Fala galera! Como vocês estão?
Capítulo 1000 chegou de forma incrível pra nós, bora ver esse HDO que tá bem insano essa semana o/
Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur
Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Dojak, Dylan, Du, Mr. Caio, e André
Revisão: Dylan e Du
Diagramação: Dylan
Créditos: The Library of Ohara
Antes mesmo de sequer começarmos essa análise lendária, antes mesmo de falarmos da página colorida, eu quero falar um pouco da capa da Jump. A coroa que Luffy veste é no formato do Thousand Sunny, em referência ao seu nome. Algo que referencia seu nome também é a tatuagem no braço do Luffy, que diz “Thousand Seas”. É uma referência ao motivo do Iceburg ter escolhido “Thousand Sunny” como o nome do navio, quando disse que o Sunny seria um navio que “passaria por mil mares cruéis como um sol sorridente”, usando a carranca de leão como uma brincadeira com o formato de um sol. Dada a importância que o símbolo do sol teria, sendo este o símbolo do Amanhecer (Dawn), eu diria que essa carranca é algo que combina perfeitamente.
Quanto a atual página colorida, assim como no capítulo anterior, é uma repaginação do capítulo 100, agora com os novos chapéus de palha adicionados, incluindo o Brook, que exibe um afro dourado, combinando com todo o ouro nessa página, e o Jinbe, que parece feliz por estar em uma capa tão icônica. Ele está usando sua vestimenta original de Marineford, mas sua capa dessa vez tem um padrão de nuvens no tradicional estilo japonês (dá até pra ver um peixe aí!). E o Luffy, claro, está novamente na frente com sua capa de Rei dos Piratas, algo que agora combina muito mais com ele, levando em consideração o capítulo! Ah, algo que esqueci de mencionar no último capítulo: A caveira no meio deve representar o Roger, a julgar pelo bigode. E olha só, ele está rindo! Combina demais, já que o esqueleto no capítulo 100 não tinha o bigode do Roger, mas era uma caveira rindo. Afinal, foi no capítulo 99 que Smoker mencionou que Roger riu durante sua execução, que foi uma dica de décadas que o Oda deixou, referenciando o fato do Roger ter rido quando viu o One Piece. Sendo assim, eu não duvidaria da caveira ser uma dica esse tempo todo, com o Oda adicionando o bigode agora que temos o contexto necessário.
Outra coisa a se pontuar antes de começarmos o capítulo: o título. De primeira vista ele é simples e apropriado. Olhando novamente, porém, têm coisas a mais aí. As capas dos capítulos 999 e 1000 podem ser combinadas, assim como seus títulos: “O saquê que preparei enquanto esperava por você, Luffy do Chapéu de Palha”. Como explicado anteriormente, quem fala aqui é o Yamato, como indicado pelo seu icônico pronome japonês “kimi”, quando se refere ao Luffy. Eu mencionei que aquele a quem o Yamato esperava era provavelmente o Luffy, já que ele dizia estar esperando por ele há bastante tempo, algo que o título do capítulo basicamente confirma. Eu falarei mais do porquê disso ser importante mais tarde, então vamos começar!
O capítulo abre de forma belíssima, com o resto do caminho do Luffy ao Kaido sendo aberto pelos minks. A imagem do Luffy, com sua capa de rei, de frente para o caminho aberto, com os guerreiros de joelhos na sua frente, realmente dá uma imagem de Rei dos Piratas.
E ainda assim, em vez de tratá-los como seus subordinados ou vassalos, ele os trata como amigos, mostrando gratidão por terem protegido o Raizo. Desde o começo, esse capítulo nos mostra o que torna Luffy, o Luffy.
Luffy chama o Shishilian de Shishimamushi. Essa é uma piada recorrente derivada do nome do Nekomamushi, que significa “gato-víbora”, então o Luffy chama o Pekoms de Pekomamushi (peko-peko é uma expressão japonesa para estar com fome). Nesse caso, shishi significa “leão” (com seu nome sendo uma piada com o nome Sicilian), mas o Luffy chama ele de “leão-víbora”.
Além dos Três Mosqueteiros, há ainda vários outros ao fundo. Como esperado da consistência do Oda, nós já vimos todos eles antes.
Na semana anterior, houve a indicação que o Queen teria aplicado partes de ciborgue em mais partes do seu corpo além do seu braço, com um canhão saindo de sua boca. Agora, seu naturalmente grande pescoço de braquiossauro se tornou ainda maior graças ao poder de estendê-lo de forma mecânica, quase como o Inspetor Buginganga, permitindo que ele vá ainda mais longe do que poderia normalmente.
Marco diz para o Zoro “se segurar com um DON!!!” antes de o atirar, sendo assim a mesma expressão icônica que o Tom-sam usava. Dito isso, “fazer algo com um DON” é uma expressão que existe realmente no Japão, então não é algo único do Tom, sendo que o Tom apenas gosta muito de usá-la, o que significa que isso pode não ser nada e o Marco apenas está usando a expressão, mas ainda assim vale ressaltar esse detalhe.
Yamato dá ao Momonosuke o diário de bordo, dizendo que achou esse diário aos pés do castelo do Oden, próximo a um rio, acreditando que alguém protegeu o livro. Mas quem seria essa pessoa? Minha principal aposta é a Toki, tendo jogado pra fora do castelo antes das chamas o consumirem, embora eu me pergunte porque ela não o escondeu em algum lugar ou confiou ele ao Kawamatsu. No meio do caos, talvez apenas não teve tempo para isso.
Quando Oden morreu no capítulo 972, o narrador fala que “E assim terminou a história de uma lenda para ser continuada pelos protagonistas do próximo ato” (note que aqui a palavra continuada está com o mesmo sentido de determinação herdada). Então, Oden contou à Toki que “Daqui a pouco mais de 20 anos, provavelmente haverá uma guerra gigantesca. Terrível o suficiente para dividir os mares. Em outras palavras, daqui 20 anos os protagonistas desta grande guerra irão abrir caminho para um novo mundo!!! Eles são os únicos que podem derrubar Kaido”. Neste capítulo, Yamato confirma que os “protagonistas” que irão suceder Oden na verdade são os piratas da Pior Geração. Isso prova que a Pior Geração é muito mais do que apenas um grupo de piratas, e sim que serão eles os responsáveis pela construção de um novo caminho para o Amanhecer (Dawn). Isso também se conecta com a declaração feita por Morgans no capítulo 901, uma fala que muitas pessoas ignoraram e que acredito estar 100% correta, ele diz que o Rei dos Piratas será um entre aqueles da Pior Geração. Isso inclui Luffy, dez outros piratas e também o Barba Negra, pois ele é considerado parte da Pior Geração! Será bem interessante ver quais os papéis que cada um dos membros da Pior Geração terão em direção ao caminho do Amanhecer.
Semana passada, pensei que aquele que Yamato estava esperando esse tempo todo seria Ace, acreditando que ele iria liderar a Pior Geração (está aqui o porquê dele ter perguntado para o Ace no último capítulo, fascinado pela ideia dessa nova geração). Entretanto, aquele que Roger, Yamato e, até mesmo, Joy Boy estão esperando não é Ace, e sim Luffy. As palavras ditas pelo Chapéu de Palha – são as mesmas que Roger proferiu para Oden – fizeram com que Yamato percebesse que, na verdade, Luffy é a pessoa que eles estavam esperando esse tempo todo. Isso, assim como mencionei na semana passada, explica os títulos dos últimos capítulos “O saquê que preparei para beber com você, Luffy do Chapéu de Palha”, porque aquele que Yamato está se referindo aqui é Luffy, não Ace, e que está o esperando para beber um saquê como um ato de amizade, irmandade.
De fato, essa crença de que Ace seria o responsável por liderar a busca pelo Amanhecer pode até ter sido um dos motivos que o Governo Mundial tinha para executar Ace e também o porquê Barba Branca sacrificou tanto para tentar resgatá-lo, incluindo sua vida. Até mesmo Sengoku disse com todas as letras que Barba Branca pretendia fazer de Ace o Rei dos Piratas, o que prova que ele acreditava legitimamente que Ace era o homem que Roger estava à espera, exatamente como o Rei dos Piratas disse no capítulo 968 e no final do filme Stampede.
O capítulo reforça essa ideia, já que se alinha com a afirmação de Sengoku que Ace iria “liderar uma nova geração de piratas” e por isso ele precisava ser executado. Da mesma forma que Yamato explica aqui que Luffy será o responsável por liderar uma nova geração, a Pior Geração. Ace era o sol que deveria ter trazido o Amanhecer, mas ele faleceu e, mesmo que a sua linhagem sanguínea e a de Roger possa ter sido extinta, Luffy herdou as suas vontades, pois ela não está ligada ao sangue.
O que faz Yamato pensar nisso é algo que conversou com ele. Ace acidentalmente menciona que Luffy contou para ele e Sabo o que pretende realizar no fim dos seus sonhos e Yamato relembra que isso é exatamente a mesma coisa que Oden disse. Para quem não se lembra, isso tem ligação com a cena do flashback de Luffy, onde ele declarou que alcançaria algo, deixando Ace e Sabo de boca aberta e rindo dele. Oda recriou isso com Roger, Oden e Barba Branca, painel por painel (até mesmo Ace e Sabo estão com as bandagens nos mesmos lugares das que Barba Branca e Oden possuíam), e mostrando que Roger pensou exatamente a mesma coisa. Como indicado pelo painel de texto em forma de página, isso está escrito no Diário do Oden e posteriormente foi lido por Yamato. Isso é o que mexe com Yamato, e ele diz que nunca irá rir dessa afirmação, já que isso foi algo que o Rei dos Piratas já fez.
Particularmente, vejo como algo interessante o fato de que essa afirmação é algo que faz as pessoas rirem. Mesmo assim, Ace fala para Yamato que ele não deixará ninguém rir disso. O que é interessante, pois… Roger também riu no fim de sua jornada. Tanto Luffy quanto Roger riram quando fizeram essa declaração, assim como Sabo e Barba Branca. E Ace deixa claro que isso é algo que Luffy quer alcançar ao fim de seu sonho, o que indica que ele precisa se tornar o Rei dos Piratas para isso se realizar. Por um longo tempo acreditei que essa fala era o que Luffy disse para Rayleigh de que ele tem o desejo de se tornar o homem mais livre do mundo, mas com esse capítulo em particular começo a acreditar que é algo mais específico e eu talvez possa ter desvendado. Mas o que seria? Bom, vamos deixar isso para o fim da análise!
A sequência do flashback termina com Yamato presenteando Ace com um Vivre Card… o mesmo que vimos Ace dar para Luffy em Alabasta e serviria para organizar o palco da Guerra de Marineford. Assim, Oda traz um novo contexto para um momento tão importante que ocorreu há mais de duas décadas e tudo isso é feito por meio de um personagem recém-apresentado, é exatamente isso que faz com que eu ame tanto One Piece.
Enquanto a narração de Yamato prossegue, Luffy segue para o topo, quebra as portas e…!!!
Lá em 2008, quando eu tinha apenas 9 anos ou perto disso, eu me lembro de Luffy, Law e Kid se aliando em Sabaody e sentia que aquilo deveria ser um claro prelúdio dos três lutando lado a lado contra um grande inimigo no Novo Mundo, quem sabe até um dos Yonkou.
Ver isso de fato acontecer, 13 anos depois, é nada menos que incrível. O Pior Trio, amparados por Zoro e Killer, também membros da Pior Geração, frente a frente contra metade dos Yonkous a fim de derrotá-los e abrir o caminho para o Amanhecer.
Fico pensando… Toki falou sobre “nove sombras”, que, num primeiro momento, pareciam ser os Nove Bainhas, mas me parece que é algo além disso. Alguns especularam os Nove Chapéus de Palha, mas o Jinbe estraga esse número.
Penso que essas Nove Sombras podem ser os membros da Pior Geração. Se contarmos apenas os capitães e incluir Zoro e Killer na conta dos seus capitães (e não contar o Barba Negra, que é mais ou menos distante de todos esses), então esse número chega a nove.
Caso mais algum deles apareça, nós teríamos Nove membros da Pior Geração em Onigashima, então talvez o número faça relação a isso. Faria sentido, já que Toki falava dessa “nova geração” que Oden contou a ela, a geração que abriria o caminho para o Amanhecer.
Kaido e Big Mom afirmam mais uma vez seu desejo de matar Luffy e o provocam pedindo que ele repita a “bravata”. E, mesmo assim… Luffy apenas os ignora e… vai cuidar de seus amigos. Essa é uma cena monumental para estabelecer a personalidade do Luffy, porque mostra que, nessa situação, ser o Rei dos Piratas não é a sua preferência.
Por mais que seu sonho seja importante, seus amigos são mais importantes que o seu desejo de se tornar o Rei dos Piratas.
Ele nem chega a pensar em fazer a sua famosa declaração, simplesmente ignora os dois Yonkous e corre ao auxílio de Kin’emon para garantir que ele ainda esteja vivo. E penso que isso tem relação com o que ele espera obter no final da sua jornada, algo que vai além até mesmo de se tornar o Rei dos Piratas, algo relacionado com os seus amigos.
Quando olha para o lado, Luffy vê todos os outros Bainhas derrotados. Nenhum grande “DON!!” como efeito sonoro por aqui, apenas silêncio para dar ênfase à tristeza da derrota. Dentre eles, Denjirou aparece deitado e sem movimentos, com uma lágrima escorrendo de seus olhos, envergonhando que seus 20 anos de mentiras e apoio à arrogância de Orochi tenham servido para quase nada.
Kin’emon pede a Luffy que “carregue o País de Wano em suas costas”. Isso é ao mesmo tempo um paralelo com o próprio Oden, que literalmente carregou o País de Wano em suas costas, simbolizado pela cena em que ele corajosamente carrega todos os seus vassalos nas suas costas, mas também um paralelo com a fala do Barba Branca que um dia alguém iria aparecer “carregando nas suas costas todos esses séculos de história”, o que é obviamente uma alusão ao Joy Boy mencionado por Oden.
– Capítulo 576
Com um pedido de Luffy, Law transporta os Bainhas para algum lugar seguro junto dos minks. Perceba que ele nem mesmo criou uma Room, então provavelmente ele já tinha feito uma antes em preparação para uma situação desse tipo.
Dentre os Piratas das Feras abismados pelo poder do ataque do Kaido, há um com uma jaqueta escrito “2ITA”. Esse é um trocadilho, já que “dois” que pode ser lido como “tsu” em Japonês, criando então “tsuita”, ou “lá vem ele” (ou “ele chegou”!).
Inflamado pela memória de todos que o levaram até esse ponto, Luffy carrega um ataque poderoso e o direciona à Kaido, trazendo ele ao chão… RED ROC!! Esse ataque é uma versão mais poderosa do Red Hawk, sendo basicamente um Red Hawk com o Gear Third para deixá-lo gigante.
Roc é uma criatura mítica que toma a forma de um gigantesco pássaro, parece como uma águia, porém maior, então faz sentido que um golpe parecido com o Red Hawk, porém maior, seja chamado de Red Roc.
O kanji para Red Hawk pode ser traduzido para “Pistola do Punho de Fogo” (uma mistura do Ace do “Punho de Fogo” e do ataque do Luffy, “Gomu Gomu no Pistol”). Já Red Roc é bastante simples: um kanji é adicionado antes de “fogo” para termos então “fogo eterno”, tornando então a leitura de Red Roc como “Pistola do Punho do Fogo Eterno” [KANJI].
Isso demonstra mais uma vez aquilo que venho mencionando ao longo de todo esse capítulo: Luffy é aquele que herdou o propósito do Ace, e que ele está socando o Kaido no seu lugar, então usar um punho de fogo não poderia ser mais apropriado.
Sobre esse ponto, embora o capítulo não tenha falado nada sobre a Determinação dos D., ele está nos mostrando esse propósito herdado em ação, com Luffy conseguindo aquilo que Ace não conseguiu: desafiar Kaido para uma briga na tentativa de ajudar a levar o País de Wano para o seu Amanhecer e assim começar a criar o caminho para o Amanhecer do mundo.
Luffy está até mesmo batendo no mesmo lado em que o Ace bateu na estátua do dragão!
Esse painel é bastante similar ao que Luffy derrota um Pacifista logo após chegar em Sabaody, o que mostra o progresso insano pelo qual Luffy passou. Depois do timeskip, Luffy se tornou capaz de derrotar essa monstruosa criatura que antes derrotou toda a sua tripulação com um único golpe, mas agora ele foi além disso e é capaz de derrubar um Yonkou!!! Também é bastante apropriado que esse seja um avanço na versão do Gomu Gomu no Pistol, o primeiro ataque do Luffy no início da jornada, usado #Capítulo 1, nos mostrando o quão longe ele chegou durante todo esse tempo.
Falando em paralelos, a silhueta do Luffy, do cabelo à posição das mãos, assim como a capa, parece bastante com a silhueta que Otohime visualizou quando estava falando sobre o homem que poderia, um dia, guiar Shirahoshi na mudança do mundo ou, em outras palavras, o Joy Boy que Oden também estava esperando. Luffy está realmente começando a se encaixar mais e mais nesse papel à medida em que os capítulos são lançados!
E, além disso, essa mesma silhueta se assemelha muito com o Shanks entregando seu chapéu ao Luffy, o que nos mostra que ele realmente começou a se tornar um homem de seu nível! Luffy está ascendendo ao momento em que se torna alguém que está no nível de um Yonkou… não, até superior a um! Para se tornar o Rei dos Piratas!!!
E se você precisa de mais alguma evidência de que isso é uma clara amostra de Luffy herdando a vontade de Ace, o último balão, no final do capítulo, é uma referência direta ao que Ace disse ao Luffy lá atrás, em Alabasta. E que referência!
O que há ao fim do sonho de Luffy?
Então, vamos voltar a isso. Como mencionado anteriormente, Yamato menciona nesse capítulo que, de acordo com Ace, Luffy disse o mesmo que Roger, o que deixou Yamato tão fascinado com Luffy e o fez esperar por tanto tempo. Mas… o que é essa fala? A esse ponto, fica bem claro que isso não é algo simples como “Eu quero ser o Rei dos Piratas”, especialmente porque o nome “Rei dos Piratas” foi dado a Roger pelo mundo, e não é um objetivo específico que ele poderia alcançar naquela época.
Por um bom tempo, eu pensei que esse objetivo pudesse talvez ser o que Luffy disse a Rayleigh em Sabaody: que ele quer ser o Rei dos Piratas não porque quer comandar algo, mas porque o Rei dos Piratas é o homem com mais liberdade no mundo. Eu honestamente acredito que no fundo esse é o verdadeiro sonho de Luffy, esse foi o sonho do Roger e, da mesma forma, um dia foi o sonho de Joy Boy, um desejo que tem sido herdado através dos séculos, fazendo seu caminho até Luffy. Entretanto, por mais que eu sinta que esse é o sonho de Luffy, o que ele fala e Ace deixa bem claro neste capítulo é que há algo “no final desse sonho”. Então, o que seria isso?
Vamos voltar à cena original onde Luffy fala sobre esse objetivo pela primeira vez. Ele fez essa grande declaração na frente de Ace e Sabo. Mas… o que é que acontece um pouco antes de Luffy fazer essa proclamação? Como Ace e Sabo decidem agir baseado nisso?
Eles brindam com saquê.
Em outras palavras, eu penso que o objetivo no final da jornada do Luffy é compartilhar um copo de saquê com os outros. Ou, por outra: Eu não acho que seja exatamente esse o seu objetivo, mas algo mais simples, como dar uma festa para o mundo inteiro, ou para pessoas de todo canto do mundo. E o que acontece durante uma festa é justamente o compartilhamento do saquê, como já vimos ao longo da série.
Luffy adora festas. Quando Jinbe entrou oficialmente no bando ele queria ter compartilhado saquê com os outros, mas desistiu para fazer isso depois. E, se ele já está ansioso para a festa ao final de Onigashima, imagine o quanto ele não deve estar para a festa após Laugh Tale.
A ideia de “EU QUERO ME TORNAR REI DOS PIRATAS PARA FAZER UMA FESTA COM TODAS AS PESSOAS DO MUNDO!!” parece extremamente ridícula, mas, quando levamos em consideração o Luffy… simplesmente faz sentido, justamente porque é algo que ele ama tanto.
Além disso, essa ideia faz sentido porque o próprio Oda é uma pessoa que adora festas e também dar festas na vida real para seus amigos e familiares. Ele foi além e já disse inclusive que adora desenhar cenas de festas, e que essas estão entre as suas cenas favoritas de toda a série. Então, faz bastante sentido que isso esteja também presente no sonho do Luffy.
E realmente faz todo o sentido. Desde o Capítulo 1, Luffy sempre se admirou ao ver os Piratas do Ruivo festando e compartilhando copos de bebida. É algo que Luffy ama de coração. Algo que, desde a sua infância, olhando as pessoas que ele mais admirava, ele sonhava em fazer com outras pessoas. Então, faz sentido o Luffy querer uma grande festa com o mundo inteiro.
Isso também explicaria por que Shanks disse ao Rayleigh (como vimos no flashback em Sabaody) que “Luffy disse as mesmas palavras que o capitão”. Provavelmente, Luffy deve ter repetido isso para Shanks e sua tripulação depois de vê-los em festa, então Shanks resolveu contar ao Rayleigh que Luffy falou aquela mesma coisa que o Roger costumava dizer.
Há outro ponto que me vem à mente quando penso nisso: Stampede é provavelmente o filme mais importante de One Piece já feito.
Pela primeira vez, não tivemos um filme composto de boas cenas não-canônicas e fillers, mas sim um filme com muitas dicas para o final da série, muitas das quais eu acho que as pessoas ainda ignoram completamente.
Algumas já tiveram a sua confirmação no mangá, como a revelação de “Laugh Tale”, mas eu acredito piamente que há mais coisas que ainda não foram totalmente explicadas.
E, dentre essas, há uma cena em particular que chamou muito a minha atenção – e que me lembro que foi motivo para bastante discussão na comunidade: nessa cena, o antagonista Bullet afirma que, para se tornar o Rei dos Piratas, acabou cortando relações com todas as pessoas de sua vida, uma vez que vê os fracos apenas como fardos – algo que, segundo ele, havia enfraquecido tanto Roger quanto Barba Branca.
Ele diz que Luffy deveria se livrar de alguém como o Usopp, mas Luffy responde, confuso: “O que diabos você está falando? Se eu me livrar dos outros, com quem é que eu vou comemorar? Você é um idiota?!”. Essa frase parece simplesmente Luffy sendo Luffy, mas para ele, não ter com quem comemorar parece algo fundamentalmente idiota e que esvaziaria o sentido do título de Rei dos Piratas.
Então, isso seria mais um ponto de apoio para essa ideia: uma grande festa é o verdadeiro objetivo que Luffy espera conquistar ao final da sua jornada, por isso é tão importante para ele ter outras pessoas com as quais ele pode comemorar.
Esse é o sonho que tanto Luffy quanto Roger estavam buscando ao final de suas jornadas.
Roger tinha a mesma filosofia. No fim de sua jornada, após encontrar o One Piece, podemos ver no capítulo 968 que ele deu uma grande festa com o seu bando, onde todos festejaram, cantaram, riram e bebiam para celebrar a vitória do Roger por chegar ao fim do mar e entender o que o tesouro One Piece realmente é. E finalmente, Oden testemunhou Roger realizando a mesma meta no fim do seu sonho, como tinha declarado para ele. Como Barba Branca disse, isso é algo que uma criança diria, festejar com os outros, ainda sim para o Roger isso significa muito mais.
O que este capítulo provou acima de tudo é que o mais importante para o Luffy são os seus amigos. Seu principal objetivo é se tornar o Rei dos Piratas, sim, mas o que ele mais espera é a festa que ele pode fazer com seus amigos depois disso. E é por isso que seus amigos são tão importantes para ele, até mesmo podendo ser mais importantes que o seu sonho de se tornar o Rei dos Piratas. Porque se ele não tiver nenhum amigo… com quem ele vai celebrar? Qual diversão teria se não tivesse amigos para compartilhar?
E voltando para o capítulo, Ace fala para Yamato sobre esse objetivo que o Luffy tinha e Yamato diz que ele realmente admira isso, porque esse homem que ele também admira, Roger, uma vez disse a mesma coisa. E para isso Ace responde: “Talvez, um dia eu deveria sentar com ele e o Luffy para beber!”. Nesse caso, Ace está descrevendo a mesma coisa. brinde com saquê, assim como ele fez com Luffy e Sabo no passado.
E isso é exatamente o que o Yamato estava esperando, todo esse tempo, brindar saquê com o Luffy. Porque é o objetivo final do sonho do Luffy que ele admira e respeita tanto. Yamato quer se juntar ao Luffy para ver o mundo com ele, para vê-lo crescer, e ver nele o que o Oden viu em Roger. Yamato é movido pelo objetivo do Roger e do Luffy, festejar com todos no mundo e “brindar saquê” com tantas pessoas. Colocando em simples palavras, o que Yamato estava esperando todo esse tempo é…
O Saquê que eu Preparei Para Beber com Você, Luffy do Chapéu de Palha.
E aí gente, o que acharam do capítulo 1000?
Pelas minhas espectativas o capítulo foi muito bom o/
Podemos ver onde o Luffy chegou, e esse capítulo divide muitas águas, o que virá será sem precedentes!
Mas é isso, nos vemos no próximo HDO galera, valeu!
POR FAVOR, discutam sobre as ideias e RESPEITEM as opiniões dos outros. Isso é muito importante.
VOTEM NA ENQUETE!
Como sempre, qualquer erro, por favor, informem por e-mail em [email protected] ou pelo fale conosco (é mais fácil de filtrar)! A ideia é que fique tudo o mais correto possível!
Comentários
REGRAS DOS COMENTÁRIOS
ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!
Não é permitido e será punido com BAN:
- Flood/ Chat;
- Insultos a qualquer um;
- Discussões políticas locais;
- Comentários racistas;
- Comentários homofóbicos;
- Discurso de ódio ou bullying;
- Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
- Comentários ou respostas duplicados;
- Spoilers intencionais;
- Nicks impróprios;
- Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
- Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
- Linguajar impróprio
- Não postar links
- Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)