Além dos milhões de leitores ao redor do mundo, One Piece também recebeu muitos elogios de personalidades conhecidas no mundo do entretenimento. Um exemplo é a atriz Jamie Lee Curtis (que ganhou o Oscar recentemente) que repetidamente reafirmou sua paixão pelo mangá do Mestre Oda. Tanto que o elenco da série da Netflix gostaria dela na adaptação que chega em 2023.
Outra celebridade que elogiou One Piece é Yoshiyuki Tomino, o criador de Mobile Suit Gundam, outra obra japonesa mundialmente famosa. E receber elogios de Tomino não é fácil, famoso por suas declarações frequentemente críticas a outras obras.
Apreciação dos desenhos One Piece de Tomino
Gundam é uma obra japonesa que marcou a indústria do entretenimento. Tomino criou e dirigiu a série original Mobile Suit Gundam (1979) e vários outros trabalhos posteriores da marca, como Zeta Gundam (1985) e Char’s Counterattack (1988). Recentemente, Mobile Suit Gundam: Hathaway chegou à Netflix, o primeiro filme de uma trilogia baseada na light novel homônima escrita por Tomino entre 1989 e 1990.
Por ocasião do lançamento de Hathaway, Tomino foi entrevistado em março de 2021 pelo site Animate Times. O criador de Gundam explicou como não estava envolvido na adaptação animada de Hathaway’s Flash. No entanto, Tomino disse que conhece bem o diretor do filme Shūkō Murase e que já viu os storyboards do filme, julgando-os muito bonitos (ao contrário de “dele”).
Falando dos storyboards de Hathway, Tomino fez uma citação do trabalho do Oda e como você só aprecia mangás com “elementos interessantes“:
“Por outro lado, como o estúdio é o mesmo (referindo-se a Sunrise) às vezes você pode ver os storyboards na frente da copiadora e, ao contrário do meu, os storyboards são muito bonitos. Por outro lado, entre os mangás populares existem mangás com desenhos bons e mangás com desenhos ruins, mas coisas interessantes mesmo assim. E não confio em mangás com bons desenhos a não ser que seja One Piece.”
Citar o trabalho de Oda não é coincidência. Em 2013, Tomino já havia expressado seu apreço por Luffy e seus nakamas. Trata-se de um artigo em que o diretor falou sobre Shingeki No Kyojin, poucos meses após a estreia da adaptação animada. Naquela ocasião, o criador de Gundam não havia falado muito sobre ser fã do mangá de Hajime Isayama. Por um lado, Tomino expressou seu apreço pelo trabalho árduo que Isayama coloca em seu mangá. Por outro lado, ele nunca gostou que Isayama colocasse tanto de si em Shingeki No Kyojin. Um elemento que teria tornado a leitura do mangá “difícil”. Bem o contrário da obra de Eiichiro Oda:
“Shingeki No Kyojin é uma obra que comunica diretamente o estado de espírito do autor. Por outro lado, One Piece é um mangá shonen que magistralmente permite que dezenas de milhares de pessoas desfrutem facilmente de seu conteúdo. Shingeki No Kyojin é um mangá muito pessoal para o autor, e é realmente difícil de ler.”
Yoshiyuki Tomino aprecia muito One Piece, por este ser “para todos” e desprovido de demasiados elementos “pessoais” de Eiichiro Oda. Claro: continua sendo uma opinião pessoal, mesmo que expressa por uma personalidade como a de Tomino. Mas pelo menos algum trabalho japonês recente agradou o criador de Char Aznable, que compartilha o mesmo dublador de Shanks, o dublador Shūichi Ikeda.