Dadan
Nome: Curly Dadan
Função: Chefe de uma família de bandidos e mãe adotiva de Luffy e Ace
Primeira Aparição: Capítulo 582
Filiações: Família Dadan
Curly Dadan é uma bandida da montanha e chefe de uma família de bandidos que vive em Monte Corvo, perto da aldeia de Fushya.
Logo depois do nascimento de Ace, Dadan foi chantageada pelo Vice-Almirante Garp a cuidar do menino. E mais tarde, ela é novamente obrigada a cuidar de outra criança, dessa vez foi Luffy, o neto de Garp. Caso ela tivesse recusado Luffy e Ace, teria sido presa pelos crimes que cometeu no passado, e por essa razão, Dadan esteve constantemente sob a ameaça de Garp. Inicialmente ela odiou a ideia de cuidar dos dois, e durante o tempo que passou com eles, nunca se mostrou feliz.
As razões que levaram Garp a confiar os dois meninos a Dadan foram, em primeiro lugar, para proteger a verdadeira identidade de Ace, o filho de Gold Roger, e depois, para reformular as ideias de Luffy, o seu neto, que queria ser o Rei dos Piratas. Os dois meninos rapidamente se tornaram grandes companheiros, e passaram grande parte do seu tempo fora de casa, e por esses motivos, Dadan teve muito trabalho para os manter em segurança. E em certos momentos, ela teve mesmo que lutar para os proteger. A liberdade que Dadan deu a Ace e a Luffy foi importante, porque eles treinaram e melhoraram as suas habilidades na floresta de Monte Corvo.
Segundo Garp, Dadan foi uma bandida que cometeu mais crimes no mundo do que as estrelas que existem no céu, e se o Vice-Almirante da Marinha fez esta afirmação, significa que claramente ela foi uma mulher bastante perigosa e reconhecida no mundo de One Piece.
Dadan é uma mulher grande e forte, tem um cabelo loiro e encaracolado, usa um colar de pérolas e é vista quase sempre a fumar.
Na imagem de baixo podem observar uma concepção inicial de Dadan, que originalmente teria sido um homem.