Sua popularidade, o número de volumes que circula e a escala de sua história são esmagadoras. Quando o ímpeto de One Piece, agora celebrando seu 21º aniversário de ser serialização na Weekly Shonen Jump vai parar, ninguém sabe. Nós nos sentamos com o autor Eiichiro Oda para refletir sobre a série e falar sobre Luffy e sua equipe. Esta grande viagem para se tornar o Rei dos Piratas está finalmente chegando ao seu clímax.
________________________________________
O Jornal Yomiuri Shimbun e One Piece estão colaborando em um projeto chamado “3D2Y a 2020 ” para as olimpíadas. O site oficial desta colaboração está aqui.
Quais são seus pensamentos sobre esta longa viagem que dura 21 anos e mais de 900 capítulos?
Me surpreendo sempre que participantes do prêmio Novatos do Manga Awards da Jump ou funcionários do nosso escritório me dizem: “Eu nasci depois que One Piece começou.” Estou lentamente me acostumando com isso, por enquanto.
Existe uma razão pela qual a história continua avançando sem um momento de descanso?
Provavelmente é porque os personagens fazem o que bem entenderem… Quando a série começou, pensei em fazer com que o processo de reunião de tripulação fosse como um videogame em que, depois de derrotar um vilão, eles se juntam ao seu time. Mas depois de interagir seriamente com outras pessoas, percebi que, se algum garoto me dissesse de repente: “Vamos nos tornar piratas!”, Eu não concordaria com isso. A menos que ele tivesse uma história convincente, eu não me juntaria à sua tripulação. No começo, eu estava planejando que 10 pessoas se juntariam ao bando no primeiro ano e meio. Depois de 20 anos, a história está em torno dos 80%, mas há apenas 9 tripulantes até o momento.
Oda-san, que tipo de existência é o Luffy para você?
Luffy é meu filho ideal. Eu gostaria que todas as crianças pudessem ser como ele. Ele diz algumas linhas de inspiração de vez em quando, mas no final, eu quero que ele fique uma criança para sempre. Existem algumas partes dele que ainda são um mistério, até para mim. Seria problemático se não fosse esse o caso. Se eu pudesse entender tudo, não teria utilidade para nenhum leitor.
Por favor, diga-nos quem é o seu personagem favorito.
Eu gosto de personagens de irmãs mais velhas como Ivankov e Bon Clay, que salvaram Luffy e os outros em Impel Down. Não importa o que eles façam, há uma ambiguidade interessante entre suas ações e suas aparências, e isso me faz querer atraí-los mais. Eu também adoro Buggy, que é chato, mas astuto.
Eu sou grato que meus personagens são tão populares entre as mulheres, mas no final do dia, eu só quero desenhar coisas que os jovens leitores masculinos acharão legais e interessantes. Por exemplo, Sanji não é apenas legal, ele também é pervertido. É por isso que posso confiar que ele é bem quisto entre os colegas do sexo masculino.
A morte do irmão de Luffy, Ace, atingiu duramente os leitores.
Eu estava realmente preocupado com isso. Para que Luffy pudesse seguir em frente, eu precisava que ele experimentasse uma grande provação. A resposta que recebi dos leitores superou minhas expectativas. A morte de Ace foi algo que eu tive que superar, junto com Luffy. Quero dizer, se fosse tudo divertido, a série não teria durado tanto tempo.
De um modo geral, não foram muitos inimigos e aliados que haviam morrido até aquele ponto, o que tornava ainda mais chocante.
Eu não quero desenhar cenas onde as pessoas morram, eu só quero desenhar as festas pós-batalha. Porque, se alguém morresse, você não seria capaz de ter um banquete divertido. Essas festas são minha imagem da amizade ideal. Eu quero limitar as coisas com uma festa enorme no final.
Após a morte de Ace, a mensagem “3D2Y” que Luffy enviou marcou um grande ponto de virada.
Luffy, de 17 anos, não tinha chance de derrotar inimigos poderosos como os Yonkous. Eu precisava usar um timeskip de 2 anos para ajudar o Luffy e eu bando a crescer expandindo sua imaginação. Eu fiz eles se reunirem depois de apenas 2 anos porque eu não queria que Luffy se tornasse adulto demais. Isso tem que permanecer um mangá shonen, afinal.
Luffy sonha em se tornar o Rei dos Piratas, mas o que isso significa?
Por um lado, Luffy acredita que o Rei dos Piratas é “a pessoa que tem mais liberdade no mundo”. Por outro lado, Luffy sempre age em nome dos outros. Ele acha legal ajudar as pessoas à sua frente. Se ele pode fazer as outras pessoas se sentirem melhor, ele ficará feliz também. E então, aqueles que ele ajudou irão devolver o favor. Acredito que esse espírito samurai – ter um coração cavalheiresco que bate pelos outros – deveria ser transmitido às futuras gerações.
É por isso que eu amo filmes antigos de yakuza. Na verdade, acho que o homem mais bonito do mundo é Bunta Sugawara-san (o modelo para o Almirante-de-Frota Akainu).
O que você gostaria de dizer a todas as crianças para ajudá-las a realizar seus sonhos?
Minha regra é nunca colocar mensagens no meu mangá. Mas se você sentir algo ao ver Luffy e seu bando, então eu quero que você reaja de acordo. Entre 100 pessoas diferentes, deve haver 100 reações diferentes.
Comentários
REGRAS DOS COMENTÁRIOS
ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!
Não é permitido e será punido com BAN:
- Flood/ Chat;
- Insultos a qualquer um;
- Discussões políticas locais;
- Comentários racistas;
- Comentários homofóbicos;
- Discurso de ódio ou bullying;
- Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
- Comentários ou respostas duplicados;
- Spoilers intencionais;
- Nicks impróprios;
- Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
- Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
- Linguajar impróprio
- Não postar links
- Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)