Entrevista com Hidenori Arai e Tadashi Jinbo

Por COMENTÁRIOS

hidenoriJinbo01

Hoje a Opex traz a primeira das duas partes de uma entrevista com Hidenori Arai, responsável pelos efeitos sonoros do anime do One Piece, e o diretor musical/engenheiro sonoro, Tadashi Jinbo.

Hidenori Arai, conhecido por seu papel importante no anime do One Piece, também trabalhou em outras séries como Dr. Slump, Dragon Ball (incluindo o original, Z, GT e o recente filme Dragon Ball: a Batalha dos Deuses) e muitos outros animes, além de jogos como Soul Calibur II.

Segue abaixo uma compilação de algumas das respostas do Arai e do Jinbo às perguntas do Kappei Yamaguchi (o dublador do Usopp), tiradas da entrevista original na íntegra. Vamos tratar YHidenori Arai por Arai e Yamaguchi por Y: e Tadashi Jinbo por Jinbo.

Hidenori Arai: Efeitos Sonoros

Y: Quais são os diferentes trabalhos na produção de um anime?

Arai: Bem, a fundação principal da animação são os desenhos que compõem a história, mas todo o resto é o som. Temos as vozes dos dubladores, a criação dos efeitos sonoros, que é o que eu faço, e a “Seleção Musical” do Jinbo. Tem vezes em que a dublagem é feita sem a arte. Mas mesmo assim, precisamos criar os efeitos sonoros.

Y: Então você já trabalha no One Piece desde que a série começou, quinze anos atrás, mas há quanto tempo você trabalha com efeitos sonoros?

Arai: Tenho trabalhado nisso desde que tinha 20 anos, então já devem ser 38 anos? Não posso bem dizer com qual série eu comecei, mas um dos meus primeiros trabalhos foi com o Dr. Slump. Depois desse trabalhei no Dragon Ball, em seguida foi o Z, e então… trabalhei em Gu Gu Ganmo.

Y: Como você faz para criar sons?

Arai: Bem, temos por exemplo o som de algo esticando (como o Luffy), que é feito com um berimbau de boca. Em princípio, quando se coloca uma régua de plástico em uma rachadura e ela volta, ela faz um “boing”, certo? Esse é o som. Mas eu não faço todos eles; tem alguns sons básicos que os veteranos criaram ao longo do tempo, e eu dou o meu próprio toque a eles.
Há vezes em que o som é totalmente criado no sintetizador, mas há outras em que misturamos o som do sintetizador com um som natural. Em Dragon Ball, por exemplo; lembra-se do som que as esferas faziam quando brilhavam? Aquele que você ouvia o tempo todo no começo? Quando se passa a mão em uma garrafa de vinho com um pouco de água, o som criado é similar. E então você sintoniza esse som com o harmônico do sintetizador. É tudo questão de ter um ouvido para a música. Para aqueles de vocês que pretendem entrar na área de efeitos sonoros, sugiro muito tocar um instrumento! Especialmente um instrumento de cordas, porque com as cordas é possível tocar os três elementos essenciais da música: melodia, harmonia e ritmo.

hidenoriJinbo02

Mas com os computadores de hoje em dia, há menos profissionais que conseguem criar sons por conta própria. Para aqueles que trabalham desde o período analógico, há mais sons originais disponíveis. Eu até uso fitas para o processo de produção, por exemplo quando mudo a velocidade de rotação, ou quando quero inverter um som.

Tadashi Jinbo: Engenheiro Sonoro

Y: Como realmente funciona o trabalho da “Seleção Musical”?

Jinbo: É mais ou menos assim: enquanto dou a olhada no roteiro e na arte, eu sigo as orientações dadas pelo diretor, como “Use algo dando a sensação de que o Chinjao está furioso”, e vou escolhendo as músicas compostas pelo Kyohei Tanaka e os outros compositores que combinem com essas “Linhas Musicais (direção)”.

hidenoriJinbo03

Y: Como você faz quando precisa encomendar novas músicas dos compositores?

Jinbo: Geralmente, encomendamos cerca de 50 trilhas para um programa de televisão. Isso inclui aquelas que tocam no título, na chamada do intervalo…
Em séries que duram por bastante tempo, como One Piece, ocasionalmente adicionamos trilhas novas ao decorrer do tempo, ou usamos músicas dos filmes. A maior parte do tempo, tudo depende do caso. Nós não pedimos músicas novas para cada episódio, mas quando eu quero um tema para um personagem novo, como o Law, eu peço a eles para compô-lo.

hidenoriJinbo04

Foi assim também com o Fujitora, o Doflamingo, e a música acompanhando a dança de flamenco. E quando a trilha nova está feita, eu a adiciono conforme as instruções do diretor. A Toei Animation funciona de um jeito um pouco diferente dos outros estúdios; em outros lugares, se eu fosse o Diretor Sonoro, sou eu quem estaria escohendo as músicas que gostaria que fossem usadas, não o diretor. A forma como a Toei atua está mais próxima do trabalho feito em filmes. One Piece é especial assim.

Por: Brazilian Cara

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)