Um ator que também cresceu em meio aos animes e mangás é Michael B. Jordan, diretor e protagonista do recente Creed 3. Em diversos depoimentos e entrevistas, o ator falou de sua paixão pela mídia do país do Sol Nascente. Mas não só isso: alguns animes, como Dragon Ball, teriam sido uma inspiração direta para muitas cenas de Creed 3.
O diretor voltou a falar sobre sua paixão em entrevista à BBC há alguns dias. Em um trecho de sua fala, Michael B. Jordan deu um Top 5 animes que ele recomenda para quem nunca viu. Entre os cinco títulos, encontramos justamente as adaptações animadas das obras dos mestres Eiichiro Oda e Akira Toriyama.
O Top 5 de animes perfeitos segundo o “Adonis Creed”
Michael B. Jordan falou sobre Creed 3 e Pantera Negra: Wakanda para Sempre na BBC Radio 1, junto com o crítico de cinema Ali Plumb. Citando uma das cenas de luta de Adonis Creed, Plumb perguntou a Jordan se sua paixão por anime e mangá o inspirou.
O diretor obviamente respondeu que sim, reiterando vários conceitos já explicados em outras entrevistas. Por exemplo, o anime o inspirou para a posição das câmeras durante as lutas. Na verdade, isso não apenas destaca o desgaste físico entre os rivais, mas também suas expressões e suas emoções, visto que em muitos animes e em Creed 3 os rivais podem comunicar suas emoções acima de tudo por meio do combate.
Logo depois, Plumb pediu a Jordan uma lista de animes perfeitos para quem nunca viu. O diretor de Creed 3, depois de pensar por um segundo, listou os 5 títulos a seguir:
- One Piece;
- Dragon Ball;
- Naruto;
- Bleach;
- Hunter x Hunter.
Você pode assistir à entrevista completa da BBC Radio 1 abaixo, que dura aproximadamente 8 minutos.
Certamente é uma lista com a qual nem todos os fãs de anime concordarão. Estamos falando de títulos muito famosos que não podem faltar na lista de ninguém que consume a cultura midiática japonesa. Por outro lado, ainda são séries muito longas e não totalmente apropriadas para quem nunca viu anime japonês.
Em vez disso, recomendamos ler One Piece (é claro!) e Dragon Ball mais do que assistir seus respectivos animes. Enquanto títulos para quem nunca viu anime, filmes e animes “curtos”, com 12 ou 26 episódios cada, a filmografia do Estúdio Ghibli (sim todos são incríveis), Full Metal Alchemist (tanto o clássico quanto o Brothehood), Akira (de Katsuhiro Otomo) ou Ghost in the Shell) seriam mais adequados. Nós sempre falamos sobre um discurso do “comprimento”, obviamente, não sobre qual anime/mangá é qualitativamente melhor que outro.