Entrevista com Compositor do Filme Gold

Por COMENTÁRIOS

Em 14 de dezembro, o site oficial do One Piece lançou uma entrevista com Yūki Hayashi, compositor da trilha sonora do Filme Gold. Hayashi já compôs músicas para um vasto leque de mídias, incluindo seriados de TV, animes, jogos, filmes e programas comunitários. Os animes mais notáveis em que ele trabalhou incluem Haikyū!! e Boku no Hero Academia. Vamos a mais uma tradução do Brazillian Cara da Opex:

Kappei: Para comemorar hoje o lançamento do Blue-ray e DVD do Filme Gold no dia 28 de dezembro, estamos aqui com Yūki Hayashi, compositor da trilha sonora do filme. Muito prazer, e mal posso esperar para começar nossa conversa!
Hayashi: Obrigado por me receber!

Kappei: Para começar, você notou alguma mudança ou reação à sua volta depois que o Filme Gold entrou em exibição?
Hayashi: Nem tanto à minha volta pessoalmente, mas eu tenho amigos músicos que participaram da performance, e ficaram muito felizes. O flautista que tocou o shakuhachi me contou que levou o filho para assistir o filme.

Kappei: É sempre uma alegria saber quando aqueles que participaram do processo de produção se divertiram.
Hayashi: Sim, verdade. Nada me deixa mais feliz que saber que eles se divertiram trabalhando.

Kappei: A trama do Filme Gold é como se fosse meio que uma história paralela, e isso em conjunto com a música deu ao filme um clima completamente diferente dos anteriores, tornando a experiência agradável. Você teve alguma dificuldade específica ao colaborar para uma série que já dura quase vinte anos?
Hayashi: Trabalhei mais ou menos simultaneamente com o processo de dublagem, então foi um pouco desafiador ter um bom entendimento do fluxo visual pelos storyboards, mas fora isso foi normal. Eu também considerei um pouco se deveria dar meu próprio tom às composições, ou torná-las parecidas com as do Kōhei Tanaka (compositor usual do anime). Mas concluí que eu não deveria compor se fosse apenas para imitar o estilo dele, então segui meu próprio estilo para expressar o mundo de One Piece.

Kappei: Compor trilhas sonoras parece ser bem difícil. Você pode fazer como quiser quando é uma canção sua, mas a música de fundo está lá para dar suporte à história. Ela torna a narrativa mais empolgante, mas não pode ser o centro das atenções. E mesmo assim, você conseguiu um bom equilíbrio para incluir seu próprio tom.
Hayashi: Não acho que a função da música seja enfatizar os visuais, mas a música e os visuais têm igual importância. Há vezes em que, ao invés de ser só uma soma de fatores, surgem momentos de multiplicação, e conseguir criar esses momentos me dá uma alegria enorme. Então não sinto nenhuma grande prioridade em impor minha individualidade através da música.

Kappei: Houve alguma cena em que você sentiu que os visuais e a música combinaram perfeitamente?
Hayashi: A luta do Zoro contra o Dice na segunda metade. Eu fiz com que a trilha chegasse ao clímax bem no momento da espadada. Foi divertido trabalhar nessa parte.

Kappei: É uma satisfação quando uma música incrível toca em uma cena incrível, e o clímax combina com momentos catárticos como esse.
Hayashi: E a trilha sonora da corrida foi composta seguindo os visuais, então me diverti bastante compondo para aquela cena. Pode ser difícil focar na música com as vozes e os efeitos sonoros, mas eu ficaria feliz se for possível prestar atenção ao assistir o filme em DVD.

Kappei: Ah, mas a trilha sonora original do Filme Gold já está a venda com resenhas muito positivas, então seria ótimo se a audiência desse uma ouvida dessa forma também! Eu improvisei bastante nas minhas falas da cena da corrida, mas cortaram tudo sem piedade (chorando). Espero que os DVDs incluam essas cenas cortadas como um bônus especial (rindo). Há algum detalhe específico que você gostaria que todos percebessem ao ouvir?
Hayashi: Eu também compus com base nos visuais durante a cena de infiltração da Torre Tesoro no meio do filme, então quando o braço do Luffy estica e o peito da Carina pula, a base de madeira faz um boiiiing alongado. Quando pedi ao encarregado para fazer o som parecido com o de peitos pulando, ele me disse que era a primeira vez que lhe pediam isso (rindo).

Kappei: Agora nós temos que ouvir essa parte (rindo). A propósito, a trilha sonora tem uma duração total de 104 minutos. Mas qual é a duração de todos os originais juntos?
Hayashi: Acredito que cerca de 1 hora e 45 minutos.

Kappei: O filme tem cerca de duas horas, então… espera, então quase o filme inteiro tem música?!
Hayashi: Sim. Também tem os temas de abertura e encerramento, então este é um filme quase sem cenas em silêncio.

Kappei: Eu sei que você trabalha em vários projetos, mas o seu processo é diferente para animes e séries de TV?
Hayashi: É sim. Geralmente, um episódio de anime tem cerca de meia hora de exibição, então cada trilha é relativamente curta – as maiores durando uns dois minutos. Enquanto isso, séries de TV podem ter trilhas que duram 5 minutos ou ainda mais. Além disso, músicas em um anime precisam complementar os visuais quando esses não podem explicar completamente uma cena, então eu as componho com maior intensidade.

Kappei: Ah, entendi.
Hayashi: Histórias em animes podem tratar do espaço, uma grande guerra, deuses e muitas coisas que não são possíveis no mundo real, então isso também dá bastante liberdade musical.

Kappei: Essa é uma pergunta meio pessoal, mas você costumava fazer ginástica rítmica, certo?
Hayashi: Sim. Mas hoje em dia não há tantos ginastas.

Kappei: É, eles ficaram raros. Por que você decidiu então seguir uma carreira musical?
Hayashi: Algo que a ginástica rítmica e a patinação artística têm em comum é que a dança precisa ter um acompanhamento musical, e os próprios atletas escolhem ou preparam a música que vão usar.

Kappei: Já ouvi isso antes. Alguns criam a própria música, certo?
Hayashi: Preparar e compor uma música no computador é mais fácil hoje em dia, mas eu costumava pedir ajuda a outro compositor. Pouco a pouco fui compondo minhas próprias músicas, e foi aí que tudo começou. Também comecei a compor para outros atletas, e percebi que isso me divertia muito. E decidi mudar de rumo.

Kappei: Que incrível. Você já estava compondo naquela época?
Hayashi: Sim. Geralmente, em danças, você ouve uma música e usa a imaginação para criar os passos. Mas o processo é invertido na ginástica rítmica; criamos a performance primeiro, e adicionamos a música depois. Assim, aprendi a compor como um meio de enfatizar minha performance.

Kappei: Nossa, que interessante! A propósito, há algum tipo de série para a qual você gostaria de compor no futuro? Por exemplo, um drama de samurais?
Hayashi: É desnecessário dizer, mas seria um prazer se me oferecessem trabalhar de novo no One Piece! E já trabalhei em um seriado de samurais, então queria compor para um taiga! (大河 – os seriados taiga são uma série de dramas históricos de longa data, exibidos na NHK TV)

Kappei: Vou tentar ser o segundo Wataru Takagi, e estrear em um taiga com o Hayashi também! Se possível, no papel do Hideyoshi Toyotomi! (rindo) [Obs.: Wataru Takagi(高木渉)trabalha atualmente como ator no atual seriado taiga, Sanadamaru (真田丸)]
Hayashi: (rindo)

Kappei: Minhas ambições acabaram escancaradas logo no final, mas espero que possam desfrutar da música do filme em Blue-ray e DVD. Muito obrigado pelo seu tempo!
Hayashi: Muito obrigado!

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)