Entrevista com o Artur, do The Library of Ohara

Conheça a mente por trás do Haki da Observação!

Por COMENTÁRIOS

Fala pessoas! Bão?

Hoje temos um post especial, principalmente para quem acompanha nossa série “Haki da Observação“, aquele post que vem logo após qualquer mangá lançado, fazendo uma análise detalhada do capítulo, balão por balão.

Pois é, depois de algumas trocas de e-mails e muita boa vontade do dedicado Artur, conseguimos uma entrevista com o homem! O Artur foi absurdamente humilde e prestativo, e se mostrou bastante feliz por saber que o público brasileiro, aqui da OPEX, tem um carinho tão grande pelo trabalho dele, enchendo sempre os posts do HDO com discussões saudáveis e teorias embasadas pelas informações que ele nos deixa.

Dito isso, a entrevista teve perguntas formuladas por nós da OPEX, juntas também de algumas enviadas pelos fãs. Deixamos claro que algumas perguntas feitas por vocês, apesar de muito boas, tocavam em assuntos do mangá/anime e opiniões pessoais com relação a história da obra, e acabamos optando por não incluí-las pois estas visões do Artur já estão disponíveis no HDO e, caso não estejam, serão publicadas por ele mesmo em outros posts futuros. A entrevista era mais sobre o próprio Artur, então decidimos escolher as perguntas seguindo este critério, tranquilo?

Sem mais enrolações, vamos à entrevista com a mente por trás do HDO, o Artur, do The Library of Ohara!


O The Library of Ohara é o site (em inglês) do Artur, aonde ele compila informações do universo de One Piece

OPEX: Qual a motivação por trás do The Library of Ohara?

ARTUR: Bem, eu imagino que seria o que me motivou a criá-lo. Sendo direto, foi basicamente o meu amor por One Piece, mas mais importante, a minha vontade de dividir esse sentimento. Havia tantas coisas sobre as quais eu queria falar, mas não tinha a plataforma pra falar eficiente sobre. Foi assim que decidi criar um plano para depois criar o site. Pensando direito agora, eu fico surpreso por ter de fato continuado com o plano, já que parecia uma ideia tão doida, mas de alguma forma tudo deu certo e estou feliz por ter seguido com aquela ideia maluca.

OPEX: Pode nos dar mais detalhes sobre a criação do Chapter Secrets (Haki da Observação)?

ARTUR: A inspiração em si é que havia um canal no YouTube que fazia análises de video games, e então eu pensei que poderia fazer o mesmo com capítulos de One Piece. Eu já tinha alguns outros projetos no Library of Ohara naquela época, então o Chapter Secrets foi só algo que acabou pegando. O nome meio que só surgiu, não vou mentir, haha.

OPEX: Como é saber que seu trabalho já chegou tão longe?

ARTUR: É realmente difícil de me acostumar com isso, mantendo um sentimento de humildade e motivação, sendo que ao mesmo tempo é muito fácil ser dominado pela popularidade. A melhor forma que achei de lidar com isso é só não deixar subir a cabeça e seguir agindo como sempre agi. No final, eu ainda faço tudo por pura paixão e a parte importante é que eu ainda curto o que faço!

OPEX: Como você conheceu One Piece? Você começou pelo mangá ou pelo Anime?

ARTUR: Pelo mangá, mas eu era incrivelmente criança na época, então eu só tenho uma leve memória disso. Eu lembro de ver umas cenas distintas no mangá quando criança e de continuar lendo os capítulos semanais apesar de não ter lido tudo ainda, e só depois que eu pude me atualizar com o anime. Desde então eu gastei bastante tempo relendo o mangá e reassistindo o anime.

OPEX: Você ama qualquer outro mangá ou anime da mesma forma que ama One Piece?

ARTUR: Definitivamente não. Eu tenho alguns favoritos que realmente amo, mas One Piece está em outro nível. Dito isso, eu acho que outras séries podem ser especiais para mim por motivos diferentes de One Piece, já que cada série é única. Algumas têm um espaço especial em meu coração, mas, no fim, não há outra série (ou franquia, pra ser sincero) que eu ame mais do que One Piece.

OPEX: Alguns dos leitores brasileiros estão realmente curiosos quanto ao cara que escreve o Chapter Secrets (Haki da Observação). Então, você poderia nos falar um pouco mais de você?

ARTUR: Bem, não tenho lá muita coisa pra falar, na real. Sou só um cara de 20 anos com uma paixão gigantesca por One Piece e que também ama outros mangás e video games, entre outras coisas. No fim, sou apenas um fã de One Piece como qualquer outro!

Trecho extraído do Chapter Secrets (Haki da Observação) do capítulo #929

A partir daqui, todas as perguntas foram enviadas pelos leitores do HDO. Nós informamos o Artur de que estas perguntas foram enviadas por vocês. =)

OPEX: Quantas vezes você lê cada capítulo?

ARTUR: Eu costumava reler muitas e muitas vezes pra fazer o Chapter Secrets, mas com o tempo eu fiquei muito bom em pegar os detalhes com apenas algumas relidas. Dito isso, eu ainda volto em alguns capítulos várias e várias vezes, seja por estar pesquisando ou por interesse próprio mesmo.

OPEX: Qual sua relação com a cultura japonesa, já que você consegue capturar até mesmo as menores referências, como detalhes arquitetônicos?

ARTUR: Com o tempo eu desenvolvi uma paixão gigante pela cultura japonesa. É meio inevitável, considerando que o Japão é responsável por basicamente tudo que eu gosto e que me diverte. Ainda assim há uma fascinação pessoal por quão única é a cultura, os costumes e a forma como vivem. É por essa fascinação que eu passei muito tempo buscando informações da cultura japonesa e de seu idioma, o que está me ajudando bastante agora que estamos em Wano. Eu espero ir passar um bom tempo no Japão muito em breve, então torçam por isso.

OPEX: Se você tivesse a honra de tomar um café com o Oda, durante toda a tarde, sobre o que você falaria com ele?

ARTUR: Levando em consideração que se trata de um cenário hipotético, a resposta óbvia seria perguntar coisas relacionadas ao mangá (“Qual o nome dessa fruta?” ou “Qual a idade desse personagem?”) mas isso obviamente não é pergunta que se faça em uma situação tão íntima. Obviamente seria algo penoso tanto para mim quanto para o Oda. Em vez disso, se eu pudesse, o que eu mais gostaria de conversar com o Oda caso surgisse uma situação dessas, seria sobre mangás como mídia, sobre como são usados e como evoluíram. O Oda tem uma grande fascinação por esse tema, ele já reforçou isso em várias entrevistas, então considerando que eu compartilho desse interesse, eu adoraria conversar isso.

OPEX: Quantas vezes você releu One Piece?

ARTUR: Eu já perdi a conta, sinceramente. Eu já reli incontáveis vezes quando mais jovem e tento reler tudo de tempos em tempos. Eu diria que provavelmente umas 15 vezes ou um pouco mais, mas eu definitivamente parei de contar depois de um ponto. Claro que alguns arcos ou capítulos eu reli várias vezes de forma isolada, mas obviamente não botei isso na conta.

OPEX: Você é o Oda?

ARTUR: Talvez…

OPEX: Você é a mãe do Luffy?

ARTUR: Não, meu nome não é Crocodile.

OPEX: Você caga? Yohohoho…

ARTUR: Sim.


Capa do último HDO lançado aqui na OPEX. Dê uma chance e clique para ler!

E é isso, pessoas!

Essa foi nossa entrevista com o querido Artur, esse cara SUPEEEER gente fina que reservou uma parte do seu tempo para conversar conosco, mesmo estando nesse período de natal/ano novo/férias. Nas conversas que tivemos, ele se mostrou absolutamente honrado pelo apoio de vocês, leitores brasileiros, e ficou muito feliz por saber que mesmo em outro país, com outro idioma, o trabalho dele ainda repercute tão positivamente.

Se você gostou da entrevista, curte o trabalho dele, e está com vontade de ter um contato mais direto com ele, tem duas formas: Primeiro, através do twitter do Artur, e também pela página no Patreon do The Library of Ohara. Pelo Patreon vocês podem doar qualquer valor para essa iniciativa e contribuir para o crescimento do site, de forma a incentivar o Artur a continuar com esse trabalho fantástico. Reconhecimento é sempre bom!

Fica aqui, como todas as vezes, nosso eterno agradecimento a esse conteúdo tão único disponibilizado por ele, que enriquece tanto a fanbase de One Piece, semana após semana. O cara não é subordinado do Kaidou, mas ele é fera! (Desculpem…)

Ah, e vou agradecer novamente a todo mundo que está acompanhando o HDO conosco, aqui na OPEX. Fiquem tranquilos que em 2018 o HDO foi um sucesso, então 2019 terá HDO toda semana que tiver mangá!

E um agradecimento final à Pripa, que ajudou demais nessa entrevista e está aí toda semana na tradução do HDO também. =)

Comentem com o que acharam da entrevista e nos vemos no HDO #930!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)