Em 16 de maio, o website oficial do One Piece lançou a primeira de uma série de entrevistas com os dubladores dos Chapéus de Palha, comemorando o lançamento futuro do One Piece: Filme Gold. A entrevista foi postada na seção especial do website como parte da coluna “‘É pra valer!’ do Usopp”, na qual Kappei Yamaguchi – dublador do Usopp – compartilha informações de dentro sobre eventos e assuntos recentes. E ele começou essa série de entrevistas com um convidado especial: ele mesmo. Venham apreciar esta entrevista exclusiva em português traduzida pelo Brazillian Cara da Opex.
Kappei Yamaguchi: E aí, pessoal! Vocês notaram?! O “‘É pra valer!’ do Usopp” agora virou o “‘É pra valer!’ do Usopp GOLD” por tempo limitado! Muito bem, meus oito mil subordinados! Hora de empolgar com o lançamento do One Piece: Filme Gold com todo o esplendor e grandeza que pudermos!
Dessa vez, o segmento vai realizar uma série de entrevistas com os dubladores do bando dos Chapéus de Palha para celebrar o filme que está chegando. Não tem ninguém do meu lado ainda, mas quem mesmo vai ser o primeiro convidado?
Voz dos céus: É você, Kappei.
Kappei: O qu—hein?! E também sou eu quem vou me entrevistar?! *rindo* …ah, espera. Temos outro entrevistador. Ufa… Pois bem, vamos começar!
Por favor, comece compartilhando alguma anedota, ou comentando como se sentiu quando soube que iria dublar o Usopp.
Kappei: Na verdade, eu havia feito o teste para o papel do Luffy, mas não fui selecionado. Só que mais tarde, recebi a proposta para dublar o Usopp, e fiquei surpreso. Eu já estava lendo o mangá desde o início da publicação e era muito fã, então fiquei bastante feliz com a notícia, mas… eu tive alguma hesitação. “Sério, o Usopp?!” perguntei para mim mesmo. Na época eu ainda não havia feito muitos papéis como o do Usopp, e até quando lia o mangá, ele era o único personagem para quem não conseguia imaginar a voz certa. Então, acho que fui construindo o personagem à medida que fui interpretando ele. E agora, consigo entrar no personagem do Usopp sem problema nenhum.
Então você gradualmente foi chegando ao Usopp ideal, à medida em que foi dublando o personagem ao longo de todos esses anos.
Kappei: Sim, mas de certa forma não. Afinal, o One Piece já está por aí há um bom tempo. Certa vez ouvi do Oda que quando ele pensa em falas para o Usopp, ele imagina como eu as diria. Acho que acabamos influenciando um ao outro.
Na sua opinião, qual é o charme do Usopp?
Kappei: Ele é o personagem mais humano. O One Piece é uma série com um monte de personagens sobre-humanos, mas o Usopp é o mais “normal” e que mais podemos entender no meio de toda aquela gente maluca. As crianças gostam de personagens fortes como o Luffy e o Zoro, mas o Usopp é o personagem em quem você mais pode se projetar. Ele é a ponte que conecta o mundo de One Piece com o mundo real.
Qual a sua fala favorita do Usopp?
Kappei: Hmm… Tem tantas que fica difícil escolher só uma, mas vou com uma de Water Seven, em que ele disse ao Franky:
“Eu já sabia disso tudo. Eu sabia!!! Eu sabia que o Merry estava acabado!!!”
Essa me fez uma impressão forte que dura até hoje. Só de pensar como o Usopp sabia que o Merry não podia mais velejar… é de partir o coração. Gostei muito.
Qual o seu ataque favorite do Usopp?
Kappei: Essa é outra difícil… de tempos em tempos, essa vive mudando. Antes eu gostava mais do “Usopp Wagomu!” (Elástico do Usopp). É um ataque que só serve para distrair. *rindo* Mais recentemente, achei bacana o “Midori Boshi: Impact Wolf” (Estrela Verde: Lobo de Impacto). Esse aparece na abertura Hard Knock Days, e ficou bem legal! Mas eu adoro todos os ataques do Usopp, já que eles são um reflexo do personagem dele naquele momento. Tipo, quando ele usou um truque sujo como o Ketchup Boshi (Estrela de Ketchup) na luta com o Luffy e disse “É assim… que eu luto!!!”. Era assim mesmo, e isso refletiu o estado dele naquela época.
Ele tem mesmo vários ataques.
Kappei: Ele tem um montão! Eles ficam todos guardados na bolsa do Usopp, juntos com os sonhos dele ♪ A maioria são sementes e ovos podres. *rindo*
Há algum personagem que você gostaria de interpretar, além do Usopp?
Kappei: Desconsiderando se é possível ou não, ver o Fujitora recentemente me deu vontade de interpretar personagens maduros e legais como ele algum dia. Isso foge um pouco da pergunta, mas vendo o (Toru) Furuya interpretando o Sabo me fez querer assumir o tipo de abordagem dele para atuar. E nessa mesma linha, eu também gosto como o (Hiroshi) Kamiya interpreta o Law. Ah! Tem sim um tipo papel que eu quero fazer! Mas meio com base em um coadjuvante bem obscuro.
Você está falando do…?
Kappei: Ele não apareceu no anime ainda, mas um personagem como o Bariete, do arco de Zou? *rindo* Mesmo nos episódios em que o Usopp não estiver por perto, tenho toda a intenção de continuar na série, na sutileza! *convencido*
Agora, gostaríamos de fazer algumas perguntas sobre o One Piece: Filme Gold. Quais foram suas impressões após ler o roteiro?
Kappei: Strong World e o Filme Z tinham uma atmosfera bem próxima à do mangá, mas o Filme Gold me parece bem… diferente? Acho que um ponto bem forte dessa história é a sua originalidade. O cenário moderno e sofisticado faz parecer que é um filme de Hollywood, e ele não segue o padrão de nenhum dos filmes anteriores, então teve um ar bom de novidade na leitura.
Em tempos recentes, raramente vemos todos os integrantes dos Chapéus de Palha unidos, então como foi participar do processo de dublagem com todos novamente?
Kappei: É bastante divertido quando estão todos juntos! Isso me fez perceber que todos temos nossas posições únicas quando se trata do trabalho no One Piece. Mas também posso dizer que, com a história dividindo o bando em dois grupos, é interessante assistir como cada grupo tenta compensar os membros ausentes — as posições vazias — com os membros que estão presentes. No Filme Gold, senti que ter os nove Chapéus de Palha reunidos ajuda de uma certa forma a cobrir as fraquezas do time. Quanto à dublagem do filme, ela foi tão tranquila e natural que você nem iria acreditar se eu dissesse que ficamos separados por tanto tempo. Mas quando a gente vai conversando normalmente, eu penso de vez em quando que é isso mesmo — nesse momento, sinto que somos de novo o bando dos Chapéus de Palha.
Este filme tem um elenco incrível de atores convidados.
Kappei: Tem mesmo! Eu não pude participar do processo de dublagem com todo mundo, então espero poder assistir completo e curtir de verdade o trabalho.
Na sua opinião, qual é o destaque do filme para o Usopp?
Kappei: No anime e nos filmes anteriores, cada integrante dos Chapéus de Palha tipicamente enfrenta cada membro do time dos vilões, até o Luffy enfrentar o chefão no final. Dessa vez as coisas são diferentes. Acho que assistir a batalha estratégica de times vai ser uma satisfação.
Compartilhe uma opinião sobre o filme.
Kappei: Com a duração que cada episódio no anime possui, tanto o elenco quanto os fãs já estão se vendo com o arco em Dressrosa há mais de dois anos e meio. Mas isso deve tornar esse filme um refresco ainda maior. Do jeito como o Doflamingo era poderoso, tenho certeza que a audiência também estava se sentindo meio sufocada com a Gaiola há algum tempo. O Filme Gold, deslumbrante em várias camadas, vai ser a maneira perfeita de extravasar com tudo essa frustração. *rindo*
Finalmente, o que tem achado desta coluna?
Kappei: Foi graças a essa coluna que eu pude visitar tantos lugares diferentes, e me divirto bastante. Tem sido um prazer enorme. Quando penso como é provavelmente graças ao Usopp que tive a oportunidade de trabalhar aqui, me sinto ainda mais feliz de estar dublando ele.
Alguma cobertura específica deixou uma impressão maior em você?
Kappei: Várias delas. Eu fui um dos primeiros a assistir O Show One Piece Premier da Universal Studios Japan, e pude visitar o Baratie e a Torre One Piece de Tóquio múltiplas vezes. Acho que fiquei mais surpreso quando recebi uma oferta para criar um anúncio para Torre One Piece de Tóquio. Também adoro modelos, então me diverti com o Ura Zoukei Ou (um dos Figure Colosseums da Banpresto).
Há algo em particular que você gostaria de cobrir no futuro?
Kappei: Vamos ver… queria continuar fazendo coberturas sobre figures,. Mas francamente, queria mesmo aprender a fazer uma. Quem sabe uma cobertura de experiência, mais mão na massa!
Agradecemos por todos os seus comentários, Kappei!
Comentários
REGRAS DOS COMENTÁRIOS
ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!
Não é permitido e será punido com BAN:
- Flood/ Chat;
- Insultos a qualquer um;
- Discussões políticas locais;
- Comentários racistas;
- Comentários homofóbicos;
- Discurso de ódio ou bullying;
- Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
- Comentários ou respostas duplicados;
- Spoilers intencionais;
- Nicks impróprios;
- Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
- Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
- Linguajar impróprio
- Não postar links
- Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)