora eles estão alto demais para que as bolhas da Ilha dos Tritões sirvam para algo.

Eu já falei sobre as inspirações para o castelo de Mary Geoise, lá no post “Arco do Reverie – Tudo o que você precisa saber“, mas para quem ainda não leu (leia, sério, tá muito bom), tá aqui uma parte:

INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL

O castelo é, indubitavelmente, inspirado no Chateau Chamborde, situado na França. A arquitetura de ambos é praticamente idêntica, com a parte posterior do castelo sendo cortada exatamente como em Mariejoa. Isso é, na verdade, devido ao fato de que o castelo nunca foi terminado, devido a Revolução Francesa durante o período de construção, já que o local era destinado a ser um dos alojamentos do rei. Será que o Oda fará um paralelo com isso, levando em conta os revolucionários?

Como vocês podem ver, isso acabou se provando verdade neste capítulo. Nós vemos que a parte de trás do castelo está, de fato, em construção.

Aquele que fala do Viajador é, na verdade, o Rei Ham Burger.

Também vimos no painel anterior que ele não está nada surpreso pela visão do castelo, indicando que ele provavelmente já compareceu a um Reverie no passado. O mesmo vale pra Mororon, que também não mostrou surpresa.

Por outro lado, essa é a primeira vez do Stelly, já que ele assumiu a coroa há apenas alguns meses.

A família Neptune recebe um bastão de conexão, já que eles estão flutuando no ar graças às bolhas.

Também podemos ver muitos personagens nessa cena. Listando eles, temos: Um subordinado de Ballywood, o Rei Ham Burger, um subordinado de Goa, o Stelly, o Rei Beer VI, a Rainha Sarie e o Rei Tacos. Todos no mesmo painel! Isso, claro, sem contar a própria família Neptune!

Stelly segue seu estilo de humor pastelão, tropeçando quando o Viajador começa a se mover.

Aliás, não se esqueça! A não ser que a escolta tenha sido trocada, um dos guardas na verdade é o Sabo!

Fukaboshi parece já ter percebido a realidade quanto ao Viajador. Ele chama a Shirahoshi pra ir a pé (bem, flutuando na verdade) pela estrada normal, antes que ela mesma perceber a verdade.

E de fato ele estava correto, já que em seguida nós vemos o lado negro de Mary Geoise, com o horror e o completo desdém à vida humana que o acompanha.

Parece que a forma como o Viajador funciona é que os escravos usam aquele mesmo bastão de conexão que os passageiros usam (que podem ser vistos por toda a estrada).

Eles o puxam e o empurram o máximo que conseguirem, até que finalmente o soltam e deixam que ele se retraia e volte ao Viajador. Então, correm e pegam o próximo bastão para continuar empurrando.

Se você olhar para o fundo, dá pra ver que alguns escravos estão correndo.

Outro ponto, esse guarda que está chicoteando os escravos tem uma roupa bastante similar àquelas dos guardas de Tequila Wolf, a ponte onde a Robin foi enviada pelo Kuma.

Isso indica que esta é, provavelmente, uma roupa padrão para guardas de escravos que trabalham para o Governo Mundial e para os Tenryuubitos especificamente.

Esse capítulo também confirma que a cidade é, de fato, a residência dos Dragões Celestiais (e provavelmente dos servos destes também, sem mencionar as masmorras dos escravos), contrariando a teoria de que todos eles vivem no castelo.

O castelo talvez seja reservado unicamente para os Gorousei ou para os líderes do Governo, etc…

Errr… Eu tenho certeza que a maioria de vocês se lembra dele, mas deixando claro, esse é o Tenryuubito que tentou comprar a Caimie láááá no arco de Sabaody.

Isso explica ele estar tão interessado na Shirahoshi, já que ela também é uma sereia, e é uma das grandes (hehe).

Um fato curioso é que o Charloss foi morto no anime, durante o especial 3D2Y, mas obviamente não foi algo canônico.

Os portões do castelo!

Esse estilo com uma ponte ligando a um enorme portão é clássico de castelos europeus, embora os arcos tenham um toque marroquino, o que lembra os portões de Enies Lobby, carregando o mesmo estilo arquitetônico.

Obviamente, acima da entrada está cravado o logo do Governo Mundial.

Não está claro se ele está gritando ou apenas olhando neste painel, mas faria bastante sentido se o Stelly fosse aquele que está, sem qualquer educação ou polidez, gritando para que abram os portões.

Manboshi parece estar fazendo amizade com o regente de um certo reino, mas esse painel faz mais sentido que o esperado. Vejamos:

O rei está vestindo um chapéu que lembra muito aquelas imagens estereotipadas do samba brasileiro, da época da Carmen Miranda. Por isso, ele grita “Samba!” enquanto o Manboshi grita “Manbo!

Isso é só uma piadinha do Oda, pois o Manboshi é inspirado no Mambo, um estilo musical cubano, enquanto esse rei representa o Samba brasileiro.

EXTRA da OPEX!

Aliás, você sabia que esse não foi o único momento que o Brasil marcou presença no mangá de One Piece nos últimos tempos?

No SBS do volume #89 tivemos a presença de duas artes brasileiras enviadas pela artista Isabelle Santos!

Quer saber mais sobre isso, ver as artes e descobrir o que a Isabelle achou desse momento? Então é só ler nosso post Brasil no SBS 89!

O Reverie dura uma semana! Também é mencionado que ele só começa amanhã, então faz apenas um dia que os Revolucionários libertaram Rurussia/Ilusia/Ilisia/Tanto-Faz.

Opa, parece que achamos a vovó do vice-almirante Strawberry!

O prato é realmente gourmet, seguindo o padrão de um prato enorme para só uma porçãozinha de comida. Comum em restaurantes de alta classe.

E aí, reconheceram esse cara? Sim, ele parece ser o mesmo presente no capítulo #823! Ou melhor, suas roupas parecem as mesmas mas o rosto está um pouco diferente, o que significa que talvez ele seja apenas um subordinado do rei que aparece no capítulo #823.

Por serem familiares, nos dois casos os filhos são “cara de um, focinho do outro” com os respectivos pais.

Outra detalhe: Sendo um rei, esse cara carrega uma coroa acima de seu chapéu country. Bizarro.

No cantinho tem também esse cara que tá 100% caidinho por ela!

A fala da Shirahoshi aqui é uma referência à saga da Ilha dos Tritões, quando ela repetia ao Vander Decken IX que o motivo dela não se casar com ele é por “não fazer o seu tipo”.

Isso, claro, ignorava totalmente a razão mais óbvia que é ele ser um stalker bizarro que ameaçou a vida dela várias vezes.

Vamos dar uma olhada em todos os regentes e personalidades presentes neste Reverie, ao menos que vimos até aqui?

Aliás, vocês perceberam que dá pra ver uma das Princesas Matryo e também a Mororon?

Dá pra ver Kabu e Mansherry se segurando no vestido da Rebecca, enquanto a Bian está flutuando com seus poderes.

Chupa essa, Guerra Infinita!

Aqui a Vivi volta a ser chamada de “Nefertari“, em vez de “Nefeltari” como foi no capítulo #823.

O “Nefeltari” foi provavelmente um erro, já que Nefertari faz referência ao nome Nefertiti.

Mesmo que tenha se desculpado com o Leo por ter chamado ele de fofo, ela chama ele de fofo novamente no próximo painel.

Carue, o verdadeiro protagonista deste arco, mostra um certo ciúmes do Leo! Ele até dá uma encarada com olhar assassino!

Para aqueles questionando o porquê do Oda ficar nos lembrando dessas coisas, vocês precisam lembrar que muitos dos leitores só leram a série uma única vez, o que significa que eles provavelmente esqueceram alguns elementos importantes da história ao longo dos anos. Especialmente se leem o mangá desde o começo da serialização.

São mais de 900 capítulos, pessoal. Paciência.

Esse painel pode ser uma referência às capas dos volumes 21 e 22, onde os Chapéus de Palha e a Baroque Works aparecem se encarando lado a lado.

Aliás, olha o Zoro aí! Há quanto tempo!

No momento que a Vivi fala do Luffy, a Shirahoshi percebe a menção ao nome!

Nessa cena, tanto o Leo quanto a Rebecca usam o “-Resu“.

Até o protagonista Carue, ficou impressionado com a presença da Shirahoshi.

Próximo à Shirahoshi é possível avistar uma enorme fonte com esculturas de sereias (com os seios a mostra!), enquanto na esquerda é possível ver uma mesa similar àquela usada pelo Fujitora e o Ryokugyu no capítulo passado.

A essa altura o Oda nem se esforça mais pra esconder como as duas são parecidas.

Shirahoshi está segurando a Rebecca com as mãos enquanto ela segura o Leo com as mãos. Inception!

Um dos muitos monarcas fica babando na beleza das duas princesas. Ero.

Com o Sai surgindo no Reverie, é fácil assumir que a Baby 5 e os outros também estão presentes.

Seria interessante ver a interação da Viola/Rebecca com a Baby 5.

Sai chamando o Leo de “aniki” é uma referência a como todos eles agora são “filhos do Luffy“. Isso é puxado da cultura da Yakuza, a máfia japonesa.

Quando os comandantes da frota compartilharam o copo de sakê, eles automaticamente se reconheceram como subordinados, ou filhos, do Luffy. Por isso o “aniki“.

Sai menciona que irá cortar os laços com seu país. Isso é por conta dele ser parte da Marinha Happo, mas como subordinado do Luffy ele é, agora, um capitão pirata.

Curiosamente nós finalmente descobrimos o nome da Miss Universo que se casou com o Wapol lá no capítulo #261. Foram 645 capítulos de espera! Finalmente o nome dela é revelado! E, bem… “Kinderella“. Provavelmente é uma referência a Cinderella.

A risada dela é “Kotsu kotsu kotsu“, o que pode ser uma referência a duas coisas. Primeiramente pode ser uma piada com Kakkotsukeru, que em japonês é uma expressão para querer parecer bonita, se exibir, como referência ao seu visual.

Por outro lado, pode ser uma referência a Kotsukotsu, a onomatopeia para o som de tambores, uma referência ao Reino de Drum (sendo que Drum, em inglês, significa tambor).

O filhotinho que ela carrega nos braços é o mesmo que o Wapol engoliu em sua História de Capas, chamado Hakowan (em português, seria algo como Caixa de Latidos)

Ah, e ela adiciona o sufixo “-universo” no fim de algumas sentenças, exibindo seu status de Miss Universo.

A camisa da Kureha tem uma estampa de “Wanted 100B“, que é uma referência a recompensa de 100 belly do Chopper.

Na garrafa que ela segura está escrito Umb-algumacoisa.

Parece que os Lapahn também se juntaram ao séquito do Dalton.

Estão até vestindo o capacete oficial do Reino de Sakura, com a galhada do Chopper!

Já que o Wapol perguntou pra Kureha como ela ainda está viva, ela traz seu jargão lá da saga da Ilha de Drum, onde ela pergunta pras pessoas se eles querem saber qual o segredo de sua juventude.

Enquanto a Vivi e o Dalton conversam em primeiro plano, Sai e Leo seguem conversando ao fundo

Enquanto o Dalton ignora solenemente o Wapol, a Rebecca percebe que ele menciona o Luffy.

No flashback do Dalton, Usopp aparece com o rosto inchado, o que é uma referência ao capítulo #139. Nele, a Vivi acerta vários tapas na cara do Usopp pra ele acordar, já que ele desmaiou de frio.

Enquanto mudamos o foco e saímos da festa, o Oda lentamente distancia a “câmera“, mostrando o castelo mais distante painel a painel, indicando que vamos viajar pra muito longe agora.

ALERTA OPEX

Então pessoal, a partir daqui TUDO é muito nebuloso. Essa é a interpretação do Artur quanto ao final do capítulo, sendo apenas uma forma de se enxergar essas últimas páginas. Muitos de nós da OPEX tivemos interpretações diferentes e, ainda assim, respeitamos a do Artur, tanto que vamos manter ela aqui no Haki da Observação.

Dito isso, os pontos que ele apresenta são bastante interessantes, porém, NÃO devem ser levados como verdade absoluta, ok?

Agora continuem lendo porque tá 10/10!

Certo, certo… Vamos para o momento que todos vocês estavam esperando.

Olá a todos aqueles que pularam pra cá e para aqueles que foram pacientes. Aqui estão todas as respostas do mistério. Vamos começar pela cena do Doflamingo:

Doflamingo está falando consigo mesmo em um monólogo que beira o delírio, mencionando “assassinos de lá de cima“. Isso provavelmente é uma referência à Cipher Pol Aigis 0, já que “lá de cima” pode ser uma referência à Mary Geoise, além de que a Cipher Pol é conhecida como os assassinos silenciosos do Governo Mundial.

Lá no Arco de Dressrosa, Doflamingo forçou a Cipher Pol a publicar uma falsa notícia dizendo que ele teria saído do posto de Shichibukai, de forma a enganar o Law. Ele conseguiu isso através de uma ameaça, dizendo que revelaria ao mundo as informações sobre o Tesouro Nacional de Mary Geoise.

Doflamingo alegou categoricamente que caso o mundo conhecesse o Tesouro Nacional ele seria atirado em um completo caos, pois este item seria tão poderoso que seria capaz de dar poder a alguém para comandar o mundo inteiro. Mantenha isso em mente, pois é algo importante.

Então, essencialmente o Doflamingo está dizendo aqui que ele tem certeza que, cedo ou tarde, um assassino da Cipher Pol irá vir até ele. Isso se dá porque, por estar preso, ele perdeu toda sua influencia e capacidade de espalhar pelo mundo seu conhecimento sobre o Tesouro Nacional.

Ainda assim, os Tenryuubitos sabem que, se por alguma ocasião bizarra ele acabar escapando, Doflamingo não teria nada a perder ao contar para o mundo esse segredo.

Segredo este que supostamente seria capaz de causar a queda de Mary Geoise, já que todos tentariam invadir a Terra Sagrada para tomar o tesouro.

Doflamingo também menciona que não importa se as pessoas descobrirem o que é, implicando que com a guerra está por vir, a existência do Tesouro Nacional será divulgada queiram ou não.

Afinal, foi Doflamingo quem cravou que logo os Tenryuubitos seriam arrancados de seus tronos.

Um detalhe menor, mas ele menciona que o Magellan estaria protegendo ele ao colocá-lo em solitária. Isso pode indicar que o Magellan sabe o que pode acontecer e, por possuir um certo grau de respeito e cuidado com seus prisioneiros, ele não quer que o Governo interfira em sua prisão.

Isso realmente encaixa com o personagem.

E então, a próxima cena. Primeiramente, vamos descrevê-la em detalhes:

No castelo de Mary Geoise, um homem alto com uma capa anda por um corredor no interior do castelo.

Ele abre um enorme portão e caminha por um gigantesco e antigo hall, aonde podemos ver vários vãos na parede. Dentro de um deles está o Tesouro Nacional de Mary Geoise… Um grande chapéu de palha igual ao do Luffy.

O homem olha em silêncio para o cartaz de procurado, enquanto analisa o chapéu de palha, ponderando as similaridades entre os dois.

É seguro dizer que este deve ser o Tesouro Nacional, pelo menos na perspectiva de narrativa, já que o Doflamingo citou ele agora há pouco.

Mas o que isso tudo significa? Bem, vamos um passo de cada vez e focar primeiro no homem misterioso.

Começando do começo, esse tem que ser um membro do Governo Mundial. Ele parece ter entrado nessa câmara de forma legal, abrindo o cofre ele mesmo, tendo conhecimento do código, diferente de um estrangeiro ou intruso. Isso significa que ele provavelmente é um membro de alto nível do Governo Mundial, e por isso ele tem acesso a essa área (ou, até mesmo, tem conhecimento dessa sala).

Minha primeira ideia foi logo um membro da CP0. A estrutura corpórea alta e alongada é bastante similar àquela dos membros da CP0 que vimos no arco de Dressrosa e do flashback da Carmel, e faria sentido já que alguns dos assassinos estão provavelmente indo atrás do Doflamingo.

Porém, eu acho que poderia ser um outro alguém, sem ser da CP0… Talvez um importante monarca do Governo Mundial, talvez até o líder de todos os Tenryuubitos, descendente do fundador original.

Nós vimos muitos dos Tenryuubitos sendo corruptos devido à ganância e à preguiça, mas será que algum deles leva seu trabalho a sério e tenta proteger seu status a todo custo?

Deixe-me mostrar a vocês com mais detalhes o porquê de eu acreditar nisso. Se olhar para o chapéu pontudo, parece muito bem ser o formato de uma coroa alongada. E, se você olhar ainda mais de perto, dá pra ver entre as sombras até as laterais dessa tal coroa, indicando que esse talvez seja um item que é vestido na cabeça.

Veja as partes circuladas, dá pra ver uma linha que parece conectá-las.

Além disso, se você olhar para sua capa, dá pra ver que ela é absurdamente longa, muito mais que qualquer outra usada pela Cipher Pol (que nunca usaria uma capa longa, pois isso atrapalharia em combate).

Dá pra ver também que ele possui uma segunda camada de roupas que cobre seus ombros. Isso é bastante similar ao estereótipo de capas de arminho usadas pelos reis antigos, mas alongada igual à coroa.

Em outras palavras, muitos elementos apontam para que essa silhueta seja a de um rei, o que faria bastante sentido levando em consideração que esse capítulo foi sobre reis, servindo assim como uma dica do que seria essa figura.

No final, sabemos que esse deve ser alguém importante no Governo Mundial, seja como o próprio rei, o verdadeiro Rei de Mary Geoise/do Governo Mundial como um tudo, ou como um membro da Cipher Pol que trabalha diretamente para alguém que tem tais poderes, um figurão do Governo Mundial.

A sala parece ser bem antiga, com paredes de rocha e entalhes claramente danificados pelo tempo. Parece haver um tipo de símbolo que lembra o do Governo Mundial, mas um pouco diferente. Possivelmente o símbolo original da organização, criado muitos séculos atrás, na época de construção dessa sala.

Há algumas partes, porém, que parecem ser mais modernas: Os portões provavelmente foram substituídos por modelos mais novos, para que a segurança fosse mantida, enquanto um sistema de canos parece manter a sala sempre em temperaturas baixas, provavelmente numa tentativa de preservar o chapéu, para que ele não se deteriore.

Agora, vamos entender exatamente o que esse homem está fazendo.

No primeiro painel ele olha para baixo, em direção ao cartaz de recompensa, enquanto no próximo ele parece levantar sua cabeça para olhar em direção ao gigante chapéu de palha. Perceba como no primeiro ele murmura, indicando que ele está pensativo, considerando a ligação entre os dois.

Mas ele não está segurando apenas o cartaz do Luffy, ele também está segurando um segundo atrás dele. De quem seria?

Bem, vamos falar do Tesouro Nacional agora.

Para isso, vamos entrar no assunto do chapéu de palha do Luffy. Na verdade, há uma teoria bem popular de que o chapéu do Luffy tem uma importância muito maior que puro simbolismo. Embora ele carregue muita força de narrativa e relevância para a história do personagem, muitos especulam se esse chapéu teria um propósito para o próprio mundo de One Piece. Afinal, o chapéu era originalmente do Gol D. Roger, possivelmente tendo ele mesmo herdado de outra pessoa.

Agora, alguns pensamentos gerais sobre o Grande Reino. Eu falarei mais em detalhes sobre isso em um post futuro, mas por enquanto eu mencionarei algumas coisas que eu já falei sobre nos posts passados.

O Grande Reino que os estudiosos de Ohara falaram é Laftel, todos sabemos disso, certo? Eu mencionei nos posts anteriores como a arquitetura de ambos é praticamente idêntica nas imagens que já vimos, indicando que ambos são a mesma coisa.

Também sabemos que o próprio One Piece deve estar relacionado a isso. O Barba Branca diz que quando o One Piece for achado, ele trará um completo caos ao mundo, o que indica que é uma arma de grande poder. Isso levou muitas pessoas a acreditarem que o chapéu de palha está ligado intimamente a isso, servindo como uma chave ou algo assim para que o One Piece funcione.

Sabemos que o Roger chegou a Laftel e que de fato entrou em contato com o One Piece, mas ainda assim ele não fez nada quanto a isso. Ele deixou a ilha e desfez sua tripulação, mesmo tendo a capacidade de fazer uso do One Piece, podendo assim trazer o tal Amanhecer ao mundo.

Roger deu o chapéu ao Shanks quando ele era relativamente jovem (aparentemente antes mesmo dele sair para a Grand Line), mas tanto o Shanks quanto o chapéu chegaram em Laftel também. Nós não sabemos porque o Roger optou por não fazer uso do One Piece, mas há duas possibilidades principais.

Vamos tentar pensar sobre elas abaixo.

Primeiramente, talvez ele tenha unicamente decidido não fazer nada com o One Piece. Talvez ele tenha pensado que não era seu papel usá-lo, mas sim deixar para uma geração futura fazer uso.

Por outro lado, pode ser que ele simplesmente não tivesse o que é necessário para “ativar” o One Piece, porque talvez o chapéu de palha que ele tinha não era a verdadeira chave… Ou talvez ambos os chapéus de palha são necessários para “ativar“.

Em ambos os casos, Roger acreditava que não era ele o homem que traria o Amanhecer. Citando Barba Branca, “Roger está esperando por um certo homem.”

Ele está esperando por alguém que pudesse fazer aquilo que ele não pode na sua época. Esse pode ser o porquê do Shanks ter dado o chapéu para o Luffy. Ele mencionou ao Rayleigh que o Luffy lembrava muito o Roger, deixando implícito que algo assim fez com que o Shanks acreditasse que o Luffy iria carregar a determinação do Roger, entregando assim o chapéu a ele.

Mas para conectar tudo isso, eu quero trazer algo a tona. Vamos comparar as falas do Doflamingo e a do Barba Branca. Ambas descrevem o “Tesouro de One Piece” e o “Tesouro Nacional de Mary Geoise“, ambos sendo algo que deixaria o mundo de cabeça para baixo. Ambos são de igual perigo, implicando uma forte conexão entre os dois.

Isso aumenta ainda mais a possibilidade de que ambos os chapéus, tanto o do Luffy quanto o que está em Mary Geoise, estão conectados ao One Piece, seja por serem a chave ou apenas alguma forma de usar o One Piece, sendo assim uma peça essencial para que o Amanhecer seja iniciado.

Então vamos recapitular o que está acontecendo exatamente nesta cena final:

Um dos membros de maior importância no Governo Mundial, seja por ser um membro importante dos Tenryuubito ou até acima deles em poder, ou talvez o comandante central da Cipher Pol, entra no salão secreto de Mary Geoise, onde está o Tesouro Nacional.

Ali, ele se aproxima e compara o chapéu de palha do Tesouro Nacional com aquele visto no cartaz de procurado do Luffy, ponderando uma conexão entre os dois. Possivelmente ele também está se questionando sobre qual dos dois é o verdadeiro, ou se ambos são.

Também deve estar considerando a lenta (porém constante) escalada em poder do Luffy, agora como um quinto Yonkou, e possivelmente como o futuro Rei dos Piratas, avaliando a iminente ameaça que vem de tudo isso, sendo esse o motivo dele ter entrado na sala para comparar os chapéus.

O outro cartaz pode ser um do Roger ou do Shanks, quando eles usavam o chapéu de palha. Talvez seja até de uma terceira pessoa, embora isso me pareça forçar demais.

Para mim é bem claro que o chapéu está sendo mantido no cofre de Mary Geoise porque o governo teme o seu potencial. Como o Rosinante descreve, os Tenryuubitos veem o clã dos D. como sendo “os inimigos naturais dos deuses“. Com o clã dos D. muito provavelmente tendo ligações com o Grande Reino e o One Piece, o líder maior do Governo Mundial quer ter certeza que ninguém irá trazer o amanhecer, sendo esse o motivo de quererem assassinar o Doflamingo, para que seus conhecimentos nunca vazem para o público, assim ninguém tentaria por as mãos no chapéu. Mas esse dia chegará. O Amanhecer há de vir.

Pra saber mais sobre isso, vocês terão de esperar um post futuro. Quando vier, vocês saberão de tudo!


Quem é a figura olhando para o Chapéu de Palha?

Ver Resultado

É isso pessoal, chegamos ao fim de mais um maravilhoso HDO! O que acharam?

Lembrem-se de deixar aquele agradecimento no twitter do Artur, o autor original desse post! O Artur merece todo o reconhecimento por criar esse conteúdo, então vamos mostrar pra ele o quanto gostamos desse quadro!

Quanto a enquete dessa semana, não podia ser diferente, né? Quem é a tal figura que aparece olhando para o chapéu de palha gigante? As opções que botei na enquete são aquelas que estão sendo as mais ditas pela fanbase, então se alguma ficou de fora é só marcar o “outra pessoa” e deixar sua opinião nos comentários!

Como sempre, meu obrigado a todo mundo que tem mandado feedback e enriquecido o HDO com sua opinião pessoal e seus comentários! Vocês são a Cola do nosso Sunny, e é por vocês que continuamos trazendo cada vez mais conteúdo!

Até a próxima, pessoal, e digam o que acharam do HDO da semana aí nos comentários!

O HAKI DO LEITOR:

OPA, OPA! Achou que tinha terminado, né?

Não não, antes de terminar o post, vou deixar para vocês uma mensagem enviada pelo leitor Danilo, que adicionou muita informação interessante sobre a Rainha Mororon, citada no Haki da Observação anterior!

Abaixo, confira as observações enviadas pelo Danilo:

Acabei de ler o Haki da Observação aqui e acredito que o Oda referenciou o Marrocos ao trazer o Reino Tajine.

Em primeiro lugar, o nome da rainha Mororon se assemelha muito ao nome do país em inglês (Morocco).

Além disso o nome do Reino é o nome de uma comida típica do norte da África, mas que foi originada no Marrocos. É um guisado de legumes com carne de cordeiro.

O cabelo da personagem remete à França de uma época em que o Marrocos era dominado pelo país europeu. Aliás, até hoje, além de árabe, os marroquinos falam francês e há diversas outras influências da França em sua cultura. Se me lembro bem, as influências do país são divididas entre Espanha e França. Há enclaves de terra de domínio espanhol dentro do território marroquino até hoje.

Possivelmente, o Oda inverteu a nomeação Comida/Monarca e País/Reino com o intuito de dar algum destaque à personagem. Talvez a inversão tenha ocorrido somente pelo fato de ela ser a única mulher entre os “chefes de Estado“.

Não fiz nenhum tipo de pesquisa, mas, se me lembro bem, foi encontrado no Marrocos o fóssil humano mais antigo de que temos notícia. Quem sabe isso não se relacione de alguma forma com a arqueologia de One Piece.

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)